o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 25

SUDOESTE ASIATICO - PARTE I













A primeira viagem que efectuei ao sudoeste asiático, na companhia de minha esposa, teve início no dia 16 de Janeiro de 1982, tendo como destino Singapura, Malásia e Tailândia.

Viagem esta bem recheada de peripécias menos agradáveis.

Através da agência de viagens Seng Chou, em Macau, propriedade de uma comadre minha, fizémos as respecticas reservas e fomos informados de todos os pormenores da excurção.

Por essa altura, Macau não possuia ainda aeroporto e como tal tivémos que ir para Hong-Kong afim de ali embarcarmos.

Segundo a informação recebida, o vôo 007 da Singapura Airlines se processaria às 08.15 horas no velho aeroporto de Kai Tak. Não havendo carreiras marítimas nocturnas, e a primeira só se realizava às 07.00 horas, teriamos que ir na véspera e passar uma noite num hotel, para que pudesse-mos estar a horas no aeroporto.

Falando com um colega sobre a nossa viagem e a ter-mos que passar uma noite em Hong-Kong, ele, sempre muito gentil, prontamente telefonou para um amigo seu, proprietário do Hotel Caravela em Hong-Kong, tendo este disponibilizado, gratuitamente um quarto para nós, o que lhe fiquei muito grato.

Dia 15 pelas 16.00 horas seguimos num Jetfoill para Hong-Kong, a viagem essa foi curta, apenas 50 minutos, mas chegados aos serviços de migração ali ficámos igual tempo até serem vistos nossos documentos, era assim o tratamento que nos davam os nossos mais antigos aliados ingleses.

Carregados com duas malas apanhámos um táxi e nos dirigimos para o hotel que ficava em Happy Valley. Lá chegados a recepcionista não tinha conhecimento da nossa reserva e mais que seu patrão não tinha deixado instruções sobre a nossa ida, pelo que tivémos que pagar a quantia exigida para poder-mos lá passar a noite.

O quarto até não era lá grande coisa, mas enfim!... depois agradeceria a meu amigo por toda aquela gentileza.

Depositadas as malas saimos para jantar regressando ao quarto e descansar o suficente pois a alvorada essa seria às 05 da manhã.

No dia seguinte, chamámos um táxi, e sem ter-mos tomado ainda o pequeno almoço, lá seguimos para o aeroporto. Aqui chegados nos dirigimos para os balcões da Singapura Airlines tendo sido informados que o nosso vôo estava previsto para as 16.50 horas e não para as 08.15 horas, como devem calcular ficámos imensamente aborrecidos, pois as informações que nos tinham dado eram as que estavámamos a seguir.

Ainda vimos por lá vários grupos de excurcionista que iam viajar através da Singapura Airlines e nos dirigimos a seus guias, tendo este nos informado que a nossa excurção tinha proveniência em Hong-Kong e uma vez mais nos foi dito que o vôo seria às 16.50 horas.

Carregados com as duas pesadas malas lá fomos tomar o pequeno almoço num restaurante do aeroporto o que saiu até bem caro, mas em todos os aeroportos abusam um bocado nos preços e ali não era excepção. Depois fomos para o terraço ver o levantamento e a aterragem dos aviões,.

O aeroporto de Hong-Kong possuia somente uma pista e o seu movimento era constante, as aterragens essas era para por os cabelos em pé, mas era giro, e assim passámos o tempo até à hora de almoço.

Pelas 15 horas, de novo fomos para junto dos balcões da Singapura Airlines e ai encontrámos o nosso grupo composto por mais 14 pessoas, guia esse não havia, o responsável pelo grupo era um dos participantes que conosco viajava, a ele lhe entregamos os nossos documentos e após ter sido feito o chek-In nos foi entregues os devidos bording pass.

Às 16.50 horas e pontualmente o avião levantou vôo com destino a Singapura, o avião utilizado foi um 747-400 e a viagem decorreu maravilhosamente.

Quando chegamos a Singapura era já noite e para nosso espanto não ficaríamos em Singapura mas sim tivémos tivémos que mudar de avião e seguir para Kuala Lumpur.

O programa da excursão que nos tinha sido entregue era totalemnete diferente daquele que o pessoal de Hong-Kong possuia e lá tivémos que nos conformar.

Noutro avião bem mais pequeno lá fizémos a viagem até Kuala Lumpur onde chegamos passava já das 22 horas.

Esta a primeira parte da excursão ao sudoeste asiático cheio de contradições e arrelias.
Como poderão deduzir nem tudo o que luz é oiro, mas à mais nos episódios seguintes.

Nenhum comentário: