o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 18

O HOMEM DA FLAUTA

Durante a minha ida ao norte onde fui passar o Songkrang, ano novo tailândes, como habitualmente fico na casa da mãe de minha companheira na aldeia de Ban Mea Long, uma pequena povoação situada a cerca de 18 quilómetros da cidade de Lampang.

Desta vez, no ano de 2006, tivémos mais tempo para poder-mos visitar mais mosteiros budista, nesta altura do ano a abarrotar de fiéis, mas um local que sempre visito é o muito concorrido mercado Kad Tung Kwiang, que se situa à berma da auto-estrada que liga a cidade de Lampang à capital do norte Chiang Mai.

Muitas foram as vezes que me desloquei até lá, embora fique ainda bem distante da aldeia, mas vale sempre a pena lá ir-mos, pois lá podemos encontrar uma vasta gama de produtos regionais e autênticos.

Este mercado e imensamente frequentado por turístas e pelo naturais, que nesta quadra do ano passam igualmente o ano novo em suas terras natais e no regresso aproveitam para ali irem fazerem compras, e é ver as suas viaturas bem carregadas com produtos lá adquiridos.

O movimento por lá é sempre grande e o vasto parque de estacionamento por vezes se torna pequeno.

Este ano o encontrei mais bem arranjado, mais airoso, com vastos recintos com mesas e cadeiras, até a casa de banho era nova, bem asseada e decorada, ostentantado numa das paredes à entrada a indicação em várias línguas.

Tudo por lá se pode encontrar desde as porcelanas, pois a cidade de Lampang é a cidade da olaria por excelência, mas além da cerâmica havia as roupas tipicas do norte, ricas madeiras trabalhadas, pele de porco, chouriços picantes e uma vasta gama de produtos da terra.

As chouriças bem apaladas cujo seu aroma enchia o ar, os alhos preservados que além das suas qualidades já conhecidas é também um forte afródosiaco, as peles de porco que fazem a delicia daqueles que apreciam um bom petisco até às inúmeras variedade de frutas e flores.

No vasto recinto havia igualmente dois modernos cafés onde a nossa bica era muita solicitada e havia um pequeno promenor, depois de se tomar o café a chávena era oferecida ao consumidor, giro este acto.

Frascos com medicamentos naturais ao quais depois se junta uma bebida ao gosto e que é outra das especialidades da terra mais daqueles que são amigos do Baco.
Percorrendo as vastas ruelas do mercado chegou até aos meus ouvidos uma música melodiosa e procurei saber de ela provinha.

Não foi dificil encontrar o artista que a tocava, ali fiquei sentado ouvindo tão belas melodias enquanto a minha companheira e filhas fazia algumas compras.
As músicas eram chinesas, minhas conhecidas algumas e principalmente uma que eu ouvi há muitos anos e que sempre foi de minha preferência.

E o artista olhava para mim e delicamente ia tocando a sua flauta.

A ele me dirigi e com ele conversei, pensando que fosse de origem chinesa, devido às músicas que tocava, mas era um tailândes original, natural de uma aldeia próxima e que se dedicava ao fabrico das ditas flautas e que era um excelente artista.

Na mesa junto dela a sua esposa vendia flautas, cd e vcd com suas músicas, comprei dois Cds que o senhor teve a amabilidade de autografar.

O articulista com o simpático flautista, ficando eu a pensar que aquele simple senhor tão grande artista e perdido ali por terras da Tailândia, se tivesse alguém que o patrocinasse bem poderia encher salas de espectáculos ao tocar a sua flauta cujas melodias enchem os corações com seus belos e harmoniosos sons.

Recordei-me do flautista Ronquiáo que ao pé dele ainda teria muito que aprender, mas enfim é a vida dos pobres, mas ele pobre o poderá ser somente monetáriamente pois é rico em suas músicas e na sua maneira de ser, simples e generoso.

Dei-lhe um abraço e lhe pedi permissão para passar as suas belas músicas numa estação de rádio ao qual ele consentiu.

Dali saí com as lágrimas nos olhos, mas pude ainda ver um grupo de turistas franceses a ele se dirigirem comprando suas obras e ouvindo suas melodias.

Um dos seus Cds me fez companhia durante a longa viagem até Bangkok e pude assim tranquilamente ir ouvindo todos os trechos tão bem interpretados pelo grande artista de apelido Som Sak.


Nenhum comentário: