o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, novembro 10

PROVÍNCIA DE KALASIN - TAILÂNDIA





O articulista nas suas viagens à zona do Isan passou por várias vezes por esta interessante província, porém sempre à noite e como tal a não visitou




Kalasin - กาฬสินธุ,  é uma das províncias ( changwat ) da Tailândia, localizada no nordeste da Tailândia. A província foi criada pela Lei Estabelecer Changwat Kalasin, BE 2490 (1947), que entrou em funcionamento em 1 de Outubro de 1947.
 
Províncias vizinhas são ( de norte no sentido horário ) Sakon Nakhon, Mukdahan , Roi Et, Maha Sarakham , Khon Kaen e Udon Thani.
 
Kalasin é famosa pelos fósseis de dinossauros encontrados em Phu Khao Kum (distrito Sahatsakhan ), o maior local de dinossauro da Tailândia. A maioria dos fósseis são de saurópodes de 120 milhões de anos.
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A província está subdividida em 18 distritos (amphoe). E os distritos se subdividem em 134 sundistritos (tambon) e 150 aldeias 1509  (muban).

  1. Mueang Kalasin
  2. Na Mon
  3. Kamalasai
  4. Rong Kham
  5. Kuchinarai
  6. Khao Wong
  7. Yang Talat
  8. Huai Mek
  9. Sahatsakhan
  1. Kham Muang
  2. Tha Khantho
  3. Nong Kung Si
  4. Somdet
  5. Huai Phueng
  6. Sam Chai
  7. Na Khu
  8. Don Chan
  9. Khong Chai


 

 
O selo da província mostra um lago em frente das Montanhas Phu Phan, que formam a fronteira da província. A água da lagoa é negra , como o nome Kalasin significa " água negra ", as grandes nuvens, assim como a água simbolizam a fertilidade da província.
 
 


 

 
                                          A cidade de Kalasin dista de Bangkok 523 Kms



Phraya Chai Sunthon
Este monumento encontra-se em frente à estação de correios na cidade de Kalasin. O monumento em tamanho real é feito de bronze em uma posição de pé com a mão direita segurando um bule de chá, e a mão esquerda segurando uma espada mágica. O povo de Kalasin doou o dinheiro para construir este monumento para expressar a sua gratidão para com o fundador da cidade, Phraya Chai Sunthon ou Thao Somphamit, quando as pessoas foram evacuadas da margem esquerda do rio Mekong para perto do rio Pao há mais de 200 anos atrás.


                                                         Fa Daet Song Yang
Esta antiga cidade fica localizada na atual  Ban Sema, Tambon Nong Paen. Há evidências de um assentamento em tempos pré-históricos, a área de florescimento durante o período budista Dvaravati cerca dos séculos XII a XV. O layout da cidade é como uma pedra em forma de coração, que define um limite templos. Existem duas linhas de fossos. As ruínas foram encontradas dentro e fora da área da cidade. A ruína mais bem conservada é Phra That Yakhu, um pagode de tijolos.


 

 


Museu Sindidhaorn e Parque Phu Kum Khao
 
O projeto do museu começou em BE2538 (1995), devido à descoberta de fósseis de dinassauros  no Wat Sakkawan, Amphoe Sahatsakhan, Changwat Kalasin.
Este museu é o primeiro museu de fósseis de dinossauros na Tailândia, que estabelece, para fins de estudo e pesquisa, a preservação dos fósseis como referências e turismo geológico. O museu é composto por um edifício de pesquisa de fósseis de dinossauros e outros vertebrados, e um edifício de exposições, e está aberto ao público.
 
 
 


                                                  Ban Phon Phrae Wa Seda, Kalasin

Esta aldeia está localizada a 70 quilômetros da cidade de Kalasin. É famosa pela confeção de tecidos em seda.
 
Seus habitantes pertencem à tribo Phu Thai, cujos acentrais migraram da cidade de Thaeng no Vietname.



                                                                         Wat Klang

O Wat Klang  é um templo de terceira classe real e está localizado perto do monumeto Phraya Chaisunthon. Dentro composto do templo, há um prédio Ubosot , que era uma extensão do antigo edifício. O Ubosot ( templo budista) de estilo tailandês está decorado com ' Chofa ' ( remate de empena ) e " Bai Raka . As portas de madeira são esculpidas contando a vida de Buda, enquanto as janelas contam as histórias Jataka.
Existem guardiões das portas de estuque na frente e na parte de trás. Os Ubosot casas murais retratando a história do Vessantara Jataka . Dentro de um pavilhão ou Sala perto do prédio Ubosot existe uma bonita imagem de Buda preto, feito de bronze com uma volta de 20 polegadas de largura. O pedestal da imagem tem uma inscrição no antigo idioma tailandês afirmando que a imagem foi construída durante o período do Rei Khu Na Kham. Phraya Chaisunthon levou-a para ser a imagem da província, que se tornou altamente reverenciado pela população local . Em qualquer época da seca, a população local leva  a imagem de Buda em uma procissão para pedir chuva.

 
                                                                     Wat  Si Bun Ruang
Este templo é um antigo templo no município possue algumas pedras em forma de coração que marcaram os limites de um templo em Fa Daet Song Yang, a mais bela de ser o único com um anjo voando sobre um castelo e um rei e sua família retratada na parte inferior.





                                                             Wat Phuttanimit

Ele está localizado na aldeia de Ban Na Si Nuan, a cerca de 7 km do Sahatsakhan e 4 km de Phu Sing. Abriga num nincho  de rocha de uma imagem  antiga de Buda reclinado inclinando-se sobre o lado esquerdo, e tem cerca de 2 metros de comprimento e 25 centímetros de largura. A imagem de Buda é altamente reverenciado pela população local. Segundo a lenda, Moggallana, a principal discípulo de Buda criou esta imagem há mais de 2.000 anos atrás.
Anualmente, em abril, os fiéis fazem uma uma cerimônia de banho para celebrar a imagem de Buda. Além disso, o templo tem um Ubosot de madeira aberta, da qual as janelas, portas e tetos são lindamente esculpidas em três dimensões que retratam a vida do Senhor Buda

2 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro Amigo António Cambeta!
Adorei conhecer a Província de Kalasin!
Caloroso abraço! Saudações viajantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

Graça Sampaio disse...

Que belas paisagens nos tem dado a conhecer, amigo Cambeta! Tenho visto e tenho gostado mas nem sempre comento - peço desculpa. Que bela publicidade tem feito a esse seu país dos coração!

Beijinho