o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, fevereiro 23

IGREJA S. XAVIER PEREIRA - BANGKOK


A velha Igreja de São Francisco Xavier, encontra-se localizada no Soi Mitrakam em Bangkok.

Erguida em dedicação ao jesuita que dedicou toda a sua vida a expalhar o cristianismo por toda a Ásia, mas nunca esteve na Tailândia.

O Soi Mitrakam, Samsen é uma zona habitada por muitos emigrantes vietnamitas que foram perseguidos em seu país por serem cristãos.

As duas guerras por que passou o vietname, durante o reinado do rei Rama III, trouxe de novo mais levas de vietnamitas para esta área em Bangkok.

Com o aumento da população católica naquela zona, necessário foi que se tivesse de construir uma nova igreja perto da igreja de Igreja Imaculada Conceição, no Soi (travessa ou rua estreira) Mitrakham.

No ano de 1834 o Rei Rama III doou o terreno para a construção de uma nova igreja nessa zona.

A nova Igreja optou o nome de São Francisco Xavier, The church was named St Francis Xavier, depois do espanhol, educado em França ter vindo para o Sudoeste asiático expalhar a fé de Cristo.

Ele viajou intensivamente desde a India a Malaca e Moluccas até às Ilhas Spice (presentemente chamadas de Maluku, na Indonénia. ) e Japão.

São Francisco Xavier tentou entrar na China, tendo falecido a 2 de Dezembro de 1552, na Ilha de Sanchian.

A primitiva Igreja de São Francisco Xavier foi contruída em bamboo, tendo uma forte tempestade em 1837 a derrubado, tendo sido reconstruída uma outra, com estrutura de madeira.
No ano de 1851 quando o Principe Mongkut ascendeu ao trono como Rei Rama IV, doou ao Bispo Pallegoix, algumas terras para ser construída uma nova igreja em honra de Francisco Xavier.

A doacção real foi concebida em 1853, mas foram necessarias mais dádivas para que se pudesse erguer a igreja com uma arquitectura europeia, tendo levado 10 anos a ser construída.

Antes da sua morte São Francisco Xavier disse estas memorávias palavras, talvez não poderei entrar directamente na China, mas poderei entrar na China através do Sião (Tailândia).

Embora ele nunca tenha vindo à Tailândia, a Igreja com o seu nome é uma homenagem ao Aposto das Indias.

Nenhum comentário: