Phatthalung พัทลุง) é um dos sulistas províncias (changwat) da Tailândia. Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relóg) Nakhon Si Thammarat, Songkhla, Satun e Trang.
Ocupa uma área de 3 424,5 Kms2 a árvore provincial, bem como a flor é a Shorea Doce ( Shorea roxburghii ).
Phatthalung era anteriormente conhecida como Mardelong ( Jawi : مردلوڠ) em malaio, especialmente durante a época em que a região esteve sob influência malaio - muçulmana.
Durante o reinado do Rei Ramathibodi eu do reino Ayutthaya , no século XIV Phatthalung se tornou uma das doze cidades reais. No final do século XVIII o Rei Rama I apresentou a cidade para o Ministério da Defesa, que era responsável por todas as províncias do sul. Durante a reforma administrativa efectuada pelo Rei Chulalongkorn, Phatthalung se tornou parte da Nakhon Si Thammarat monthon
Quando houve uma reforma da administração no reinado do rei Rama V, a prefeitura manteve-se em Nakhon Si Thammarat prefeitura até 1924, quando o rei Rama VI mudou a cidade para Tambol Khuha Sawan, onde tem sido desde então. Após a abolição do sistema de prefeitura em 1933, Phatthalung se tornou uma provincia.
O selo provincial apresenta a montanha de Phu Khao Ok Thalu e é o símbolo da província.
A cidade de Phattalung dista 848,9 Kms de Bangkok.
Província esta pela qual o articulista passou dezenas de vezes, porém, não passando além da estação de caminhos de ferro.
Divisão Administrativa
Phatthalung está subdivida em 11 distritos (amphoe), este se subdividem em 65 subdistritos (tambom) e 626 aldeias (muban).
A montanha de Ok Thalu, símbolo de Phatthalung
Nenhum comentário:
Postar um comentário