o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, fevereiro 20

IGREJAS EM MACAU

Sexta-feira, 25 de Julho de 2008

IGREJAS EM MACAU - XVIII RUINAS DE S.PAULO


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ruínas de São Paulo


As Ruínas de S. Paulo são os restos (ruínas) da outrora Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo, ambos destruídos por um incêndio em 1835. A antiga Igreja da Madre de Deus, o Colégio de São Paulo e a Fortaleza do Monte foram todas construídas pelos jesuítas e este conjunto pode ser identificado como a "Acrópole" de Macau. Tudo o que resta da maior e mais bela das igrejas de Macau é a imponente fachada de granito e a escadaria monumental de 68 degraus. Em contrapartida, não restou muitas coisas do Colégio.


As Ruínas de São Paulo, juntamente com a Fortaleza do Monte, estão incluídos na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Pode-se considerar que esta imponente estrutura é o símbolo máximo da cultura ocidental-cristã em Macau.


Segundo o "Atlas mundial de la arquitectura barroca" (uma publicação da UNESCO em 2001), a fachada da Igreja, juntamente com o Igreja de S. José, é um exemplo único da arquitectura barroca na China. As Ruínas de S. Paulo são um dos melhores exemplos do valor universal excepcional de Macau.

---------------------------------------------------------------------------


AS RUÍNAS DE S.PAULO SÃO O EX-LIBRIS DA CIDADE DE MACAU.

IGREJAS EM MACAU - SÉ CATEDRAL



Igreja da Sé (Macau)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sé Catedral de Macau


A Igreja da Sé é a actual Catedral da Diocese de Macau. Nos primórdios do século XVII, esta igreja católica era uma pequena ermida de madeira e só em 1623 foi elevada a Catedral. Antes de 1623, a Catedral da Diocese estava sediada na Igreja de S. Lázaro. Passados duzentos anos, a igreja estava em aspecto miserável e arruinado, por isso iniciaram-se as obras de restauro, para as quais muito contribuíram os crentes de Macau. A primeira catedral construído em pedra, consagrada em 1850 pelo então Bispo de Macau, D. Jerónimo José da Mata, foi quase destruída num tufão 24 anos depois, tendo sofrido depois grandes reparações.


Os católicos de Macau, vulgarmente, chamam a esta igreja simplesmente de "Catedral" ou "Sé Catedral".


A Igreja da Sé é chamada também de "Igreja da Natividade de Nossa Senhora", podendo ver-se gravada na entrada principal a inscrição, em latim, de: S.S.M.V. Mariae Nascenti que quer dizer, em português, "a Natividade da Virgem Maria".


A catedral foi totalmente reconstruída em concreto no ano de 1937. Naquela altura, a reconstrução custou cerca de 100900 patacas. É uma igreja espaçosa e magnificamente decorada com vários altares laterais e púlpitos de mármore. Tem duas torres sólidas e portas maciças. No interior, a sua principal beleza reside nos seus magníficos vitrais com imagens do nascimento da Virgem Maria e com imagens dos Doze Apóstolos. Nos vários altares laterais, podem-se ver as imagens do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora de Fátima, de Cristo Rei, de S. João Baptista (Padroeiro da Cidade de Macau), de S. José e de Santa Teresa do Menino Jesus.
Debaixo do altar principal existem alguns túmulos, entre os quais o do décimo segundo bispo de Macau, D. Nicolau Rodrigues Pereira de Borja. Segundo lendas, este bispo contribuiu e empenhou-se muito na reconstrução desta igreja.


A Igreja da Sé é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Ela é também a igreja matriz da Paróquia da Sé, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau.


Antes da transferência de Macau para a China (1999), para além de servir as suas tarefas diocesanas, a Sé Catedral era utilizada para “entronar” os novos governadores vindos de Portugal, que aí se dirigiam para colocar o seu ceptro, símbolo da autoridade, junto da estátua da Virgem Maria.

IGREJAS EM MACAU - S.LÁZARO



Igreja de São Lázaro (Macau)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O primeiro edifício erguido neste local foi a Ermida de Nossa Senhora de Esperança, mais popularmente chamada de Igreja de São Lázaro, e esta foi construída entre 1557 e 1560. É uma das três igrejas mais antigas de Macau. D. Belchior Carneiro Leitão estabeleceu uma leprosaria perto desta igreja católica para atender os leprosos. A este hospício foi dado o nome de São Lázaro, o protector dos leprosos (foi transferido em 1882 para a ilha de D. João e em 1947, para Coloane, onde hoje permanece).


Quando a Diocese de Macau foi fundada em 1576, a Igreja de S. Lázaro era então a Catedral da Diocese, mas devido ao desenvolvimento da cidade, cujo centro passou para a Avenida Almeida Ribeiro, a Igreja da Sé passou a ser, em 1623, a nova Catedral. Apesar de ter deixado de ser a Catedral da Diocese, os católicos chineses viviam naquela área, sendo por isso um importante centro de evangelização cristã.


altar-mor, sobressaindo 2 colunas salomónicas. A actual Igreja de S. Lázaro, construída em pedra, foi edificada em 1895. Em 1956, a fachada principal neoclássica e assimétrica encimada por um frontão foi revestida com o denominado "shanghai plaster". No frontão estão gravadas as 3 virtudes teologais: fé, esperança e caridade. No ano de 1970 foi renovado oO interior da igreja é composto por duas naves. Nesta igreja existe uma estátua do santo protector das epidemias - São Roque - cuja festa, celebrada mais de 200 anos, é celebrada anualmente no segundo Domingo de Julho. No adro, à entrada, ergue-se a Cruz da Esperança da capela original.
Ela é a igreja matriz da Paróquia de São Lázaro, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau. Esta paróquia, fundada em 1923, foi destinada a servir uma boa parte da comunidade católica chinesa de Macau, que era já mais numerosa que a comunidade católica portuguesa.

----------------------------------------------------------------------
Nesta igreja contraiu matrimonio o articulista no dia 12 de Maio de 1968.

IGREJAS EM MACAU - SANTO ANTÓNIO


IGREJA DE SANTO ANTÓNIO



A Igreja de Santo António é uma das três mais antigas igrejas de Macau. Foi construída em bambu e madeira, em 1565, e era o primeiro local onde os jesuítas se instalaram na Cidade. Em 1638, ela foi reconstruída em pedra e atingiu a dimensão actual. Sofreu outras grandes reparações em 1810 e 1875, porque houve dois grandes incêndios em 1809 e em 1874 que danificaram seriamente a igreja católica dedicada a Santo António (para os portugueses, ele é o padroeiro dos namorados).


Outro incêndio determinou novas reparações em 1930, tendo sido realizados restauros posteriores na fachada e na torre sineira em 1940. No adro há uma cruz de pedra datada de 1638. Ao longo dos séculos, a igreja foi danificada e destruída várias vezes por incêncios e tufões, mas sempre foi reparada e reconstruída graças aos sacrifícios e esforços dos crentes católicos, com o apoio da Igreja Católica.


Muitos habitantes de Macau, principalmente membros da comunidade portuguesa e macaense, celebram os seus casamento nesta Igreja. Como as pessoas vêem muitas vezes a igreja cheia de decorações, sinos, flores, casais e participantes com cachos de flores na mão, costumam dar a esta Igreja o nome, em chinês, de "Fa Vong Tong" (Templo do Rei das Flores).


A igreja tem dois pisos e a sua fachada acinzentada é neoclássica de desenho simples, encimada por um frontão clássico. Tem uma torre sineira de três andares. As arquitraves das janelas, pintadas a verde, no segundo nível, mostra-nos a largura do edifício, conferindo um interesse arquitectónico adicional à Igreja.


A nave principal está colocada uma estátua do St. António com o Menino Jesus ao colo. Também está colocada uma estátua de um santo especial: o Santo André Kim Taegon. Este santo e mártir da Igreja Católica é o primeiro sacerdote católico da Coreia e dedicou a sua vida para cristianizar o seu país.


A Igreja de Santo António é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Ela é também a igreja matriz da Paróquia de Santo António, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau.


Curiosidades
Santo António é um santo "militar" e "Capitão" de Exército Português. Até 1999 (ano da transferência da soberania de Macau para a China), anualmente, em 13 de Junho (data da sua festa), realizava-se uma cerimónia em que o Presidente do Leal Senado lhe entrega o soldo e a sua imagem era levada em procissão ao redor da Igreja até ao Largo de Camões.
----------------------------------------------------------------

Nesta igreja contraíu matrimónio o meu filho mais velho.

IGREJAS EM MACAU - S.DOMINGOS



Igreja de São Domingos (Macau)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Igreja de São Domingos, de nome completo "Igreja do Convento dos Dominicanos de Nossa Senhora do Rosário", foi fundada em 1587 por frades dominicanos espanhóis oriundos de México (uma antiga colónia espanhola). Hoje, esta igreja tem ligações com a Confraria de Nossa Senhora do Rosário. A população local chinesa chama-lhe de "Pan Cheong Miu" (Pagode de tábuas de madeira) porque, originalmente, este local de culto era construída em madeira. Foi substituída pela actual construção de tijolo, no séc XVII. O primeiro jornal português de Macau e também o primeiro jornal da Historia moderna da China. "A Abelha da China", foi precisamente publicado nesta igreja, em 12 de Setembro de 1822.


Desde 1929, com a introdução do culto à Nossa Senhora de Fátima, anualmente, a 13 de Maio, sai desta igreja uma procissão (a "Procissão de Nossa Senhora de Fátima") que se dirije até à Ermida de Nossa Senhora da Penha. Foi através desta igreja que o culto de Nossa Senhora de Fátima se expandiu e popularizou em Shiu-Hing, Timor, Malaca e Singapura.


A fachada principal da Igreja é imponente, de cor amarelo claro e decorada por frisos delicados pintados a branco, colunas de inspiração coríntia e janelas pintadas a verde com persianas.
A igreja é composta por uma nave, uma capela-mor, uma torre sineira de três pisos e um coro-alto na entrada. O interior da Igreja está dividido em três secções por duas filas de colunas brancas de inspiração coríntia, ligadas por arcos. Existem galerias cravadas nas paredes da igreja.
No grande altar barroco, decorado em talha dourada, há uma estátua branca e creme da Virgem Maria e do Menino Jesus e há também pinturas de Cristo, de São Domingos (fundador dos dominicanos) e de Santa Catarina de Sena (uma das padroeiras da Diocese de Macau). A igreja tem uma boa colecção de santos esculpidos em marfim e madeira.


Resumidamente, esta igreja é um belo, imponente, elegante, solene e majestoso edifício de estilo barroco.


A igreja foi completamente restaurada e reaberta em 1997, com um novo Museu de Arte Sacra, instalado em três andares do renovado campanário e da torre sineira.
A Igreja de São Domingos é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Nesta igreja o meu filho mais novo fez a sagrada Crisma.


IGREJAS EM MACAU - S.LOURENÇO


IGREJA DE S.LOURENÇO



Os jesuítas chegaram a Macau em 1558 e imediatamente começaram a contruir, em madeira, a Igreja de São Lourenço. A construção desta igreja católica, uma das mais antigas de Macau, terminou em 1560. Foi substituída por Taipa em 1618 e reconstruída em pedra em 1801/3, tendo sofrido outros arranjos ao longo do século XIX.


Visto que se situa na margem sul da cidade, antigamente, costumavam reunir-se na sua grande escadaria principal com portão ornamental, que possuía vista directa sobre o mar as famílias dos marinheiros portugueses que ali aguardavam o regresso dos seus queridos familiares, razão pela qual é também conhecida por "Feng Shun Tang" (Igreja dos Ventos de Navegação Calma) e por "Fong Song T'ong" (Igreja do Vento Favorável). Antigamente, muitas portuguesas católicas, além de esperar na escadaria principal da igreja pelos seus familiares marinheiros, iam também rezar pela segurança dos seus filhos e maridos comerciantes ou navegadores.


A Igreja de São Lourenço é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Ela é também a igreja matriz da Paróquia de São Lourenço, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau.
O traçado da igreja tem a forma de uma cruz latina, medindo 37 por 29 m. Os braços menores do edifício formam duas capelas interiores. O interior é amplo e ricamente decorado por pilares ornamentais e por um tecto de madeira magnificamente pintada a turquesa, tendo traves brancas e douradas das quais pendem candelabros elegantes. A nave principal apresenta o altar-mor, decorado por uma bonita imagem de São Lourenço (um diácono mártir de Roma do século III d.C.), com riscas vestes. Por cima desta gravura está suspensa uma coroa segurada por um querubim. Algumas janelas da igreja são decoradas com vitrais coloridos que descrevem a vida de S. Lourenço. Dentro da igreja existem várias peças de arte sacra, entra elas uam imagem de Nossa Senhora das Dores, a protectora dos doentes, e Santa Luzia, a protectora dos olhos.

IGREJAS EM MACAU - SANTO AGOSTINHO


IGREJA DE SANTO AGOSTINHO


A construção da Igreja de Santo Agostinho foi iniciada em 1586 por frades agostinianos, mas só foi concluída em 1591. Originalmente, a Igreja, assim como o convento adjacente, era construída de madeira e palha por isso não conseguia resistir à chuva e ao vento, obrigando os frades a usarem folhas de palmeira para cobrir as partes danificadas. Vista à distância, fazia lembrar as barbas de um dragão por isso a população chinesa chamava-lhe de “Long Song Miu” (Templo do Dragão Barbudo). O edifício actual (construída em pedra) data de 1814.


Originalmente, a Igreja, dedicada a Nossa Senhora da Graça, pertenceu a frades agostinianos italianos, e foi também a primeira igreja com serviços religiosos em Inglês.


Por volta de 1623, esta igreja foi bombardeada por 3 balas de canhão. A partir do final do séc. XVIII, vivia-se em Portugal um clima anti-clerical e todas as ordens religiosas foram expulsas do Império Português; durante este período conturbado, esta igreja serviu-se de quartel militar e hospital pelo Governo de Macau. No final do séc. XIX, a política anti-clerical de Portugal suavizou-se. Por consequência, em 1873, o governador ordenou a Confraria de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos como a nova proprietária da Igreja.


Hoje, a Igreja mantém ainda vestígios da liturgia pré-Concílio do Vaticano II, tais como a "grade da comunhão" onde os crentes se ajoelhavam para receber a comunhão (ou eucaristia), e o púlpito octogonal de madeira (numa época em que não existiam sistemas sonoros, era a melhor alternativa para as pregações).


O altar-mor de mármore, decorado magnificamente e grandiosamente, encontra-se uma estátua, de tamanho natural, de Jesus Cristo carregando a Cruz, representando muito bem o sofrimento experimentado por Jesus. Conta-se que quando esta estátua foi levada para a Sé Catedral pelas autoridades religiosas, ela, milagrosamente, retornou sozinha ao altar desta igreja, pelo que ainda hoje se realiza, anualmente, a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos no primeiro domingo da Quaresma. A estátua é levada para a Catedral por uma noite e no dia seguinte é levada em procissão pelas ruas da cidade em via-sacra e, com largo acompanhamento de clero e centenas de cidadãos católicos, é devolvida à Igreja de Sto Agostinho.


Após a expulsão dos agostinianos em 1712, a procissão de N. S. dos Passos foi cancelada. Foi uma época em que houve escassez de alimentos e os chineses locais associaram os dois acontecimentos. Pediram que "o homem com a cruz" viesse de novo às ruas e quando os administradores da igreja concordou, terminou a falta de alimentos. Actualmente, um dos principais objectivos da procissão é relembrar o sacrifício, o sofrimento, a crucifixão e a morte de Jesus Cristo (resumidamente, relembrando a Paixão de Cristo).


Por cima do altar-mor existe uma imagem de mármore de Santo Agostinho, um grande santo do séc. IV. No interior da igreja, existe também uma estátua de Santa Mónica, a mãe de Santo Agostinho, que sempre rezou pela conversão do filho.


Tem um interior espaçoso e um tecto pintado de azul turquesa.


A Igreja de Santo Agostinho é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Entre as pessoas sepultadas na igreja conta-se Maria de Moura, uma heroína romântica que em 1710 casou com o capitão António Albuquerque Coelho, apesar de este ter perdido um braço quando foi atacado por um pretendente de Maria, mal sucedido. Ela morreu de parto e jaz com a criança e o braço do marido.

IGREJAS EM MACAU - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA





A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1968. Este local de culto católico situa-se numa zona calma por trás de portões de ferro forjado. Uma escadaria larga conduz à igreja espaçosa e de estilo moderno. Possui uma grande torre quadrada de 2 sinos. As paredes laterais são decorados por painéis de vitral. No altar-mor, de cor vermelha, encontra-se uma grande cruz de madeira.

Ela é a igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau. Ela serve a comunidade católica do Bairro Tamagnini Barbosa, bem como todo o Norte da Cidade. Esta zona é a mais populosa de Macau e é habitada maioritariamente por pobres, trabalhadores estrangeiros e emigrantes.

IGREJAS EM MACAU - S.JOSÉ OPERÁRIO



Igreja de São José Operário (Macau)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja de São José Operário localiza-se na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Iao Hon. É uma igreja católica relativamente recente e tem um lado virado à China que se assemelham a dois braços abertos, simbolizando uma atitude aberta de boas-vindas às massas chinesas, convidando-as a conhecer e a encontrar com Jesus Cristo.

As paredes laterais interiores desta pequena igreja estão penduradas 14 imagens de estilo iconográfico oriental, que retratam os principais acontecimentos da História da Salvação, começando pelo patriarca Abraão e acabando com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Cristo (Pentecostes). A sua nave é simétrica. No altar existe uma estátua da Sagrada Família que serve para lembrar-nos de que São José e a sua família eram inseparáveis e estavam sempre juntos. Ela é dedicada a São José Operário, o protector da Igreja universal, o santo padroeiro da missão católica chinesa, dos trabalhadores, principalmente dos carpinteiros (profissão exercida por S. José), das famílias e dos pais adoptivos.

A missão da Igreja de São José Operário é estender a acção pastoral e evangélica da Diocese de Macau à área de Iao Hon, uma zona residencial com alta densidade populacional e habitada maioritariamente por trabalhadores e imigrantes da China. Eles são pobres, tal como São José e sua Sagrada Família que viveram humildemente e pobremente, sem grandes luxuosidades e comforto.

Ela é a igreja matriz da Quase-paróquia de São José, uma das 3 quase-paróquias da Diocese de Macau.

IGREJAS EM MACAU - SÃO TIAGO



Capela de São Tiago (Macau)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Capela de São Tiago foi construída em 1740 no Forte da Barra, no extremo-sul da península de Macau. É uma capela agradável com uma estátua do santo e azulejos azuis e brancos que ilustram a Nª. Srª. de Fátima e a Rainha Santa Isabel. O forte é hoje um elemento arquitectónico da Pousada de S. Tiago, erguida sobre as fundações desta antiga estrutura de defesa.


Esta pousada foi construída segundo os estilos arquitectónicos portugueses, por isso muitas pessoas dizem que esta pousada é uma réplica das pousadas construídas em Portugal, a antiga metrópole de Mac

IGREJAS EM MACAU - SÃO MIGUEL



Capela de São Miguel (Macau)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Capela de São Miguel foi construída em 1875, no cemitério católico do Arcanjo S. Miguel, com o objectivo de efectuar os ritos católicos funerários daqueles que iam ser sepultados neste cemitério. Esta pequena capela é um dos edifícios mais bem conservados em Macau. O exterior está pintado a verde e branco. Um vitral filtra luz colorida para o interior da capela.

IGREJAS EM MACAU - GUIA


A Capela de Nossa Senhora da Guia, juntamente com a Fortaleza da Guia e o Farol da Guia, é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.


A Capela de Nossa Senhora da Guia, também chamada de Ermida de Nossa Senhora da Guia, foi construída por volta de 1622 no interior de Fortaleza da Guia. Originalmente, esta ermida era administrada por freiras clarissas, que residiram no local até à fundação do Convento de Santa Clara. Algumas lendas locais contam que, durante a tentativa de invasão holandesa (1622), a imagem da Virgem Maria saíu da capela e estendeu o manto para afastar as balas dos inimigos. Nesta ermida, foram sepultados alguns missionários do século XVII.
O Farol da Guia situa-se nas proximidades desta capela.


A fachada da capela é de cor branca e simples, com um frontão triangular assente sobre pilastras de cor amarela. Esta pequena capela, de nítido traçado português, é composta por um pequeno coro-alto, situado por cima da zona da entrada, e por uma nave de 16m por 4,7 m. As suas grossas paredes, decorados com pinturas murais, sustentam a abóbada interior. O telhado, em forma de arco, está coberto com telhas tradicionais vermelhas, feitos de cera.


Em 1998, durante a realização de trabalhos de manutenção, foram descobertas pinturas murais no seu interior. Estas pinturas foram tapadas por camadas de cal, depositadas ao longo de quase dois séculos. Estes frescos ilustram personagens bíblicas e as suas respectivas histórias, e também ilustram figuras de estilo chinês (ex: morcegos, leões de pedra, bonsai...). É a única capela existente no Sul da China com pinturas decorativas no interior, representando perfeitamente um exemplo da dimensão multicultural de Macau (um lugar onde a cultura ocidental e oriental encontram-se e convivem harmoniosamente).

IGREJAS EM MACAU - S.JOSÉ


A Igreja de São José foi construída em 1758 e fazia parte integrante do Seminário de São José. Esta Igreja, juntamente com o Seminário, é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Ambos os edifícios são construídos por cima de uma colina.


Ela foi construída para satisfazer as necessidades religiosas dos seminaristas. Esta igreja e as Ruínas de S. Paulo são exemplos únicos de arquitectura barroca na China (tal como é referido na "Atlas mundial de la arquitectura barroca", uma publicação da UNESCO, em 2001). É uma igreja imponente, exuberante, elegante, majestoso e solene e é um local ideal para a oração e para a aproximação ao Divino (Deus).


A fachada da igreja tem uma largura de 27 m e uma altura máxima de 19 m. Esta fachada tipicamente barroca, de cor predominantemente amarela, é encimada por um frontão curvo, apresentando a insígnia dos jesuítas ao centro. A fachada é ornamentada por decorações de estuque pintadas a branco em relevo.


estilo maneirista. A planta da igreja segue o modelo de uma cruz latina, medindo 16 m por 27 m. Os seus três altares encontram-se ricamente ornamentados e apresentam frontões sustentados por 4 colunas em espiral, decoradas em talha dourada. O coro-alto (situado na entrada da igreja) é suportado por 4 colunas salomónicas, típicas doO ponto mais alto da igreja é constituído por uma cúpula monumental cujo diâmetro é de 12,5 m e cuja altura máxima de 19 m. A cúpula é decorada por dois círculos de janelas quadrangulares paralelas para a infiltração da luz e para a ventilação do ar.


O alta-mor, o mais imponente do que os laterais, encontra-se as imagens de São José (ao centro), de Santo Inácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus) e de São Francisco Xavier. Os altares laterais são dedicados, um ao Sagrado Coração de Jesus e o outro à Nossa Senhora de Imaculada Conceição. Nesta igreja possui uma colecção de peças de arte sacra, de grande valor religioso e artístico, e esta colecção incluiu uma das relíquias mais preciosas de Macau, um osso do úmero do braço direito de São Francisco Xavier, que anteriormente fazia parte da colecção de arte sacra da Igreja da Madre de Deus (Ruínas de São Paulo). Uma porta atrás do altar dá acesso a um antigo poço e um pequeno jardim.


As condições acústicas desta Igreja são excepcionais por isso este local tornou-se ideal para concertos durante o anual "Festival Internacional de Música de Macau".

IGREJAS EM MACAU - PENHA


Capela de Nossa Senhora da Penha, também conhecida como a Ermida de Nossa Senhora da Penha e como a Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, foi construída em 1622 (ano da invasão holandesa a Macau) pela tripulação e passageiros de um barco que quase havia sido capturado pelos holandeses, por cima de uma colina, ao lado do baluarte de Nossa Senhora do Bom Parto. Antigamente, a capela servia como local de peregrinação para marinheiros católicos que embarcavam para uma viagem perigosa.


baluarte. Em 1935, A capela foi completamente reconstruída, juntamente com o paço episcopal (residência do bispo de Macau), em 1837, continuando a manter a sua traçada simples. Em 1892, a capela começou a ser ampliada, depois de ser demolido o Bispo Cardeal D. José da Costa Nunes completou a amplificação e reedificação da capela e inaugurou a magnífica torre sineira.
No adro da capela foi erguida uma estátua da Nossa Senhora do Bom Parto, feito em mármore, de mãos fechadas, de face serena e olhando para o mar, como se ela estivesse a oferecer protecção aos marinheiros e pescadores, sendo essa a razão por que lhe foi dada o nome de "Bom Parto". Perto da capela, encontra-se uma réplica da gruta da Nossa Senhora de Lourdes, em memória da aparição da Nossa Senhora em Lourdes, França.


A colina onde se situa a capela chama-se "Colina da Penha" e "Monte do Bispo", em memória ao antigo bispo de Macau.

IGREJAS EM MACAU - SÃO FRANCISCO XAVIER PEREIRA MACAU




A Igreja de São Francisco Xavier foi construída em 1951, num asilo, para servir os católicos deste estabelecimento. Esta igreja católica pequena e atraente fica próximo do Monte de Mong-Há, Macau. O interior é simples e tranquilo e o altar é de mármore preto. As portadas trabalhadas ao longo das paredes abrem para pátios e jardins.

Ela é a igreja matriz da Quase-paróquia de São Francisco Xavier, uma das 3 quase-paróquias da Diocese de Macau. Ela foi formada para ajudar a evangelizar e para servir uma parte da comunidade católica que a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima não pode servir devidamente.
(Origem, enciclopédia livre)
--------------------------------------------------------------

Nesta igreja se baptizou a minha nétinha Cláudia Gabriela Hó Cambeta, no ano de 2007.


IGREJAS EM MACAU - NOSSA SENHORA DO CARMO



Igreja de Nossa Senhora do Carmo - TAIPA

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também chamada de Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, foi construída, em 1885, no cimo de uma colina com vista para o mar, para a Vila da Taipa e para as mansões restauradas de estilo arquitectónico europeu situadas na antiga Praia da Taipa. Antes da construção da igreja, o Bispo D. Manuel Bernardo de Sousa Enes e o Governador Tomás de Sousa Rosa decidiram construir primeiro um cruzeiro no adro para experimentar a solidez do terreno. Naquela época, foi construída para servir a comunidade católica residente na ilha da Taipa e hoje continua a ser a única igreja católica da ilha. Ela marcou a chegada dos portugueses à Taipa. O local é muito popular para a celebração de casamentos e passeios.


No ano da sua fundação (1885), ela tornou-se na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau. Antes de 1963, a paróquia chegou a abranger a ilha de Coloane, o que veio a contribuir para a evangelização das Ilhas, principalmente a de Coloane.


Esta igreja tem aproximadamente uma área de 186 m². Ela é uma construção de rara beleza e inclui um campanário. O corpo da igreja é dividida em 3 níveis: a nave principal, o coro e a torre sineira. O seu interior é solene, espaçosa e pode acomodar, simultaneamente, mais de duzentos devotos. O altar-mor é presidido por uma imagem da Virgem Maria. De ambos os lados estão colocados 2 estátuas de anjos de guarda, para comemorar o centésimo aniversário da igreja. Nos dois altares laterais encontram-se, no lado esquerdo, a imagem de Jesus (vestido de Rei) e, no lado direito, a imagem de São José.


========================================


Nesta bela e vistosa igreja contraíu casamento o meu filho mais novo.

IGREJAS EM MACAU - FRANCISCO XAVIER PEREIRA - COLOANE



Capela de São Francisco Xavier - COLOANE

A Capela de São Francisco Xavier foi construída e sagrada pelo então bispo de Macau D. José da Costa Nunes em 1928, para evangelizar e servir a pequena comunidade católica em Coloane (naquela altura, esta ilha era pouco povoada). Esta capela é dedicada a São Francisco Xavier o padroeiro dos missionários e um dos padroeiros da Diocese de Macau.


Possui uma fachada simples, de cor creme e branca, com janelas ovais. Nesta pequena capela de 3 andares, de estilo barroco, esteve guardadas algumas das relíquias mais sagradas da Ásia cristã. Aí foi depositada uma relíquia de São Francisco Xavier (um osso do úmero do braço direito do santo), juntamente com as ossadas de mártires portugueses e japoneses mortos em Nagasáqui, durante as perseguições no ano de 1597, e com as ossadas dos mártires vietnamitas do séc.XIX. Actualmente, essas ossadas estão guardadas no Museu de Arte-Sacra, nas Ruínas d São Paulo. A relíquia do padroeiro dos missionários foi transferida para a Igreja de S. José.


A capela é constituído por uma pequena nave principal e por 2 câmaras, situadas um de cada lado da nave. Também possuiu um pequeno campanário. No interior da Capela, encontra-se uma imagem do Santo e uma pintura tradicional de uma deusa chinesa segurando um bebé. Esta pintura chinesa representa a versão chinesa da Virgem Maria – uma importante prova do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente. Existe também uma imagem de Virgem Maria bebé.


Ela é a igreja matriz da Quase-paróquia de São Francisco Xavier, uma das 3 quase-paróquias da Diocese de Macau. Foi elevada em 1963 e abrange toda a ilha de Coloane.
Em frente à Capela, encontra-se uma lápide decorado com balas de canhão e correntes de ferro. Esta lápide foi erguida na Vila de Coloane, numa praça rectangular pavimentada com calçada portuguesa a preto e branco, para comemorar a expulsão dos piratas daquela ilha pelo exército português, em 1910.
============================================

IGREJAS EM MACAU - NOSSA SENHORA DAS DORES


A Igreja de Nossa Senhora das Dores foi construída em 1966 para servir as necessidades religiosas de Ká-Hó (Coloane), onde, naquela época, viviam as famílias de leprosos curados e alguns doentes novos. Tem um magnífico crucifxo de bronze sobre a port norte. Foi construída e oferecida a Ká-Hó pelo escultor italiano Francisco Messima.


Oseo Acconci, também um escultor italiano, contribuiu também na construção desta pequena e moderna igreja, dedicada à Nossa Senhora das Dores, a protectora dos doentes.
=============================================


Nenhum comentário: