o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 18

KO CHAN - TAILÂNDIA



O Resort Klong Prao onde ficámos na Ilha de Ko Chan.


O articulista junto a um arco feito com vasos de barros, após ter tomado o pequeno almoço
Junto a uma das várias piscinas que o resorte possue, mais tarde tive o prazer de mergulhar naquelas tépicas águas.
Uma vista parcial do enorme areal que compões a imensa praia de finas e alvas areias.

Ko Chang



















Ko Chang (Thai: เกาะช้าง), ou Koh Chang é a segunda maior ilha da Tailândia, localizada na costa Este distando de Bangkok 310 Kms. Fica perto da fronteira com o Cambodja e do Gulf da Tailândia. Ko Chang significa Ilha do Elefante.

Ko Chang a ilha tomou este nome devido aos recortes costeiros da ilha serem parecidos com a cabeça de um elefante, este animal não é indegena da ilha.

Esta ilha é composta por oito vilas e ocupa uma áerea de 429 Kms 2, servia de porto de abrigo aos inemuros navios, aquando da passagem de tempestades tropicais, outrora refugio dos famosos piratas, tais como o Hai Lam.

A ilha faz parte do Parque Nacional Marinho de Mu Ko. Durante a segunda grande guerra mundia, quando a Tailândia foi ocupada pelas tropas japonesas, Ko Chang foi cenário de muitas batalhas navais entre a Marinha Real tailandesa e as armadas Vichy franceses, tendo por estas forças sido sempre vencido.

At[e meados dos anos 80 as infrastruturas da ilha ainda não tinha sido iniciadas para o desenvolvimento da ilha, isso só veio a contecer depois de ter sido irradicada a malária, passando toda a ilha fazer parte no Parque Nacional.

Presentemente a ilha recebe anualmente cerca de 655 mil turista, um terço deles cidadões tailandeses. Ko Chang é um dos poucos locais onde ainda existe uma floresta virgem, porém com a avalanche de turista e a construção de muitas habitações começa a ficar diferente, porém continua tudo sob rigoroso controle governamental.


Geografia

Koh Chang topograficamente contém altas montanhas e rochedos íngremes. A ilha tem 30 Kms de comprimento por 14 de largura. O parquet Nacional Marinho ocupa uam área de 650 Kms.2. O interior da ilha é assolada por chuvas tropicais. O ponto mais alto da ilha, 743 metros fica localizado em Khao Salak Phet. A parte plana da ilha é composta por paradísicas praias, hoje dotadas de hoteis e resortes maravilhosos. A costa Oeste atraí a maioria dos turistas nas zonas de Hat Sai Khao, Hat Kai Mook e Lam Bang Bao na costa Sul. Existe somente uma simple estrada que faz ligação à costa Oeste.

A maioria das casas construídas nesta ilha são em madeira, Para se poder visitar a ilha de Ko Chan necessário será apanhar-se o barco no porto de Laem Ngop, localizado perto da cidade de Trat.

Fronteiras

Ko Chang está rodeada de 51 ilhas. A parte Este liga ao Cambodja e parte Oeste à província de Chanthaburi.

Clima

Ko Chang tem três estações, a fria entre Novembro e Fevereiro, a quente entre Março e Maio e a das chuvas entre Junho e Outubro. A pertecentagem de percipitação de chuva, anualemnte rodam os 4.000mm.

Transportes

Ar

Ko Chang não possue aeroporto, o mais próximo situa-se na cidade de Trat.

Estradas

Existem somente duas estradas em toda a ilha, uma na costa este e outra na costa Oeste. Ambas as estradas começam na zona Norte junto á ponte cais de Ao Sapparot. Ambas as estradas percorrem toda a costa da ilha. Existem ainda pequenas estradas que ligam alguns resortes e as quedas de água em Klong Phu.

Tourismo

O recente sucesso de Ko Chang se deve ao grande afluxo de turístas que tem sido um fenónemo imenso. Mas a ilha continua ainda mais sossegada e menos desenvolvida que Samui ou Phuket. Ko Chang em si é uma das mais belas ilhas da Tailândia com suas praias de areias brancas, muitas delas desertas. A viagem de autocarro entre Bangkok leva cerca de 5 horas e como não posssue aeroporto esta ilha continua sendo um paraíso em termos de traqnuilidade em comparação com Samui ou outras ilhas. Tendo sido construído no Cammbodja, na ilha de Ko Kong um resorte casino, Ko Chang se foi tornando-se um ponto de passagem entre as duas ilhas.

Uma maravilhosa ilha onde já passei alguns dias, num ambiente tranquilo, pleno de ar puro e rodeado de paisagens idílicas.

Conheço quase na totalidade a província de Chantanburi e todas as praias que ela possue, e foi numa dessas viagens que me levou a conhecer Ko Chan, utilizava na altura a minha viatura Isuzu MU 7, na qual segui para Ko Chang num ferry boat e nela me desloquei na ilha.





Nenhum comentário: