o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 21

PROVÍNCIA DE NARATHIWAT - TAILÂNDIA









Narathiwat นราธิวาส) é uma das  províncias (changwat) do sul da Tailândia .. Províncias vizinhas são (de oeste no sentido dos ponteiros do relógio) Yala e Patani.   Ao sul faz fronteira com a Malásia estado de Kelantan . A linha ferroviária do Sul termina nesta província que é um dos país que faz fronteira com cinco províncias Malásia.  O nome da província significa "residência de pessoas boas" .  A província possui uma variedade de culturas, bem como recursos naturais, e é relativamente fértil. Narathiwat está localizado a cerca de 1.140 quilômetros ao sul de Bangkok e ocupa uma área de 4.475 quilômetros quadrados.


 
O selo provincial apresenta
um barco à vela com um elefante branco  na vela. O elefante branco. um símbolo real, comemora o elefante branco Phra Sri Nararat Rajakarini que foi capturado nesta província e ofertado ao rei.


 
A cidade de Narathiwat dista 1 137,6 Kms de Bangkok, porém o articulista não esteve nesta cidade, mas sim em Sungai Kolok que dista de Bangkok 1 205 Kms.




http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2011/01/minhas-viagens-bangkok-sungai-kolok.html
O nome original de Narathiwat é Menara ( Jawi : منارا), significa uma "torre" em malaio .  O nome foi  mudado para Bang Nara (บาง นรา) em tailandês. E finalmente alterada para Narathiwat pelo rei Rama VI , em 1915. "Narathiwat", do sânscrito (Nara + adhivāsa), significa  a residência de pessoas sábias.
Historicamente Narathiwat foi a parte do semi-independente  Sultanato Malaio de Patani , em homenagem aos reinos tailandeses de Sukhothai e ao reino siamês de Ayuthia. Depois da queda de Ayutthaya  em 1767, o Sultanato de Patani ganhou a independência total, mas, volvidos 20 anos e esse território passou a ser controlado pelos tailandeses na pessoa  do rei Rama I,
Em 1909, Narathiwat foi totalmente integrado no reino do  Sião, em virtude de um tratado  anglo-siamês negociado com o Império Britânico  Junto com Yala, Narathiwat era então parte da monthon Pattani.
Um pequeno mas ativo movimento separatista , que depois de estar dormente por muitos anos, recomeçou em 2004 a afetuar ataques terrorista em toda a região sul, como tal um local não aconselhavel a ser visitado, devido à insegurança.
Narathiwat é uma das quatro províncias tailandesas que sua população é marioritariamente  muçulmana, 82% e apenas 17,9% são budistas. Além disso 80,4% falam o malaio Patani como sua primeira língua. Os nativos de  Narathiwat a sua etnia e cultura é muito semelhante à dos malaios de Kelantan, na Malásia.

 

Divisão Administrativa

Narathiwat se subdivide em 13 distritos (amphoe), estes se  subdividem em 77 subdistritos (tambon) e 551 aldeias (muban).
MapNumberNameThaiMalay
Amphoe Narathiwat.png
1Mueang NarathiwatเมืองนราธิวาสMenara
2Tak BaiตากใบTaba
3BachoบาเจาะBahcok
4Yi-ngoยี่งอJeringo
5Ra-ngaeระแงะLegeh
6RuesoรือเสาะRuso, Jaba
7Si SakhonศรีสาครSaka, Kula Kaway
8Waengแว้งRaweang
9Sukhirinสุคิริน
10Su-ngai Kolokสุไหงโก-ลกSungai Golok
11Su-ngai PadiสุไหงปาดีSungai Padi
12ChanaeจะแนะSene
13Cho-airongเจาะไอร้อง?

 

 Após 26 horas de viagem num combóio expresso o articulista e sua esposa desembarcaram na estação de Sungai Kolok.
Foi a única vez que o articulista esteve na província de Narathiwat, maquela altura, ano de 2000 ainda havia paz na província.
A ida a Sungai Kolok tinha a finalidade de o articulista se deslocar à Malásia, cidade de Kota Barum afim de solicitar um visto de permanência, mas foi uma viagem bem atribulada e nada conseguiu, aliás nem chegou a ir a essa cidade, no regresso a Bangkok foi outra aventura, o avião que fazia a viagem entre Narathiwat tinha já saído, obrigando o articulista a deslocar-se à cidade de Hat Yai, onde ali seguiu de avião para Bangkok.
 

 





A fronteira que o articulista atravessou para entrar na Malásia, uma história com muitos percauços no meio, e nada resolveu o que o levou à Malásia.
 
O articulista tirou algumas fotos, fotos essas que não consegue encontrar, por mais que as procure.

Nenhum comentário: