o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 24

CAMBETA MARÍTIMO



No uso da competência atribuída pelo artigo 7o. do Decreto-Lei no. 42/82M, de 3 de Setembro,
O GOVERNADOR DE MACAU, Vasco J. Rocha Vieira
Confere a ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA
a Medalha de Mérito (classe de Mérito Profissional)
Esta medalha destina-se a premiar serviços relevantes prestados por indivíduos ou instituições, nacionais ou estrangeiras, de que resultem maior renome para Macau e maior benefício para a comunidade.
O Mérito Profissional corresponde ao desempenho, de forma notável, de qualquer actividade profissional, designamente no exercício de profissões liberais, na função pública ou como trabalhor por conta de outrem.
Macau, 12 de Agosto de 1991.
O GOVERNADOR
( assinatura)

VASCO ROCHA VIEIRA
No uso da competência atraibuída pelo artigo 7o. do decreto-Lei no. 42-82-M, de 3 de Setembro.
O GOVERNADOR DE MACAU, Carlos Melancia
Confere a ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA
a Medalha de Dedicação
Esta medalha destina-se a galardoar a dedicação à função pública, sendo concedida especialmente aos servidores do Estado que tenham demonstrado invulgares qualidades dentro da sua carreira e que, pelo seu comportamento, possam ser apontados como exemplo a seguir.
Macau, 24 de Agsoto de 1989
O GOVERNADOR
(assinatura)
CARLOS MELANCIA







Contando cerca de 25 anos de serviço efectivo na polícia Marítima e Fiscal, vai aposentar-se, a seu pedido, o Chefe no. 02671 - ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA.
Como atestado inequívoco da maneira notável como desempenhou as diversas funções que lhe foram confiadas ao longo da sua carreira, constam na folha de assentamentos deste agente 5 louvores, 1 elogio, 1 menção de apreço e 3 condecorações atribuídas.
Chamado a ocupar vários cargos de grande responsabilidade, com saliência para o mais recente como Adjunto da Divisão Policial e Fiscal de Macau, o Chefe CAMBETA evidenciou sempre uma disponibilidade permanente, enfrentando com forte determinação os desafios que lhe foram colocados, propondo soluções adequadas às circunstâncias e desencandeando acções tendentes a obter os melhores resultados, impodo-se à estima e consideração dos seus superiores, sem nunca desmerecer a confiança nele depositada.
Muito exigente para com o pessoal que com ele serviu, tal como era para si próprio, extremamente disciplinado e disciplinador, demonstrou, adicionalmente, grande espírito de decisão e firmeza de carácter. Assumindo uma excelente postura policial, com grande argúcia e perspicácia, este graduado soube sempre fazer uma utilização muito eficaz dos seus vastos e sólidos conhecimentos profissionais.
E, por isso, com pesar que vejo o afastamento do Chefe CAMBETA da corporação que ele tão bem soube servir, dignificar e prestigiar. Mas, por outro lado, é como o maior prazer e com sentimento de que se trata de uma acto de toda a justiça que, ao abrigo da competência que me é atribuída no arto. 18o. do EDFSM, louvo o Chefe no. 02671 - ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA, apontando-o como modelo aos outros agentes.
(Louvor concedido pelo Comandante da Polícia Marítima e Fiscal, aos 7/8/1992
O COMANDANTE
(assiantura)
JOÃO ANTÓNIO SERRA RODEIA
CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA




Após 38 meses no desempenho das funções de Chefe so Sector 4 Posto 2 da Divisão Policial e Fiscal vai destacar, por razões de serviço, para a Divisão Mar, o Chefe António Manuel Fontes Cambeta.
Ao longo de tão dilatado período de tempo nesta Divisão ficaram mais uma vez comprovadas as excelentes qualidades humanas e profissionais deste Chefe.
Dotado de forte personalidade e sólida formação técnico profissional, o Chefe Cambeta esteve sempre à altura de resolver os mais complexos problemas que se levantaram no dia a dia do Terminal Marítimo do Porto Exterior.
O elevado nível de disciplina e apresentação, alcançados pelo pessoal que se encontrou sob as suas ordens, o controlo de material e equipamento de serviço sempre existente, dizem do espírito disciplinador e do interesse de bem servir deste elemento.
O Comando da Divisão teve igualmente no Chefe Cambeta um colaborador leal e interessado com a rara capacidade de antever situações delicadas, capaz de produzir observações pertinentes e propor soluções adequadas.
A ele muito se fica a dever quanto à reorganização do terminal após as profundas alterações de que foi alvo.
Os excelentes resultados alcançados na detecção de mercadorias em situação ilegal e a redução a números insignificantes dos casos de furto e de açabarcamento de bilhetes no interior e imediações das instalações, são o resultado da sua acção continuada e activa, numerosas vezes empreendidas por si mesmo, sozinho, fora de horas de serviço, em períodos de merecido descanso.
A sua acção e dinamismo foram alvo de mais elogiosas referências por parte de Entidades e serviços do Território, nestes incluídas as Companhias de Navegação que operam no terminal.
É assim com o maior prazer que louvo o Chefe António Manuel Fontes Cambeta pelas invulgares qualidades demonstradas no exercício das suas funções, considerando notável a forma como as desempenhou e da qual resultaram prestígio para a Corporação e para o Território de Macau.
(Louvor dado em 9/1/89, pelo Comandante da PMF, Capitão de Fragata, António Eduardo Barbosa Alves.
O COMANDANTE]
(assinatura)
António Barbosa Alves





O Chefe 02671 ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA, contando 24 anos de serviço activo na polícia Marítima e Fiscal, tem vindo a servir esta Coorporação de forma exemplar, colocando todas as suas qualidades profissionais e humanas no desempenho das múltiplas funções que lhe tem sido cometidas.
Nos últimos 4 anos como meu subordinado directo, chefiou o Sector 4 (Terminal Marítimo) e o Sector 5 (Ilhas) sendo actualmente o responsável pelo Posto Fiscal do porto Interior.
Todas estas missões o Chefe Cambeta as assumiu e desempenhou com invulgar dedicação, profissionalismo e eficiência, sendo de assinalr o elevado índice de disciplina e de conhecimentos que soube incutir e proporcionar aos seus subordinados, visando a sua efici6encia e dignificação.
Dotado de uma forte personalidade e de uma elevada noção do dever, seguro do seu valor e dos conhecimentos, o Chefe Cambeta tem vindo a seguir, sem desfalecimentos, o rumo que a si próprio impôs no dia em que, conscientemente, escolheu a sua profissão.
Muitas foram as contrariedades e os motivos de desânimo que se lhe depararam, uns e outros derivados pela sua frontalidade e do facto de não se eximir às suas responsabilidades mas, tal não bastou para o desencorajar, para o moldar pela mediana ou para o fazer optar pela passividade.
Assim, longe de apresentar sinais de cansaço, tem vindo de ano para ano a responder a todos os desafios que se lhe colocam numa verdadeira demonstração do seu valor e das suas potencialidades.
É indiscutivelmente um agente de elevado mérito.
Assim sendo, é da mais elementar justiça dar público testemunho da forma notável como o Chefe António cambeta vem desempenhando as suas funções, prestigiando a Corporação a que pertence e o território de Macau.
Macau, 21 de Junho de 1991
O COMANDANTE
(assinatura)
JOÃO ANTÓNIO SERRA RODEIA
CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA







Após 11 meses de serviço na Divisão Mar, vai destacar para nova missão o Chefe Cambeta.
Ao longo deste período revelou-se um elemento disciplinado e disciplinador com desenvolvido espírito de missão, o que aliado à sua dedicação e zelo redundou numa acção positiva e digna de realce.
Com o seu elevado espírito crítico, observação aguda, franqueza de opiniões e lealdade, apresentou frequentemente propostas válidas e oportunas para a melhoria do serviço que foram muito consideradas.
Assim, ao abrigo do artigo 18o do Estatuto Disciplinar das FSM, louvo o Chefe no. 02671, ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA, pelas qualidades evidenciadas que o cretidam como um bom colaborador deste Comando, considerando-o, ainda apto para o desempenho de funções de maior responsabilidade.
(Louvor dado pelo Comandante da Divisão Mar, Capitão-Tenente, Francisco Manuel Saldanha Junceiro, em 16/11/89).
O COMANDANTE
(assinatura)
ANTÓNIO BARBOSA ALVES







O Chefe António Manuel Fontes Cambeta, vem, ao longo de cerca de vinte e dois anos, prestando serviço nesta Corporação, com assinalável espírito de lealdade e dedicação.
Graduado dotado de boa formação profissional e elevada noção de responsabilidade, não se poupa a esforços para que os serviços de que é encarregado sejam cumpridos integralmente.
As suas qualidades de trabalho e disciplina creditam-se como um dos melhores graduados da PMF.
Pelo acima dito, que acho de inteira justiça salientar, é com prazer que no uso da competência que me conferem os artos. 18o e 26o. do EDFSM, LOUVO o Chefe ANTÓNIO MANUEL FONTES CAMBETA.
( Louvor dado pelo Comandante da PMF, Capitão de Fragata, António Eduardo Barbosa Alves, em 23/6/89).
O COMANDANTE
(assinatura)
ANTÓNIO EDUARDO BARBOSA ALVES
CAPITÃO-FRAGATA



















Mais louvores e menções de apreço recebeu o articulista, louvores esses e menções de apreço que as não consegui postar devido a uma inundação nos serviços onde trabalhava tendo os mesmos ficado danificado, mas aqui fica um pequeno exemplo de quem foi este Cambeta Marítimo.




2 comentários:

MARIA ROSAURA disse...

Meu Estimado e Amigo António,parabéns pelas belas Condecoraçõpes de que o Amigo fez jus.É um orgulho tê-lo como Amigo,pessoa de tão alto quilate pessoal.Você é uma pessoa abençoada dotado de tantas qualidades exemplares no decurso de sua Carreira Profissional.Minhjas congratulações por tão elevados méritos.Que Deus lhe abençoe. Um abraço .

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Sinto-me honrado por ter um nobilíssimo amigo, como você, que conforme atesta os preciosos certificados sempre desempenhou o rol de atribuições atinentes aos ofícios exercidos, ao longo de uma profícua carreira, com lisura, transparência, zelo e presteza!!!
Que a deusa da Justiça e da Sabedora o tenha como pupilo sempre!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP