o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 28

BANGKOK - CIDADE PROVÍNCIA - TAILÂNDIA




 


 
Com a descrição de Bangkok, o articulista dá por finda a escrita sobre as 77 províncias da Tailândia

 
 
กรุงเทพมหานคร อมรรัตนโกสินทร์ มหินทรายุธยามหาดิลก ภพนพรัตน์ ราชธานีบุรีรมย์ อุดมราชนิเวศน์ มหาสถาน อมรพิมาน อวตารสถิต สักกะทัตติยะ วิษณุกรรมประสิทธิ์
 
     Bangkok - Banquecoque -  Krung Thep Maka Nakhon, ou somente  Krung Thep. O seu nome completo  "Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit."  que traduzido para português será:

A cidade dos anjos, a enorme cidade, a residência do Buda de Esmeralda, a impreganavel cidade (de Ayuttaya) do Deus Indra, a grande capital do mundo envolta em nove pedras preciosas, a cidade feliz onde se localiza o enorme palacio real, cheio de beleza e poderes celestiais, onde reinam deuses reencarnados. A cidade ofertada por Indra e construída por Vishunakam.

 
O selo da cidade mostra o deus hindu Indra andando nas nuvens montando Airavata, um elefante branco divino conhecido na Tailândia como Erawan. Em sua mão Indra mantém sua arma, o vajra.  O selo é baseado em uma pintura feita pelo príncipe Naris. A árvore símbolo de Bangkok é Ficus benjamina
 

 


Banguecoque (português europeu) ou Bangkok (português brasileiro) é a capital e cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país. É a décima cidade mais populosa da Ásia e a vigésima mais populosa do mundo.
Situada à margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8 280 925 habitantes (2011)2 , classificada como a 22ª cidade mais populosa do mundo, enquanto a Grande Banguecoque reúne 14,6 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 12,6% da população do país vive na área metropolitana, ocupando o posto de 30ª região metropolitana mais populosa do mundo. A cidade ocupa 1.568,7 km², no delta do rio Chao Phraya, e está localizada na região Central da Tailândia.
Historicamente, Banguecoque está ligada a um pequeno posto de comércio durante o Reino de Ayutthaya, no século XV, que eventualmente cresceu em tamanho e se tornou o local de duas capitais: Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782.
 
Banguecoque estava situada no centro do reino de Sião (nome adotado pela Tailândia até 1939), sofrendo grande modernização durante o século XIX, quando o país enfrentou pressões do Ocidente. A cidade foi palco de lutas políticas da Tailândia ao longo do século XX, entre as quais as revoltas em que o país aboliu a monarquia absoluta e sofreu inúmeros golpes e revoltas.
 
A cidade cresceu rapidamente durante os anos 1960 até os anos 1980 e agora exerce um impacto significativo entre a política, economia, educação, meios de comunicação e sociedade moderna da Tailândia e do Sudeste asiático.


A história da área de Bangkok tem suas origens datadas ao início do século XV, quando era uma vila na margem oeste do rio Chao Phraya, sob o governo de Ayutthaya. Devido à sua localização estratégica, perto da foz do rio, a localidade aumentou gradualmente em importância para o reino.
 
Inicialmente, Bangkok serviu como um posto aduaneiro, com fortes em ambos os lados do rio. Entre os fortes, estava o Forte Amsterdã, construído em 1622 e controlado pelos holandeses, que o utilizavam como um posto comercial. A região se tornou o local de um cerco em 1688, que ficou conhecido como Cerco de Bangkok, em que os franceses foram expulsos de Sião.
 
Após a queda do Reino de Ayutthaya para a Dinastia Konbaung, que governava a Birmânia, em 1767, o recém-declarado Rei Taksin estabeleceu sua capital na cidade, que se tornou a base do Reino de Thonburi.
 
Em 1782, o rei Taksin é assassinado e Rama I, O Grande assumiu o poder, mudando a capital para a Ilha Rattanakosin, na margem oriental, fundando assim o Reino Rattanakosin. A coluna da cidade foi erguida em 21 de abril daquele ano, que é considerada como a data de fundação da cidade.

 

No sentido do relógio, de cima para baixo: Si LomSathon distrito comercial, Wat Arun, Giant Swing, Victory Monument, e Wat Phra Kaeo

 
A primeira igreja católica erguida em Bangkok

 
 
Cidade esta que o articulista aos longo de 45 anos vai conhecendo.
 
Nesta imensa cidade residem a esposa e as três filhas do articulista
 
 
 



Um comentário:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Quem me dera poder ir visitar estes recantos do mundo
Para nós parecem pequenos mas eles são muito grandes, com os mares que não têm fundo