o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 13

PROVÍNCIA DE LUMPHUN - TAILÂNDIA








 


 
Lamphun ลำพูน, pronunciado  é uma das províncias (changwat) no norte  da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Chiang Mai , Lampang e Tak .
Lamphun está localizado no vale do rio do Rio Ping . . Está rodeado por cadeias montanhosas, com a Faixa de Thanon Thong Chai.
 
 
 
Sob seu antigo nome de Haripunchai , Lamphun foi a cidade mais setentrional do reino de seg, no período do reino de Dvaravati, e também o último a cair para o povo tailandês. Nos finais do século XII  sofreu um forte por parte das tropas Khmers, mas náo se rendeu. No entanto em 1281 o rei Mengrai de Lanna finalmente tomaram a cidade, pasando toda essa área a fazer parte de seu reino.

No século XVI aquando da expansão dos birmaneses, Lamphun também estave sob controle da birmània durante dois séculos. 
 
No século XVIII, com a ascensão de Thonburi e Bangkok e as guerras travadas contra a Birmânia , os líderes locais a partir de Lampang concordaram em ser seus aliados.  Lamphun ficava assim e finalmente  livre dos birmaneses, passando a ser e governada porum parente do líder de Lampang, ganhando status de vassalo de Bangkok. 
 
Eventualmente, após a reforma administrativa do governo em Bangkok, nos  finais do século XIX, Lamphun passou a ser uma  província, do Sião. 





 O selo provincial apresenta o Wat Phra That Haripunchai, que já era o principal templo da cidade durante a época Seg em Lamphun
 

 

 

                                        A cidade de Lumphun dista 670 Kms de Bangkok


Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A província se subdivide em 8 distrtos (amphoe). Estes distritos se subdividem em 51 subdistritos(tambon) e 551 aldeias (muban).

  1. Mueang Lamphun
  2. Mae Tha
  3. Ban Hong
  4. Li
  1. Thung Hua Chang
  2. Pa Sang
  3. Ban Thi
  4. Wiang Nong Long

 

O articulista conhece bem a cidade de Lumphun, a qual tem visitado frequentemente, desde longa data
 

O articulista junto à estátua da Rainha Jamadevi
 
 Rainha Jamadevi (tailandês: พระนาง จาม เทวี) (Pali: Camadevi), também conhecido como Nang Chamthewi de Hariphunchai, Channa Devi ou Channadevi (cerca de 750).
 
Hariphunchai era um reino milhares de anos atrás, atualmente conhecido como o norte da Tailândia. Sua capital também era chamada na época como Hariphunchai,  hoje  conhecida como a província de Lamphun. Cinco eremitas construiram o reino de Hariphunchai, estes cinco eremitas estava procurando um bom candidato para liderar o seu reino e decidiram escolher a princesa de Lavo (Queen Jamadhevi), para o efeito  enviaram um convite para o Rei do Lavo, que consultou o eremeita Sutoktanta de Lavo. Conhecendo bem a Rainha Jamadhevi, o eremita a recomendou  para tão alto cargo. A Rainha Jamadhevi fez sua própria decisão e decidiu aceitar a oferta. Assim, a princesa de Lavo se tornou conhecida como a rainha Jamadhevi, a primeira líder de Haripunchai .Ela nasceu como a princesa de Lavo, atualmente conhecida como província de Lopburi, no centro da Tailândia.
Foi a primeira governante do reino de Mon Hariphunchai (Pali: Haripunjaya). Ela deu à luz gêmeos, um dos quais lhe  sucedeu como governante de Lamphun (ie Haripunchai), enquanto o outro tornou-se governante de Lampang.

A estátua desta rainha encontra-se no parque público Nong Dok, onde é muito venerada. 
 

 
Hariphunchai (ou Haribhunjaya) (Pali: Haripunjaya) era um reino Mon, no norte da atual Tailândia, nos séculos antes da Thais se terem mudado  para a área. Sua capital era a Lamphun, que na época também foi chamado Hariphunchai. Em 1292 a cidade foi sitiada e capturada pelo reino tailandês de Lanna.


                                  O articulista à entrada do Wat Phra That Hariphunchai
 
O Wat Phra That Hariphunchai (tailandês: วัด พระ ธาตุ หริ ภุ ชัย ) é um templo budista ( wat ), em Lamphun, as origens deste  templo data do século XI, mas o stupa central remonta ao  século IX .
História
 As origens do Wat Phra That  remotam ao ano de 897, quando o então rei de Hariphunchai disse ter construído uma estupa (agora o stupa central) para colocar nela um bocado do cabelo de Buda.  O presente composto, fundada pelo Rei Hariphunchai Rei Athitayarai, data a partir de 1044.
 O templo foi reconstruído pela primeira vez em 1443 pelo rei Tilokaraja de Lanna, reino Chiang Mai. Em forma de pirâmide Chedi Suwanna do templo foi construído em 1418. Na década de 1930 renovação do templo foram efectudas pelo monge  Khru Sriwichai.



 


       O articulista junto à imagem do lord deitado no mosteiro Phra That Hariphunchai

 
O articulista no mosteiro Phra That Hariphunchai 
 
 
 
Além deste bonito e mui venerado mosteiro, a cidade de Lumphun pouco mais tem de interesse tem para ser visitado, a não ser o Museu Nacional Hariphunchai.
 
Este museu se situa defronte do Wat Phra Hariphunchai onde exposições incluem o desenvolvimento histórico e peças arqueológicas encontradas em Lamphun. Estes incluem esqueletos humanos pré-históricos e objetos de artes do Dvaravati, Hariphunchai, Lanna e períodos Rattanakosin
 
Este museu  dedica  uma coleção de pedras com inscrições em seg e Lanna. Outra mostra utensílios antigos, artes indígenas Lanna e esculturas.
 
Museu este que o articulista visitou e ficou encantado com tudo o que lhe foi dado a ver.

Nenhum comentário: