o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, novembro 23

PROVINCIA DE PHRAE - TAILÂNDIA










 
Phrae แพร่; é uma das províncias (changwat) do  norte da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relógio) Phayao, Nan, Uttaradit, Sukhothai e Lampang .
Phrae está localizado no vale do rio Yom. A faixa de Phi Pan  de Nam atravessa a província de norte a sul, a oeste e a Faixa de Phlueng no leste.
Ocupa uma área de 6 538,6 Kms2 a flor provincial e árvore é a Almondwood birmanês (Chukrasia tabularis).
A história de Phrae remonta ao reino de Haripunchai. Tornou-se parte do reino de Lannathai  em 1443, quando o rei Tilokaraj estava em uma expedição para capturar Nan.


Segundo a lenda das duas cidades de Phrae e Nan antes eram governado por irmãos. Quando eles se reuniram para dividir as terras entre eles o de Phrae montou em um cavalo, o de Nan em um búfalo para o ponto de encontro no topo de uma montanha. Daí Phrae usa um cavalo em seu selo provincial, enquanto Nan usa um búfalo.
Quando o governo provincial propôs o selo em 1940, o Fine Arts Department sugeriu a adição de um edifício histórico para o selo, além do cavalo, assim ele tem agora a stupa de Phra Tat Cho Hae na parte traseira do cavalo.

 
A cidade de Phrae dista 551.5 Kms de Bangkok
 
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A provincia  subdivide-se em 8 distritos (amphoe), estes se subdividem em 78 subdistritos (tambon) e 645 aldeias (muban).

  1. Mueang Phrae
  2. Rong Kwang
  3. Long
  4. Sung Men


Phraya Chaiyabun Memorial (อนุสาวรีย์ พระยา ไชย บูรณ์)  foi governador da cidade, durante os anos de 1897-1902, ele foi morto por se rebelar contra os homens da tribo  Shan, quando ele se recusou a ceder-lhes a cidade. Após a rebelião foi retomada pelas tropas do governo, o rei Rama V ordenou um memorial erguido em sua honra.


O articulista esteve por quatro vezes na cidade de Phrae, no mês de fevereiro de 2012, quando esteve de visita à provincia de Nan, mas não visitou a visitou a cidade de Phare.




O Wat Phra That Cho Hae  foi cosntruído durante o reinado do Rei LiThai no século XIV.
O Chedi em estilo  Chiang Saen  banhado a ouro, construído para consagrar uma relíquia, madeixas do cabelo de Buda, mede  33 metros de altura com  10 metros de largura.
Este antigo mosteiro é o símbolo da província e é muito venerado pelos fiéis.

Um comentário:

São disse...

Nem imagina como eu gostaria de conhecer o Oriente!!

Bom final de semana


São mesmo precisas as abstrusas letras? É a quarta tentativa...