o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 27

PROVÍNCIA DE YASOTHON - TAILANDIA






 

 
Yasothon ยโสธร é uma das províncias (changwat) do nordeste da Tailândia , situada nas margens do Rio Chi .  A província foi criada pelo Conselho Revolucionário do Marechal de Campo Thanom Kittikachorn , de acordo com o seu Anúncio n º 70 , que entrou em vigor a partir de 3 de março de 1972.
Províncias vizinhas são  Mukdahan , Amnat Charoen , Ubon Ratchathani , Sisaket e Roi Et .
A província foi criada em 01 de março de 1972, quando foi dividida a partir da província de Ubon Ratchathani.
Reza a lenda que o fundador da cidade foi um leão que saiu da floresta e terá escolhido este local onde hohe se situa a cidade de Yasothon, dai a cidade se ter chamado Ban Shing Tha, ou seja Caso do leão de Impor.
Esta cidade é muito conhecida pelo seu festival de lançamento de foguetes
O festival de foguetes Foguete งาน ประเพณี บุญ บั้งไฟ) - é um festival de grande diversão é realizada durante toda segunda semana do mês de maio, no Park Phaya Taen, com o objetivo inicial para aumentar a harmonia em cada equipe.  Os residentes de Yasothon  também acreditam que o festival irá agradar os deuses e aos espíritos sagrados que farão que chova para que as terras sejam produtivas.
Cada foguete se juntar à celebração será decorado lindamente com os padrões tradicionais tailandeses na cor ouro.
Diz-se que os fabricantes de foguetes passam meses na escolha do padrão antes de colar com o foguete. A cabeça do foguete será decorado de forma diferente, mas a figura mais popular é naga pulverização de água.
 
 

 
O selo provincial apresenta dois leões míticos, chamados de Singh, de frente para o chedi (cúpula) Phra That A-Non, numa de devoção para com o Buda Gautama, no templo Wat Maha  na cidade de Yasothon.
Na parte inferior do selo está uma flor de lótus ( Nymphaea lotus ),  o lótus é a flor províncial bem como da província de Ubon Ratchathani, da qual Yasothon fazia parte até 1972.


                                       A cidade de Yasothon dista 535.8 Kms de Bangkok

O articulista por lá andou por duas vezes a convite de uma vizinho em Bangkok, natural de Yasothon, mas para estar presente numa fets familiar, não tendo vistado a cidade.




A Tailândia e de acordo com o folclore popular do Nordeste, os deuses só enviarão chuva se eles estiverem de bom humor,  a razão  é queYasothon hospeda o Bun Bang Fai ou  Festival dos Foguetes a cada ano. Festividade esta que se realiza entre os dias 08-10 maio no Parque  Phaya Thaen  no distrito de Muang,  os moradores construiem foguetes caseiros usando hastes de bambu ou canos com cerca de 25 quilos de pólvora. Agricultores dispararam os foguetes, geralmente com dez metros de comprimento, para acordar os deuses e pedir chuva abundante e colheita abundante



Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Curiosa esta versão de Woodstock
Aquele abraço!!