o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 24

A HISTÓRIA DA PIZZA




A História da pizza não é clara, na melhor das hipóteses com várias teorias e especulações.
Alguns dizem, ser a pizza uma variante do pão de pita encontrado no Oriente Médio. Existe igualmente uma teoria que a pizza provém do ázimo pão Matzo levado para Roma por legionários italianos.

Outros insistem que a Pizza nasceu do Focaccia famoso servido em Roma aproximadamente à 1000 anos e que era servido como uma refeição leve.

Outra teoria é que a pizza foi trazida para Itália por gregos durante os finais do primeiro século. Lá talvez existam muitas teorias sobre as origens da pizza como há tipos diferentes da pizza!

Existe uma concordata em que diz que a pizza foi desenvolvida por camponeses em Nápoles, Itália. A primeira pizza componha-se de massa de farinha de pão barrado com azeite, tomate e queijo mozzarella.

Os tomates foram descobertos no novo mundo e durante séculos não foram consumidos por serem considerados venenosos.

Algum mestre de cozinha pode ter tentado acrescentar o volume à sua pizza usando “ um fruto de diabo” (tomates), a primeira pizzaria aberta ao público em 1830 foi a Porto Alba, situada em Napoles. Este restaurante preparava as pizzas utilizando um forno feito de rochas de lava.

A pizza como o sabemos tornou-se famosa graças a um Raffaele Esposito de Nápoles em 1889, que confecionou uma especial, que se parecia com a bandeira da Itália. para honrar a visita efectuada pelo Rei Umberto I e Rainha Margherita.

A pizza era composta por manjericão ( que lhe dava a cor verde), queijo Morazella (cor branca) e tomates (cor vermelha).


Este prato veio estabeler o padrão da nossa pizza moderna. Esta pizza patrioca foi consiserada um sucesso pelo Rei e a Rainha bem como pessoas famosas. O senhor Raffaele Esposito deu o nome de Margherita a esta obra de arte, pizza, em honra da Rainha Margherita.
==========================================================
O meu jantar hoje, com família, foi uma Pizza Margherita, que era composta pelos ingredientes acima referidos e juntamente com presunto de parma, uma maravilha, servida no SCOOZI PIZZA, em Bangkok.

Nenhum comentário: