Songkhla สงขลา, malaio : Singgor é uma das províncias (changwat) do sul da Tailândia .
Províncias vizinhas são Satun , Phatthalung , Nakhon Si Thammarat , Pattani e
Yala . Ao sul faz fronteira com Kedah e
Perlis da Malásia .
Em contraste com
a maioria das outras províncias,
Songkhla a capital da província, não é a maior cidade da província. A
cidade muito nova de Hat Yai , com uma população de 359.813, é
consideravelmente maior, com o dobro da população de Songkhla (163.072). Isso muitas vezes leva muitas vezes ao equívoco de que Hat Yai é a capital
provincial.
Ambas as cidades
são parte da Grande Área Metropolitana Hatyai-Songkhla .
Ocupa uma área 7
393,9 Kms2 a árvore provincial é o
Sa-dao-Thiam ( Azadirachta excelsa ).
O nome Songkhla
na línguagem tailandesa significa corrupção de Singgora ( Jawi : سيڠڬورا); o seu nome original significa "a
cidade de leões 'em malaio . Refere-se a
uma montanha, perto da cidade de Songkha, que apresenta uma forma de leão.
Songkhla foi a
sede de um antigo reino malaio com forte influência Srivijayan. Nos tempos antigos (200 aC - 1400 dC),
Songkhla fazia parte da extremidade norte do Reino malaio de Langkasuka . A cidade-estado, em seguida, passou a ser
regida por Nakhon Si Thammarat ,
sofrendo graves danos durante as várias tentativas para conquistar a sua
independência.
Escavações
arqueológicas no istmo entre o lago Songkhla e o mar revelam que no século
X e até ao século XIV essa era uma grande área
urbanizada, e um centro de comércio marítimo internacional, em particular com
transações comerciais com a cidade de Quanzhou - China.
Pensa-se que o
antigo nome foi pesquecido ou perdido, o
nome provindo do sânscrito era
Singhapura ("Lion City"). O
nome vernáculo curto era Satingpra, vindo do Mon-Khmer picada / steng / stang
(que significa "rio") e da pura sânscrito ("cidade").
Desde o século
XVIII, Songkla está totalmente integrada como província da Tailaândia.
Na residência da
família Songkhla, agora usado como o Museu Nacional de Songkhla No século
XVIII, muitos imigrantes chineses, especialmente vindos de Guangdong e Fujian ,
vieram para a província. Rapidamente crescente de riqueza económica, um deles
venceu a licitação para a grande fazenda
da província em 1769, que institui a Songkhla Na, família muita rica e
muito influente. Em 1777 a família
também ganhou o poder político, quando o governador, já de idade avançada foi demitido e Luang
Inthakhiri (Yiang, nome chinês Wu Rang (呉譲) se tornou o novo
governador.
Em 1909, Songkhla
foi formalmente anexada pel reino do Sião como parte do Tratado anglo-siamês de
1909 , negociado com o Império Britânico .
Songkhla foi palco de intensos combates quando o Exército Imperial
Japonês invadiu a Tailândia em 8 de Dezembro de 1941 e muitas zonas da cidade foram destruídas.
Songkhla
inicialmente não foi afetada pelo recente surto de separatismo de Pattani, que
começou em 2004. No entanto, os
atentados bombistas em 2005 e 2007 criaram um estado de medo e de insurgência,
com receio que esses ataques bombistas
se espalhasem igualmente pela província de Songkhla . Os distritos de
Chana e Thepha limítrofes a Pattani têm estado sob lei marcial desde 2005.
Guerilhas essas
que se mantêm bem activas até aos dias de hoje.
O selo procincial
apresenta uma concha branca numa bandeja com decorações de vidro. A origem da
concha é claro, mas a interpretação mais amplamente adotada é que era uma
decoração do blusão do príncipe de
Songkhla.
A cidade de Songkhla dista 660 Kms de Bangkok
Divisão Administrativa
Songkhla subdivide-se em 16 distritos (amphoe) estes se subdividem 127 subdistritos (tambon) e 987 aldeias (muban).
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A famosa estátua da sereia
em Laem Samila pode ser vista na praia do Cabo
Samila, a praia mais popular na província.
A maior ponte
sobre o lago. Ponte Tinsulanond. Songkhla é chamado de ponte para a Ponte Tin
ou Ponte Pa Prem Prem. Esta é outra das atrações construídas no Songkhla
O
articulista perto da estação de caminhos de ferro em Hat Yai
A primeira vez que o articulista se deslocou ao sul da Tailândia, faz já imensos anos, e foi uma daquelas viagens para esquecer.
Através de
um cunhado sob que muitos estrangeiros iam até à cidade de Sungai Kolok na
província de Narathiwat, deslocando-se à cidade malaia de Kota Baharu onde
podiam optet visto turistico para poderem permanecer na Tailândia por mais três
meses.
O
articulista e sua esposa meterem-se no combóio e seguiram para a cidade de
Sungai Kolok, passando por Hat Yai, a viagem durou 26 horas, chegados a Sungai
Kolok, alugamos duas motos táxi que nos levou até à fronteira, e ai se verificou
que a minha esposa não tinha trazido o passaporte, mas de qualquer das formas os
serviços de migração a deixaram passar no lado tailandes.
Na parte
malaia os serviços de migração permitiram que ela entrasse na Malásia, deixando
com eles o seu BI, porém não se podia descolar para além de um raio de 20 kms,
como a cidade de Kota Baharu ficava ainda bem mais longe, e junto à fronteira
nada de interessante havia para ser visto, regressamos à Tailàndia, ai começaram
as confusões, a funcinária dos serviços de migração náo encontravam o BI de
minha esposa, visto a funcionária que a tinha atendido já ter saído de serviço,
e ali ficamos mais de uma hora até que o BI foi encontrado.
Alugamos um
triciclo e fomos para a cidade de Sungai Kolok, o condutor nos avisou que o
combóio para Bangkok já tinha saído e só haveria nova viagem no dia
seguinte.
Dirigimo-nos a uma agência de viagens que nos informou
que o avião que fazia as viagens entre Narathiwat já tinha partido, só nos
restava duas hipóteses, ou ficar em Sungai Kolok, onde não havia um hotel em
condições, mas sim algumas vilas de terceira classe, ou teríamos que nos
descolar a Hat Yai e ai apanhar um avião que nos levasse a
Bangkok.
Preferimos
a última ideia, uma carrinha sairia dentro de momentos para Hat Yai, e assim
foi. Chegados a Hat Yai solicitamos ao condutor para nos deixar no aeroporto,
eles logo informou que para tal teríamos que pagar mais 40 baths.
Já no
aeroporto não conseguimos adquirir bilhete algum de avião para Bangkok, todas as
viagens para esse dia estavam esgotadas, por muita insestência do articulista
conseguimos na Thai airways adquirir dois bilhetes, mas em primeira classe, os
únicos dísponiveis para o dia seguinte.
Depois, alugamos uma viatura para nos levar até à cidade e ai encontramos um hotel onde passamos a noite, foi difícil mas consegimos ficar no Hat Yai hotel, no dia seguinte, depois de tantos aborrecimentos regressamos então a Bangkok.
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