o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 24

KO SAMUI - TAILÂNDIA

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009






Ko Samui

Ko Samui é uma ilha na provincial de Surat Thani, também conhecida por( Koh Samui, Thai: เกาะสมุย),ou simplesmente Samui assim é chamda pelos locais, fica situada na costa Este de Kra Ishamus, perto da cidade de Surat Thani.

É a terceira maior ilha na Tailândia, com uma áera de 228.7 km² e com uma população estimada noa no de 2008, em 50 000. É rica em recursos naturais, com praias com águas cristalinas e areia branca, recifes de corais e e coqueiros.

História

Esta ilha era já provavelmente habitada à 15 séculos atrás, porto pescatório usado pelos pescadores da Malásia e sul da China.

.Ela aparece nos mapas chineses datados de 1687, sob o nome de Pulo Cornam. O próprio nome de Samui é já em si um mistério. Talvez o seu nome provenha das muitas árvores natives chamadas MUI, que na escrita chinesa se escreve Saboey, oq eu quer dizer CÉU SEGURO, Ko, na línguagem tailandesa significa ilha

Até aos finais do século XX , Ko Samui era uma ilha auto-suficiente com poucas ligações ao continente. A ilha não possuía estradas até aos principios do ano 1970, e atravessar a ilha de costa a costa, 15 km levava um dia, percorrendo montanhas e selva.

Ko Samui tem uma população estimada de 55 mil habitants, vivendo da indústria turística, da exportação de côco e de borracha. É possuidora de seu próprio aeroporto e ali se efectuando vôos diários para Bangkok e outros aeroportos do sudoeste asiatico, tais como Hong-Kong, Singapura e Malásia.

Geografia

Ko Samui fica localizada no Gulfo da Tailândia cerca de 35 km da cidade de Surat Thani. As dimensões da ilha sáo de 21 km de largura por 25 km de comprimento. Está rodeada por mais seis ilhas, que compõem o Parque Marinho Nacional de Ang Thong , incluíndo outras atrações turísticas como sendo as ilhas de Ko Pha Ngan, Ko Tao e Ko Nang Yuan

Clima

Ko Samui, tal como o resto da parte sul da Tailândia, tem somente duas estações, a das chuvas que vai de Maio a Dezembro e a estação seca que vai de Janeiro a Abril, seu clima é tropical

Transportes

Ko Samui Airport (USM) aeroporto privado construído pela companhia aérea Bangkok Airways e a única companhia aérea a operar nesta ilha, hoje em dia compartilhando esta rota com a Thai Airways International. Vários navios fazem a ligação entre a ilha e a cidade de Surat Thani e Ko Phang-ngan.

Táxi

Ko Samui possui services de taxis que operam por toda a ilha.

Songthaew

Pickup que servem de transporte público de passageiros e um dos mais populares meios de transporte na ilha. ("songthaews")

Motos

Motos táxis, outro dos transportes muito populares e baratos usados na ilha

Biciletas

Muitos turistas preferem alugar bicicletas e com elas percorrerem toda a ilha nas calmas.

Locais de Interesse

Esta bonita e pitoresca ilha a visitei fa já alguns anitos, e dela faço referência em um dos meus artigos postados neste blog.

Suas praias paradísicas, com suas águas cristalinas e finíssinas areias brancas, são um atractivo a não perder.



Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
A lambisgoia da Agrado teve palpitações exacerbadas ao ver a fotografia daquilo que ela tanto gosota!!!
Caloroso abraço! Saudações lascivas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP