o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 28

BANGKOK - CIDADE PROVÍNCIA - TAILÂNDIA




 


 
Com a descrição de Bangkok, o articulista dá por finda a escrita sobre as 77 províncias da Tailândia

 
 
กรุงเทพมหานคร อมรรัตนโกสินทร์ มหินทรายุธยามหาดิลก ภพนพรัตน์ ราชธานีบุรีรมย์ อุดมราชนิเวศน์ มหาสถาน อมรพิมาน อวตารสถิต สักกะทัตติยะ วิษณุกรรมประสิทธิ์
 
     Bangkok - Banquecoque -  Krung Thep Maka Nakhon, ou somente  Krung Thep. O seu nome completo  "Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit."  que traduzido para português será:

A cidade dos anjos, a enorme cidade, a residência do Buda de Esmeralda, a impreganavel cidade (de Ayuttaya) do Deus Indra, a grande capital do mundo envolta em nove pedras preciosas, a cidade feliz onde se localiza o enorme palacio real, cheio de beleza e poderes celestiais, onde reinam deuses reencarnados. A cidade ofertada por Indra e construída por Vishunakam.

 
O selo da cidade mostra o deus hindu Indra andando nas nuvens montando Airavata, um elefante branco divino conhecido na Tailândia como Erawan. Em sua mão Indra mantém sua arma, o vajra.  O selo é baseado em uma pintura feita pelo príncipe Naris. A árvore símbolo de Bangkok é Ficus benjamina
 

 


Banguecoque (português europeu) ou Bangkok (português brasileiro) é a capital e cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país. É a décima cidade mais populosa da Ásia e a vigésima mais populosa do mundo.
Situada à margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8 280 925 habitantes (2011)2 , classificada como a 22ª cidade mais populosa do mundo, enquanto a Grande Banguecoque reúne 14,6 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 12,6% da população do país vive na área metropolitana, ocupando o posto de 30ª região metropolitana mais populosa do mundo. A cidade ocupa 1.568,7 km², no delta do rio Chao Phraya, e está localizada na região Central da Tailândia.
Historicamente, Banguecoque está ligada a um pequeno posto de comércio durante o Reino de Ayutthaya, no século XV, que eventualmente cresceu em tamanho e se tornou o local de duas capitais: Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782.
 
Banguecoque estava situada no centro do reino de Sião (nome adotado pela Tailândia até 1939), sofrendo grande modernização durante o século XIX, quando o país enfrentou pressões do Ocidente. A cidade foi palco de lutas políticas da Tailândia ao longo do século XX, entre as quais as revoltas em que o país aboliu a monarquia absoluta e sofreu inúmeros golpes e revoltas.
 
A cidade cresceu rapidamente durante os anos 1960 até os anos 1980 e agora exerce um impacto significativo entre a política, economia, educação, meios de comunicação e sociedade moderna da Tailândia e do Sudeste asiático.


A história da área de Bangkok tem suas origens datadas ao início do século XV, quando era uma vila na margem oeste do rio Chao Phraya, sob o governo de Ayutthaya. Devido à sua localização estratégica, perto da foz do rio, a localidade aumentou gradualmente em importância para o reino.
 
Inicialmente, Bangkok serviu como um posto aduaneiro, com fortes em ambos os lados do rio. Entre os fortes, estava o Forte Amsterdã, construído em 1622 e controlado pelos holandeses, que o utilizavam como um posto comercial. A região se tornou o local de um cerco em 1688, que ficou conhecido como Cerco de Bangkok, em que os franceses foram expulsos de Sião.
 
Após a queda do Reino de Ayutthaya para a Dinastia Konbaung, que governava a Birmânia, em 1767, o recém-declarado Rei Taksin estabeleceu sua capital na cidade, que se tornou a base do Reino de Thonburi.
 
Em 1782, o rei Taksin é assassinado e Rama I, O Grande assumiu o poder, mudando a capital para a Ilha Rattanakosin, na margem oriental, fundando assim o Reino Rattanakosin. A coluna da cidade foi erguida em 21 de abril daquele ano, que é considerada como a data de fundação da cidade.

 

No sentido do relógio, de cima para baixo: Si LomSathon distrito comercial, Wat Arun, Giant Swing, Victory Monument, e Wat Phra Kaeo

 
A primeira igreja católica erguida em Bangkok

 
 
Cidade esta que o articulista aos longo de 45 anos vai conhecendo.
 
Nesta imensa cidade residem a esposa e as três filhas do articulista
 
 
 



Um comentário:

Unknown disse...

Quem me dera poder ir visitar estes recantos do mundo
Para nós parecem pequenos mas eles são muito grandes, com os mares que não têm fundo