o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 21

IGREJA DE SANTA CRUZ

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008


IGREJA DE SANTA CRUZ – a Herança Portuguesa em Bangkok

A igreja de Santa Cruz em Bangkok , a Igreja da Cruz Sagrada, foi construída no ano de 1770 durante o reinado do rei Taksing (1867-1782).

Abraçando as margens do rio Chao Phraya, esta antiga igreja Católica é a Herança das relações dos portugueses com o povo tailândes, que vem desde o século XVI.

Descendentes dos primeiros comerciantes portugueses, ergueram a primeira Igreja de Santa no ano de 1770, depois da queda Cruzdo reino de Ayuatthaya.

Os portugueses foram os primeiros europeus na Tailândia, chegando a Ayutthaya pouco depois de terem tomada Malaca em 1511.

No ano de 1516, Portugal assinou um tratado com a Tailândia, onde se comprometia fornecer armamento e munições, tendo por seu lado o rei do Sião concedido direitos de comércio e residência aos portugueses bem como a livre prática da sua religião católica. Tendo sido erguida a primeira igreja católica no ano de 1567 em Ayutthaya.

Depois da destruição de Ayuttaya, pelas tropas birmanesas, em 1767, os portugueses continuaram a dar suporte militar ao Rei Taksing, no sentido de expulsarem os birmaneses da Tailândia.

O fornecimento de canhões e de espingardas contribuiram significativamente para as victórias conquistadas pelas tropa do rei Taksing. Em reconhecido pelos serviços prestados pelos portugueses, o Rei Taksing ofereceu um terreno onde foi erguida uma igreja em madeira, na zona chamada Kudi. Desta forma era a igreja por vezes chamada de Wat Kudi Jeen.

Volvidos 65 anos a igreja de madeira em Kudi Jee apresentava-se muito degradada.

No ano de 1835 o Cardeal Pallegoix a mandou reconstruir e a rebaptizou passando a chamar-se Igreja da Sagrada Cruz. A presente Igreja de Santa Cruz foi de novo reconstruída em 1913, durante o reinado do Rei Rama VI ( 1910-1925). Dois arquitectos italianos famosos, Annibale Rigotti e MarioTamagno tomaram conta da obra e o resultado dessa magnífica obra está bem patente nos dias de hoje

Nenhum comentário: