o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, fevereiro 20

REI NARESUAN





A vida de Naresuan, o Grande Rei que governou o antigo Sião (actual Tailândia) a partir de 1950 até sua morte em 1605. Ele venceu sangrentas batalhas e declarou a liberdade de Ayutthaya, um reino invadido pelas tropas birmanesas. Naresuan é considerado o Sun Tzu da história militar tailandesa e é, frequentemente, comparado a Átila, o rei dos Hunos, pois ambos foram prisioneiros de seus inimigos aquando crianças.


------------------------------------------------------------------------
Naresuan (1555 25 de Abril - 1605 também às vezes chamava Naret ou o Príncipe Preto ou Sanpet II, tailandês: o สมเด็จพระนเรศวรมหาราช) foi o rei de Siam (hoje a Tailândia) de 1590 até a sua morte em 1605. Durante o seu reinado, Sião teve a extensão territorial mais grande na história. Casou com Visutkasattri.

O Naresuan nasceu na cidade de Phitsanulok no dia 25 de Abril de 1555. Filho de Maha Thammaracha, sendo este mais tarde o Rei Sanphet I de Ayutthaya em 1569.

Quando o Príncipe Naresuan com sete anos da idade foi tomado prisoneiro pelos birmanêses para assegurar a fidelidade do seu pai, que era já um príncipe proeminente, como a Monarquia Ayutthaya, seu império ruiu com a ocupação das tropas birmanesas.

Durante a sua estadia na Birmânia, o Príncipe Naresuan foi altamente treinado pelo Rei Birmanês Bayinnaung (língua tailandesa: o Burinnaung ou Burengnong) em artes marciais, estratégias de literatura e militares, e foi criado como um dos príncipes no Palácio Birmanês.

Depois de passar nove anos na Birmânia, o Principe Naresuan regressa a Tailândia e é nomeado Governador de Phitsanulok aproximadamente, no ano de 1571, uma posição facilmente alcançada, devido a seu pai ter já ascendido ao trono siamês como rei Saphaet I.

Em 1584, três anos depois da morte de Rei birmanês Bayinnaung em 1581, a relação tributária de Ayutthaya com a Birmânia foi unilateralmente cancelada, que foi inevitavelmente seguido por um ataque birmanês vigoroso á monarquia Siamensa.

O Príncipe Naresuan tentou travar o exército birmanês, e em 1586 ocupou Lanna, um estado de buffers entre as duas monarquias.

Em 1590, Rei Sanphet, sue pai, morre, e Naresuan é nomeado oficialmente Rei da Monarquia de Ayutthaya.

Em 1591 as tropas birmanesas lançam outro ataque, o qual terminou, quando o Príncipe de Coroa Birmanês Minchit Sra foi morto pelo Rei Naresuan no combate pessoal no dorso de elefantes de guerra em Nong Sarai (Suphanburi).

Isto foi Segunda-feira, o 2o dia de diminuição do 2o mês do calendário budista ano de Era de Chulasakarat 954. Calculado para corresponder a Segunda-feira, 18 de Janeiro de 1593 do calendário Gregoriano, esta data é observada agora como dia de Forças Armadas pelo governo tailandês.

Depois desta vitória, Naresuan atacou Tenasserim, bem como a Camboja.

No ano de 1605 o rei Naresuan é morto numa batalha travada com o príncipe birmanês Damrong.

Contudo, os estudos recentes de registros birmaneses por historiadores da Universidade Silpakorn mostraram que ele de facto voltou a Wiang Haeng, onde morreu de doença, provavelmente varíola.

Seu Rei de irmão Ekathotsarot ficou o seu sucessor como rei.

Segundo o Shan, o Rei Naresuan ajudou-os a ganhar a independência do estado Shan em 1600 com o seu aliado, o Príncipe de Hsenwi. Tanto tinha sido reféns no tribunal birmanês, como o Rei Naresuan morreu apressando à ajuda de um amigo da sua juventude, eles dizem.

Muito Shan acredita que o Rei Naresuan foi cremado e as suas cinzas enterradas em um stupa em Mongton, na parte do Sul do estado de Shan.

O rei de guerreiro permanece um mistério até aos dias de hoje.

Quatro séculos depois do Rei Naresuan o Grande ter falecido, eruditos ainda estão procurando provas sobre o local exacto onde o rei guerreiro faleceu.

O rei Naresuan passou mais tempo no campo de batalha do que em seu palácio. Mas como os eruditos continuam a discussão procurando saber mais concretamente a realidade sobre a história do Rei Naresuan.

Ele o Rei Naresuan adorava a luta de galos, e é nesse sentido, como herói nacional que o povo visita seus monumentos oferecem réplicas de galos, de todos os tamanhos e feitios.

Aqui fica narrada uma pequena história deste famoso Rei e seus galos.

O Rei Naresuan é um Herói Nacional Tailandês, a minha filha mais velha se formou como médica, na famosa Universidade de Naresuan na cidade de Phitsanulok.

Nenhum comentário: