o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, novembro 5

PROVÍNCIA DE CHAIYAPHUN - TAILÂNDIA











Chaiyaphum (tailandês: ชัยภูมิ,  é uma das províncias do Nordeste (changwat) da Tailândia. Províncias vizinhas são (horário do norte), Khon Kaen, Nakhon Ratchasima, Lopburi e Phetchabun.
 
A palavra Chaiya origina da palavra sânscrita que significa  Jaya Vitória, e a palavra  Phum significa terra. Daí o nome da província, literalmente, significa Terra de Vitória.



História

 A história da cidade de Chaiyaphum remonta ao Império Khmer , no século XII , quando era uma pequena cidade na rota de Angkor para Prasat Singh ( província de Kanchanaburi ).
Em 1817 a área foi colonizada por Laocianos liderados por Nai Lae, um funcionário do rei Anouvong de Vientiane, que era um estado tributário da monarquia tailandesa. Eles se estabeleceram em Baan Nam Khun Nong E Chan na província de Nakhon Ratchasima, mas logo abandonada em favor de Ban Luang (hoje cidade de Chaiyaphum). Em 1826 Anouvong se rebelou contra o rei tailandês Rama III, buscando conquistar a total independência independência. Nai Lae, até então feito um Chao Praya pelo monarca tailandês, com o apoio das tropas siameses.
Chao Phaya Lae foi morto defendendo sua cidade contra o exército de Anouvong, mas foi totalmente derrotado pelas forças tailandesas semanas mais tarde e Anouong levado acorrentado para Bangkok. Rei Rama III lembrado Chao Phraya Lae por sua lealdade e concedeu-lhe o título de  Phraya Phakdi Chumpon. Ele ainda é um herói local e sua estátua se tornou um símbolo da província.
A maioria das pessoas na província de Chaiyaphum são da etnia Lao. A primeira língua da maioria das pessoas é a linguagem Isan, um dialeto da língua Lao.



O selo provincial mostra uma bandeira triangular, um símbolo de vitória na guerra.

 



A cidade de Chaiyaphun dista de Bangkok 277.12 kms. 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A província subdivide-se em 16 distritos (amphoe). E os distritos se subdividem em 124 subdistritos (tambon) e 1393 aldeias (muban).

  1. Mueang Chaiyaphum
  2. Ban Khwao
  3. Khon Sawan
  4. Kaset Sombun
  5. Nong Bua Daeng
  6. Chatturat
  7. Bamnet Narong
  8. Nong Bua Rawe
  1. Thep Sathit
  2. Phu Khiao
  3. Ban Thaen
  4. Kaeng Khro
  5. Khon San
  6. Phakdi Chumphon
  7. Noen Sa-nga
  8. Sap Yai


 

O Parque Nacional Tat Ton está localizado 23 km a norte da cidade Chaiyaphum no distriito de Mueang Chaaphum. A área do parque é de 217 quilômetros quadrados. 

 




No dia 31 de dezembro de 1980, Ton Tat foi designado o 23o, Parque Nacional da Tailândia
Uma das atrações mais popular do parque é a cascata de Ton Tat, com 6 metros de altura , mas em expansão para 50 metros de largura , durante os meses da estação chuvosa de maio a outubro .  A cascata deTat Fa , com cerca de 90 metros
de comprimento, é mais parecido com uma lâmina de água natural. Outras cascatas no parque incluem Kaeng Huai Chan, Pha Eang , Pha Nit , Tam Aqui e Tat Bong .

Flora e fauna
As florestas do parque são Dipterocarpus (incluindo Dipterocarpus tuberculatus e Dipterocarpus obtusifolius ) e verdes secos. Outras espécies incluem shorea obtusa, shorea Siamensis e pterocarpus macrocarpus .
Espécies animais incluem veados, porcos selvagens , mangusto e lebres siamesas. 





Prang Ku, um pequeno parque com algumas ruínas Khmer antigas. No interior do recinto encontra-se  uma imagem de Buda do período Dvaravati. O Rei Chaiworaman Vll, o último grande rei do Império Khmer, ordenou que fosse  construido durante os anos 782-1220. Considerado pelos locais  como um lugar sagrado, um festival é realizado no local em meados de abril de cada ano.


 
O Monumento Phraya Phakdi Chumphon foi construído pelo povo de Chaiyaphum em 1975 em homenagem ao fundador da cidade.



 



Pa Ngam Chan Hin Daeng é um grande terraço de pedra com muitas pedras em formas bizarras. Chan Daeng (Dracaena Loureiri Gagnep) árvores distintas e únicas que crescem em uma grande pedra.




Mo Khao Hin é um planalto de grandes pedras espalhadas em formas estranhas e raras semelhantes aos cogumelos, barcos, elefantes, tartarugas e chedis. Além disso, há grandes colunas de pedra que revestem-se.

Muito interessante esta bela província, a qual o articulista visitou faz alguns anos, e por azar, na altura a máquina fotografica avariou, ainda eram daquelas que se usavam rolos, e como tal ficou sem foto alguma. Muitas vezes tem passado por esta província, e lá voltará um dia com mais vagar e poder visitar todos estes encantadores locais.

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

A maior parte das províncias que aqui apresenta nem de nome conhecia.
Aquele abraço!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Ao longo de mais de 40 anos que visitou a Tailândia tive o previlégio de percorrer todo o país e estando em todas das suas 77 províncias.
Abraço amigo