o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, fevereiro 20

HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA NA TAILÂNDIA






A história da Igreja Católica cobre um período de aproximadamente dois mil anos, e relata os eventos de uma das mais antigas instituições religiosas em atividade, influindo no mundo em aspectos espirituais, religiosos, morais, políticos e sócio-culturais.











A HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA NA TAILÂNDIA


Os primeiros missionários católicos a chegarem ao Sião (Tailândia) foram os marinheiros portugueses, no século XVI, que foram enviados a Ayutthaya afim de iniciarem relações diplomáticas com o Sião.

Segundo relatos históricos, António Paiva em 1544 descreve que os portugueses estiveram em Ayutthaya, no tempo de Phra Jairaja, que lhes concedeu uma audiência abordando o tema da religião católica com o rei. O rei se converteu ao cristianismo e foi baptizado, passando a ter o nome português de D. João. Porém não existem provas plauvisas que o provém.

O primeiro missionário que mencionou o Sião foi São Francisco Xavier. Ele mencionou em quatro cartas, escritas em Sancian que o seu proposito era ira à China. São Francisco Xavier, mas ele não conseguiu ir à China nem ao Sião, devido a ter falecido no dia 3 de Dezembro de 1552.

Nada se conhece da presença de missionários, no Reino do Sião antes de 1567.

Documentos indicam que os dois primeiros missionários que chegaram ao Reino do Sião foram o Freire Jeronimo da Cruz e Sebastião da Canto, ambos dominicanos, eles chegaram a Ayutthaya em 1567.

Ficaram a residir num dos melhores locais da cidade. O freire Jeronimo da Cruz foi morto por um muslim por volta de 1568 e o freire Sebastião da Canto e mais dois novos missionários foram mortos por birmaneses no ano de 1569.

Os novos missinários Franciscanos chegaram entre 1582 e 1767.

Estes missionários exerceram o seu mister, mas esse é desconhecido pelos historiadores.

O primeiro Jesuita a chegar ao reino do Sião foi o Padre Balthasar Sequeira.

Ele chegou Ayutthaya ou Odia durante a semana sagrada no ano de 1607, o que quer dizer entre 16 e 26 de Março de 1607.

Os Jesuitas tinha as suas próprias residencias, escolas, colégios e igrejas. Os seus trabalhos eram registados por outros missionários.

Todos os missionarios referidos forma enviados para o reino do Sião sob as ordens do Padroado.
Criaram a Sagrada Congregação da Propaganda da Fé em 6 de Janeiro de 1622, que certamente foi um evento da maior importância na história da Igreja e em especial na história da missão.

A Congregação da Fé enviou três vigários apostolicos, Msgr. Francois Pallu, Msgr. Pierre Lambert de la Motte e Msgr. Ignatius Cotolendi, com a missão de difundirem a fé de Cristo China e na Indochina. Porém não poderam evitar conflitos com os portugueses que tinham o
patronado nestas regiões.

Em 22 de Agosto de 1662, Msgr. Lambert de la Motte, M. Jean De Bourges e M. Dedir, chegaram a Ayutthaya. Eles foram os primeiros missionários da nova ordem estabelecida das Missões Estrangeiras de Paris (M.E.P.).

A 27 de Janeiro de 1664 outros vigários apostólicos, Francois Pallu, M. Lanaeu, M. Haingues, M. Brindeau e seu assistente M. De Chameson Foissy chegaram ao Sião. Msgr. Lambert e Msgr. Pallu tinham a mesma opinião sobre a tolerância religiosa seria a mais prudente para poder exercer missões na Cochinchina, Tonkin e China, por esse motivo eles solicitaram a Roma que lhes fosse concedida a jurisdição sobre o Sião.

Este acto foi doloroso para com os missonários do Padroado em aceitarem os direitos de superioridade desses Páracos Apostólicos, como tal os conflitos entre o Padroado e os Páracos Apostólicos foi inevitável.

Após longo periodo de reflexão e de pedidos, Roma aprovou pela Bull Speculatores, e
a 13 de Setembro de 1674 M. Laneau foi nomeado o Apostólico Vigário do Sião. Tendo consagrado poderes a Msgr. Lambert and Msgr. Pallu.

Quando os missionários franceses chegaram a Ayutthaya em 1662, receberam as boas vindas por parte de 10 padres portugueses e espanhois que tinham fundado a comunidade cristã estimada em 2 000 fiéis.

Com a chegada de Msgr. Pallu, dois Bishops, cinco padres e um assistente leigo organizaram uma assembleia, a qual chamaram de Synod 1644 em Ayutthaya.


1. Eles planearam criar um instituto e uma congregação apostólica composta por três ordens passando a congregação a chamar-se Congregação dos Fiéis da Cruz de Jesus Cristo.


2. Eles publicaram as instruções para o apostolodo Vicars entregar à Congregação da propaganda da Fé.,e igualmente deram instruções nesse sentido aos missonários.


3. Concordam em tudo o que foi abordado no seminário.

Indubitavelmente, o crescimento da Missão no Sião era evidente durante o longo e próspero reinado do rei King Narai o Grande ( 1657-1688) que abriu o país aos estrangeiros e que lhe concedeu a liberdade de prégarem o evangelho.

O Rei Narai decidiu manter as suas amizades com a França e deixar de parte a influência holandesa.

No mesmo tempo a França influênciava parte do mundo coma sua estratégica e com a criação de missões, progredia na sua evangelização.

Em 1665, Lambert fez tornar real o programa Synod fundando o Colégio General em Ayutthaya.

Em 1669, o primeiro hospital foi criado por Lambert e supervisionado por M. Laneau. Além de Ayutthaya,os missionarios pregavam o evangelho em outros locais tais como Phitsanulok, Lopburi, Samkhok and Bangkok. No ano de 1674, tinha cerca de 600 católicos siameses. Isto aconteceu no ano em que a igreja da Imaculada Conceição era construída em Samsen, distrito de Bangkok.

Os cristãos de outras nacionalidades tais como os portugueses, Annamite, Japanese eram bem mais numerosos.

De facto os missionários vinham trabalhando desde esse período até à queda de Ayutthaya, mas os frutos da sua evangelização eram muitos pequenos.

A attitude do rei Narai para com a Cristandade, fez com que Constantine Phalkon, Fr. Guy Tachard, padre jesuíta e igualmente o Rei Louis XVI não compreendecem que essa era a esperança de converter tanto o rei como o país no cristianismo.

Isto causou um enorme desastre nas actividades missionárias quando ocorreu a famosa revolta em 1688.

Com atitudes anti-fracesas, Phra Phetraja, o novo Rei mandou perseguir todos os cristãos.

A situação nas missões começou a melhorar em 1691, quando o Rei devolveu um seminário de volta a Msgr.Laneau. Nova perseguição ocorreu durante o reinado do Rei Taisra (1709-1733). Os missionários ficaram proibidos de sair da capital.

Foram igualmente proibidos de usarem a língua Thai bem como o Pali nos seus pregões ou no ensino da religião. Além disso e até aos finais de 1743 e início de 1744 os missonários continuaram a ser preseguidos.

Por detrás destas dificuladades o cristianismo foi duramente afectado com a invasão birmanesa e a queda de Ayutthaya em 1767.

Com o favorecimento da presente dinastia em 1782, a situação nas missões começou a progredir gradualmente.

A situação das Misssões católicas nos finais do século XVIII não eram nada favoráveis, desde que a explusão dos missionários teve lugar por ordem do Rei Taksing ( 1768-1782),.

O Rei Rama I (1782-1809) enviou emissários com a finalidade de restabelecer as negociações para chegarem a uma aliança com os países estrangeiros como tinha acontecido no passado.

Em 1785, havia 413 Siamese Católicos de origem portugueses na igreja de Santa Cruz, em Thonburi, 379 católicos cambojanos na igreja da Imaculada Conceição, no distrito de Samsen e 580 Annamite católicos.

A mais famosa e compreensiva personagem durante o século XIX na missão do Sião foi, Msgr. Pallegoix (1841-1862),cuja fama se espalhou para além das fronteiras do Sião. Era possuidor de um brilhante espírito e um profundo conhecedor das ciências, matemáticas e de linguistica. Ele aquiriu um profundo conhecimento da língua siamensa e do pali.

Foi o autor do conhecido dicionário de Thai-Latin-Francês-Inglês o primeiro instrumento fundamental para a língua tailândesa.

Quando se encontrava na Igreja da Imaculada Conceição, aprendia pali com o Principe Mongkut o qual se entretinha com os monjes no Wat Rajathivas, este situado nas próximidades da igreja.O Principe Mongkut recebia lições de latim dadas por ele.

Em 1909 o último ano de vida de Msgr. O episcopado, das Missão no Siam tinha já 23 600 fiéis, 57 igrejas e capelas, com 79 comunidades cristãs, 59 seminários, 44 missionários, 21 padres nativos, 21 catecistas, três colégios com 861 alunos, 62 escolas com 2 692 alunos e um hospital.

A missão teve que enfrentar os novos desafios dos tempo modernos e colaborar ainda mais com o país, reformas essas iniciadas pelo Rei Rama IV e Rei Rama V.

A escrita impressa surgiu. Em 1885 P. Colombet fundou a primeira moderna escola Católica em Bangkok, o Colégio Assunção. Tendo sido colocado sobre os cuidados dos Irmãos de S.Gabriel quando eles chegaram ao Sião em 1901, aceitando o pedido de Msgr. Vey's. As irmãs de S. Paulo de Chatres chegaram ao Sião antes dos Irmãos de S. Gabriel, isso aconteceu no ano de 1888, tendo ficado com o encargo da administração do Hospital de S. louis e igualmente a responsabilidade na formação dos nativos religiosos, senhoras que fizeram reviver a comunidade em Samsen, e eram conhecidas por Adoradores da Cruz.

Por vezes, Msgr. Vey menciona um projecto que tinha em mente para a evangelização do Nordeste do reino, nas próximadades com a Birmânia, já que a parte Este do reino possuia já algumas missões.

Perros seu successor expanhou as missões católicas alcançando um sucesso enorme, que superou todas as expectativas. Os missionários foram enviados para projectos no Norte, Nordeste, em Chiang Mai, Chiang Rai e Lampang.

Em 1932 durante o reinado do rei Rama VII houve grandes viragens na política deixando o rei de ter o poder absoluto, ficando sobre as regras da Constituição.

No ano de 1939 o governo mudou o nome do reino Sião para Tailândia.

Durante o século XX muitas outras congregações religiosas, vieram para o Sião, agora Tailândia, a terra dos homens livres.

Se mencionam aléms de outras as Ursulinas da União Romana, Carmelitas, Salesianos, Irmãs da Maria Auxiliadora, Capuchinhos, irmãs Redemptorists, Padres Carmilianos, Jesuitas.

Presentemente e segundo as estatísticas a Tailândia possue 313 162 católicos, o que representa somente 0,4% da poplução do país.

A Tailândia é conhecida pela Terra dos Sorrisos, de facto isso se reflete na presença de várias religiões no país, o povo vive em paz e harmonia, no verdadeiro espirito de amizade, a Igreja católica continua a colaborar tanto espiritualmente como no desenvolvimento social do país.

(Extractos da obra, (História da Igreja Católica na Tailândia) Do padre Paul Surachai Chumsriphan

Nenhum comentário: