o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 25

PATTAYA - JOMTIEN

















































UMA DAS MAIS FAMOSAS PRAIAS DO ESTE

Nos últimos séculos Pattaya foi uma pequena vila de pescadores e desconhecida totalmente do resto do mundo.

A grande mudança ocorreu em Abril de 1961 quando um grupo de militares norte americanos em servico no Vietname veio passar umas férias para esta zona.

Depois de meses envolvidos em guerra permanente acharam o local maravilhoso e passado pouco tempo foi construida, ali bem perto, a base militar de U -Tapao.

Foi aqui que teve origem a actual cidade da Pattaya, onde os militares americanos preparavam as horriveis bombas de nepal que depois as iam descarregar sobre solo vietnamita queimando tudo o que encontravam e disso se pode em fotos de muitas criancas inocentes ser vitimas desses bombardeamentos selvagens que mesmo assim não conseguiram que a guerra fosse ganha.

O governo tailândes tinha concedido, as tropas americanas, vários locais que serviam de bases aéreas, Udon Thani, Nakhon Phanom, Ubon Ratchathani, Ta Khli e Nakhon Ratchasima, e foram os militares desta última base que descobriram a vila de Sattahip que deu origem a actual Pattaya.

Foi assim que uma pequena aldeia de pescadores se tornou no maior centro RR para os militares americanos que so em território tailândes eram mais 45 000 mil não contando com os 500 mil que lutavam no Vietname.

Começou assim a florescer uma nova cidade, ali foram construidos os primeiros hoteis de luxo, imensas vivendas e pequenas casas de aluguer.

Os naturais, os pescadores, rapidamente se adaptaram ao novo ambiente e o comércio floresceu.

Os GI arrastaram consigo tudo o que lhes era possivel para seu melhor conforto.

Os bares começaram a florescer, tais cogumelos no mato, tudo cresceu rapidamente sem um plano urbanistico o mais importante era o lucro facil e o prazer.

Inicialmente quando esta estância se tornou conhecida turisticamente não era só as suas belezas naturais que os atraiam mas sim tambem o sexo.

Conheço esta estância turista desde os anos 70 asssiti em parte a sua construção, mas nunca entrei num dos mais de 50 000 bares espanhados por toda a zona da Pattaya Norte e Sul, onde pobres e lindas moças, na sua maioria oriundas da zona de Itsan exercem a sua profissao de prostitutas.

A Pattaya estas inserida no Gulfo da Tailandia e fica a 147 quilometros a sudoeste de Bangkok, ainda a pouco tempo as estradas que ligavam Bangkok a Pattaya eram poucas e de mau piso, só recentemente foi construído a chamada motorway que encurta e muito o trajecto mas mesmo assim e embora seja uma auto-estrada nova está em constantes reparações e disso me apercebi uma vez mais neste fim de semana passado, dia 2 de Julho de 2005, neste ano a Pattaya teve a visita de 5.4 milhões de turistas.

Esta estância turistica e o paraíso para muito estrangeiros que após se reformarem nos seus paises para aqui vem passar os últimos anos de sua vida com prazer e muito sol, diz-se até que a Pattaya é a terra dos 4 S , Sand, Soil, Sea and Sex e eu acresento mais um S mas em bom português, Sida.

Diz-se também que quando uma pessoa boa morre vai para o céu, se a pessoa for má quando morrer ira para a Pattaya, ditos que em parte até tem muito de verdade, eu considero a Pattaya, na sua grande maioria como a moderna Sodoma e Gomorra.

Existem porém lugares aprezíveis e limpos onde se pode levar os familiaraes e ali passar uns agradabilissimos dias.

Um desses maravilhosos locais e o Jardim tropical Nong Noach a 15 quilómetros da Pattaya e onde se pode desfrutar além de um maravilhoso e bem tratado jardim como também ali repousar nas suas casas imitando as das aldeias mas com todo o conforto ou pode assistir a vários espectáculos tipicamnete tailândeses e a show de elefantes., porém existem imensos locais famosos e dignos de serem visitados, tais como a Tailândia em miniatura, o jardim com pedras com milhões de anos, a sanctuário da fé, os espectáculos de corcodilos ao vivo, os museus, espectáculos de travestis além dos imensos bares e clubes nocturnos assim como as belas ilhas defronte da Pattaya.

Por imensas vezes tenho ido a esta bela estância balnear e só por duas vezes fiquei na parte sul da mesma, onde o granel é imenso, prefiro sempre ficar na parte mais calma na zona de Jomtien, onde com a familia podemos passar uns dias super agradáveis. Milhares de hoteis se situa nesta parte calma da Pattaya e um dezenas deles já pernotei e de novo se Deus quiser lá irei de novo para disfrutar das suas belezas.





Nenhum comentário: