o mar do poeta

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terça-feira, novembro 26

PROVÍNCIA DE SONGKHLA - TAILÂNDIA







 

 
Songkhla สงขลา, malaio : Singgor é uma das  províncias (changwat) do sul da Tailândia . Províncias vizinhas são Satun , Phatthalung , Nakhon Si Thammarat , Pattani e Yala .  Ao sul faz fronteira com Kedah e Perlis da Malásia .
Em contraste com a maioria das outras províncias,  Songkhla a capital da província, não é a maior cidade da província. A cidade muito nova de Hat Yai , com uma população de 359.813, é consideravelmente maior, com o dobro da população de Songkhla (163.072).  Isso muitas vezes leva muitas vezes  ao equívoco de que Hat Yai é a capital provincial.
Ambas as cidades são parte da Grande Área Metropolitana Hatyai-Songkhla .
Ocupa uma área 7 393,9 Kms2  a árvore provincial é o Sa-dao-Thiam ( Azadirachta excelsa ).
O nome Songkhla na línguagem tailandesa significa corrupção de Singgora ( Jawi : سيڠڬورا); o seu nome original significa "a cidade de leões 'em malaio .  Refere-se a uma montanha, perto da cidade de Songkha, que apresenta uma forma de leão. 
Songkhla foi a sede de um antigo reino malaio com forte influência Srivijayan.  Nos tempos antigos (200 aC - 1400 dC), Songkhla fazia parte da extremidade norte do Reino malaio de Langkasuka .  A cidade-estado, em seguida, passou a ser regida por  Nakhon Si Thammarat , sofrendo graves danos durante as várias tentativas para conquistar a sua independência.
Escavações arqueológicas no istmo entre o lago Songkhla e o mar revelam que no século X  e até ao  século XIV essa era uma grande área urbanizada, e um centro de comércio marítimo internacional, em particular com transações comerciais com a cidade de Quanzhou - China.
Pensa-se que o antigo nome foi pesquecido ou perdido,  o nome provindo do sânscrito   era Singhapura ("Lion City").  O nome vernáculo curto era Satingpra, vindo do Mon-Khmer picada / steng / stang (que significa "rio") e da pura sânscrito ("cidade").
Desde o século XVIII, Songkla está totalmente integrada como província da Tailaândia.
Na residência da família Songkhla, agora usado como o Museu Nacional de Songkhla No século XVIII, muitos imigrantes chineses, especialmente vindos de Guangdong e Fujian , vieram para a província. Rapidamente crescente de riqueza económica, um deles venceu a licitação para a grande fazenda  da província em 1769, que institui a Songkhla Na, família muita rica e muito  influente. Em 1777 a família também ganhou o poder político, quando o governador, já  de idade avançada foi demitido e Luang Inthakhiri (Yiang, nome chinês Wu Rang (呉譲) se tornou o novo governador.
Em 1909, Songkhla foi formalmente anexada pel reino do Sião como parte do Tratado anglo-siamês de 1909 , negociado com o Império Britânico .  Songkhla foi palco de intensos combates quando o Exército Imperial Japonês invadiu a Tailândia em 8 de Dezembro de 1941 e muitas zonas  da cidade foram destruídas.
Songkhla inicialmente não foi afetada pelo recente surto de separatismo de Pattani, que começou em 2004.  No entanto, os atentados bombistas em 2005 e 2007 criaram um estado de medo e de insurgência, com receio que esses ataques bombistas  se espalhasem igualmente pela província de Songkhla . Os distritos de Chana e Thepha limítrofes a Pattani têm estado sob lei marcial desde 2005.
Guerilhas essas que se mantêm bem activas até aos dias de hoje.
 
 


O selo procincial apresenta uma concha branca numa bandeja com decorações de vidro. A origem da concha é claro, mas a interpretação mais amplamente adotada é que era uma decoração  do blusão do príncipe de Songkhla.


A  cidade de Songkhla dista 660 Kms de Bangkok
 
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

Songkhla  subdivide-se em 16 distritos (amphoe) estes se subdividem 127 subdistritos (tambon) e 987 aldeias (muban).



  1. Mueang Songkhla (Malay: Singgora)
  2. Sathing Phra
  3. Chana (Malay: Chenok)
  4. Na Thawi (Malay: Nawi)
  5. Thepha (Malay: Tiba)
  6. Saba Yoi (Malay: Sebayu)
  7. Ranot (Malay: Renut)
  8. Krasae Sin
  1. Rattaphum
  2. Sadao (Malay: Sendawa)
  3. Hat Yai
  4. Na Mom
  5. Khuan Niang
  6. Bang Klam
  7. Singhanakhon
  8. Khlong Hoi Khong

 
 Vila de pesscadores em Songkhla, o articulista tirou imensas fotos do local, bem como dos belos jardins da cidade, procurando por eleas as não encontra.


 

 
A famosa estátua da sereia em Laem Samila pode ser vista na praia do Cabo Samila, a praia mais popular na província.

 
                       O articulista nos jardins da universidade Prince of Songkhla

 
A maior ponte sobre o lago. Ponte Tinsulanond. Songkhla é chamado de ponte para a Ponte Tin ou Ponte Pa Prem Prem. Esta é outra das atrações construídas no Songkhla





O articulista perto da estação de caminhos de ferro em Hat Yai



A primeira vez que o articulista se deslocou ao sul da Tailândia, faz já imensos anos, e foi uma daquelas viagens para esquecer.

Através de um cunhado sob que muitos estrangeiros iam até à cidade de Sungai Kolok na província de Narathiwat, deslocando-se à cidade malaia de Kota Baharu onde podiam optet visto turistico para poderem permanecer na Tailândia por mais três meses.

O articulista e sua esposa meterem-se no combóio e seguiram para a cidade de Sungai Kolok, passando por Hat Yai, a viagem durou 26 horas, chegados a Sungai Kolok, alugamos duas motos táxi que nos levou até à fronteira, e ai se verificou que a minha esposa não tinha trazido o passaporte, mas de qualquer das formas os serviços de migração a deixaram passar no lado tailandes.

Na parte malaia os serviços de migração permitiram que ela entrasse na Malásia, deixando com eles o seu BI, porém não se podia descolar para além de um raio de 20 kms, como a cidade de Kota Baharu ficava ainda bem mais longe, e junto à fronteira nada de interessante havia para ser visto, regressamos à Tailàndia, ai começaram as confusões, a funcinária dos serviços de migração náo encontravam o BI de minha esposa, visto a funcionária que a tinha atendido já ter saído de serviço, e ali ficamos mais de uma hora até que o BI foi encontrado.

Alugamos um triciclo e fomos para a cidade de Sungai Kolok, o condutor nos avisou que o combóio para Bangkok já tinha saído e só haveria nova viagem no dia seguinte.

Dirigimo-nos a uma agência de viagens que nos informou que o avião que fazia as viagens entre Narathiwat já tinha partido, só nos restava duas hipóteses, ou ficar em Sungai Kolok, onde não havia um hotel em condições, mas sim algumas vilas de terceira classe, ou teríamos que nos descolar a Hat Yai e ai apanhar um avião que nos levasse a Bangkok.

Preferimos a última ideia, uma carrinha sairia dentro de momentos para Hat Yai, e assim foi. Chegados a Hat Yai solicitamos ao condutor para nos deixar no aeroporto, eles logo informou que para tal teríamos que pagar mais 40 baths.

Já no aeroporto não conseguimos adquirir bilhete algum de avião para Bangkok, todas as viagens para esse dia estavam esgotadas, por muita insestência do articulista conseguimos na Thai airways adquirir dois bilhetes, mas em primeira classe, os únicos dísponiveis para o dia seguinte.


Depois, alugamos uma viatura para nos levar até à cidade e ai encontramos um hotel onde passamos a noite, foi difícil mas consegimos ficar no Hat Yai hotel, no dia seguinte, depois de tantos aborrecimentos regressamos então a Bangkok.


De outra vez ao desembarcar do combóio na estação de Hat Yai, o articulista, cheio de sono e transportando duas malas, ao tentar descer as escadas, desequilibrou-se e foi para no meio da gare, ficando com a mão e pulso direito bem mal tratado, como dali a uma hora e poucos seguiria para a cidade de Penang na Malásia, não se deslocou ao hospital para ser tratado, só o fazendo volvidos três, no regresso a Hat Yai.

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