o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 7

PROVÍNCIA DE CHIANG MAI - TAILÂNDIA










 Chiang Mai ( Tailândia : เชียงใหม่  por vezes escrito como " Chiengmai " ou " Chiang Mai ", é o maior e a mais importante culturalmente cidade no norte da Tailândia, também conhecida como Rose City.

 
 
É a capital da província de Chiang Mai, e a antiga capital do reino de Lanna (1296-1768) e foi o reino afluente do Chiang Mai a partir de 1774 até 1939. O rio Ping banha a cidade de Chiang Mai, um importante afluente do rio Chao Phraya. Chiang Mai significa " cidade nova ", e foi assim chamado porque era a nova capital, fundada em 1296 , sucedendo Chiang Rai (fundado em 1262 ), na capital do reino de Lanna.

Nos últimos anos, Chiang Mai tornou-se uma cidade cada vez mais moderna e vem atraindo mais de 5 milhões de visitantes por ano, dos quais entre 1,4 milhão e 2 milhões são turistas estrangeiros.

Importância histórica de Chiang Mai é derivado de sua proximidade com o rio Ping e principais rotas comerciais.

Província esta bem conhecida do articulista, e que a tem visitado assiduamente desde os naos 70s.

 

O monumento Três Reis em frente ao antigo prédio da administração provincial (hoje a cidade de Chiang Mai Arte e Centro Cultural )  Este monumento comemora o fundador da Chiang Mai, King Mengrai de Lanna, e seus dois aliados regionais - Rei Ramkamhaeng de Sukhothai e Rei Ngam Muang de Payao - que ajudou a projetar o layout do que viria a ser chamado Nopburi Sri Nahkon Ping Chiang Mai.
 
Os Três Reis tornaram-se um símbolo de Chiang Mai . Moradores fazem oferendas em um santuário em frente à estátua, esperando serem abençoados por seus espíritos. Tudo o que resta do Wat Muang Sadoe pode ser encontrado no lado sul do centro cultural.
 
Há dois Chedi em tijolo, um dentro fundamentos do centro cultural , o outro através Intra Warorot Road, atrás de um pequeno viharn de madeira. Dentro do viharn , chamado Wat Inthakhin , encontra-se a imagem do Buda de Wat Sadoe Muang .
 
 

 
 
O pilar da cidade ( lak Muang , guardião espírito da cidade ) foi movida em 1800 pelo príncipe Kawila para sua localização atual no Wat Chedi Luang.
 
 

 

O Rei Mengrai fundou a cidade de Chiang Mai ( que significa " cidade nova" ) em 1296 no local de uma antiga cidade do povo Lawa chamada de Wiang Nopburi .  
Chiang Mai Chiang Rai sucedeu como a capital do reino de Lanna. O governante era conhecido como o Chao. A cidade foi cercada por um fosso e uma muralha defensiva, uma vez que nas proximidades Burma era uma ameaça constante, bem como os exércitos do Império Mongol que apenas décadas antes haviam conquistado Yunnan, China, e em 1292 invadiram a fronteira tailandesa Lü reino de Chiang Hung.  com o declínio do Reino Lanna, a cidade perdeu importância e foi ocupada pelos birmaneses em 1556 .  
Chiang Mai tornou-se formalmente parte do Sião em 1775 por um acordo com Chao Kavila , depois que o rei tailandês Taksin ajudou a expulsar os birmaneses. Devido aos contra-ataques birmanês, Chiang Mai foi abandonada entre os anos de 1776 a 1791.  Lampang então serviu como a capital do que restava do reino Lanna. Chiang Mai, em seguida, lentamente cresceu em importância cultural, comercial e econômica para seu status atual como a capital não oficial do norte da Tailândia.
 


 

O selo provincial apresenta um elefante branco em um pavilhão de vidro para comemorar a oferta de um tal elefante pelo rei Rama II ao governante de Chiang Mai. O pavilhão simboliza que o budismo prosperou em Chiang Mai, especialmente quando em 1477 os ensinamentos de Buda, o Tripitaka, foram revisados.


A cidade de Chiang Mai dista de Bangkok 593,18 quilometros
 



 
O articulista na ROYAL FLORA RATCHAPHRUCK 2009
 


O articulista na Cascata Mae Pan

A cascata Mac Pan situa-se a cerca de 16 quilômetros de Mae Chaem.  Possuindo mais de 100 metros de altura do penhasco, o branco da água que correm destaca-se dramaticamente contra o fundo verde da floresta circundante. Quando as águas atingem as rochas abaixo, um milhão de pequenas gotas dividim a luz em cores do arco-íris, um espectáculo digno de ser visto. 

 





 




                                             O articulista de visita ao centro Bo Sang

 Bo Sang e Sankamphaeng Villages estão entre os antigos pontos turísticos de Chiang Mai que receberam fama por seus finos produtos  - guarda-chuvas, seda e algodão tailandês. Hoje em dia esta rota é pontilhada com os centros de fabricação de talheres, escultura em madeira, cerâmica, tecelagem e igualmente bordados

 
 
 
 
 
 

                                             O articulista no  gêiser de Sankampaeng




Chiang Mai tem mais de 300 templos budistas ( chamados de " wat " em tailandês) a seguir se descrevem alguns dos mais famosos.

 


 



 Phrathat Wat Doi Suthep, templo mais famoso da cidade, fica em Doi Suthep, uma colina a noroeste da cidade. Este templo data de 1383.







 


Wat Chiang Man , o mais antigo templo em Chiang Mai, remonta ao século XIII. Rei Mengrai viveu aqui durante a construção da cidade. Este templo abriga duas figuras de Buda importantes e venerados , o mármore Phra Sila eo cristal Phra Satang Man.

 
 

Wat Phra Singh está localizado dentro das muralhas da cidade, data de 1345 e oferece um exemplo da arquitectura de estilo clássico do norte da Tailândia, abriga a imagem do Lord Buda Phra Singh, imagem muito venerada.

 
 




O Wat Chedi Luang foi fundada em 1401 e é dominado por um grande Chedi estilo Lanna , que levou muitos anos para terminar. Um terremoto danificou o Chedi no século XVI  e apenas dois terços do templo  permanece de pé. 
 


 
O Wat Ku Tao, no distrito de Chang Phuak, data de (pelo menos) do século XIII e se distingue por uma esmola stupa em forma de tigela incomum julga-se poder conter as cinzas do rei Nawrathaminsaw, primeiro governante birmanês de Chiang Mai . 




O Wat Chet Yot está localizado na periferia da cidade. Construído em 1455, o templo recebeu o oitavo Concílio Budista Mundial, em 1977.





Wiang Kum Kam está no local de uma antiga cidade na periferia sul de Chiang Mai. O Rei Mengrai viveu lá por 10 anos antes da fundação de Chiang Mai. O local inclui muitos templos em ruínas.







  
Wat Umong é um mosteiro da floresta sito e  nas colinas no oeste da cidade, perto da Universidade de Chiang Mai. O Wat U Mong é conhecido pelo jejum de Buda no final do seu longo período de jejum  antes de atingir a iluminação.


 O Wat RamPoeng ( Tapotaram ), perto do Wat U- Mong, é conhecida por seu centro de meditação (norte da Insight Meditation Center). O templo ensina a técnica tradicional vipassana e os alunos permanecem entre 10 dias a um mês meditando pelo menos 10 horas por dia. O Wat RamPoeng abriga a maior coleção de Tipitaka, o cânon completo Theravada, em vários dialetos do Norte. 



Wat Suan Dok é um templo do século XIV localizado a oeste da antiga cidade muralhada . Foi construído pelo rei por um monge reverenciado visita de Sukhothai para o retiro das chuvas . O templo é também o local da Universidade Budista Mahachulalongkorn Rajavidyalaya, onde os monges prosseguem os seus estudos. 

 


 




" Primeira Igreja " , Chiang Mai, foi fundada em 1868 pela Missão Laos do Rev. Daniel e Sra. Sophia McGilvary . Chiang Mai tem cerca de 20 igrejas cristãs  Chiang Mai é a sede da Diocese Católica Romana de Chiang Mai.




        O Templo hindu Devi Mandir serve à comunidade hindu residente em Chiang Mai.


 A Mesquita Hedaytul Islam (Baan Haw), localiza-se nas proximidades Night Bazar em Chiang Mai, é uma das maiores mesquitas da província, e também uma das sete mesquitas  em Chiang Mai.
Esta mesquita foi construída no século XIX por um grupo de chineses, seu chefe chamado Chin Ho ou Hui, vindo de Yunnan - China.  



Wat Phra That Doi Suthep (tailandês: วัด พระ ธาตุ ดอย สุ เทพ) é um templo budista Theravada na província de Chiang Mai, na Tailândia. O templo é muitas vezes referida como "Doi Suthep" embora esse nome seja realmente o nome da montanha onde se localiza. O templo está localizado a 15 quilometros da cidade de Chiang Mai e é um local sagrado para muitas pessoas tailandesas. Do templo, se pode ter vista impressionante de Chiang Mai.
A fundação original do templo permanece uma lenda e existem algumas versões variadas.

Diz-se que o templo deve ter sido fundado no ano de 1383, quando o primeiro Chedi foi construído.  Com o tempo, o templo foi ampliado, a estrada para o templo foi construído pela primeira vez em 1935.
 
                      O articulista e sua esposa junto à escadaria que dá acesso ao mosteiro


 

 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Esta já conheço!
Aquele abraço!!

Unknown disse...

Bom dia Gambeta
Que maravilhas que nos mostras e quanto deve ser agradável viajar por esses lugares.
Deves ter óptimas recordações de bons tempos por essas paragens.
Um grande abraço de amizade