o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, março 1

PROVÍNCIA DE LAMPHUN - 21a. parte de 77

                                                                    LAMPHUN

Wat Phra That Haripunchai, que já era o principal templo da cidade durante a época Seg em Lamphun




Lamphun ลำพูน, pronunciado  é uma das províncias (changwat) no norte  da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Chiang Mai , Lampang e Tak .

Lamphun está localizado no vale do rio do Rio Ping . . Está rodeado por cadeias montanhosas, com a Faixa de Thanon Thong Chai.
Fica a cerca de 670 km de Bangkok e apenas a 26 km de Chiang Mai.

Ocupa uma áera de 4 505,9 Kms2, A flor provincial é a Chama da Floresta (Butea monosperma), e a árvore provincial é a Rain Tree (Samanea saman).

Sob seu antigo nome de Haripunchai , Lamphun foi a cidade mais setentrional do reino de seg, no período do reino de Dvaravati, e também o último a cair para o povo tailandês. Nos finais do século XII  sofreu um forte por parte das tropas Khmers, mas náo se rendeu. No entanto em 1281 o rei Mengrai de Lanna finalmente tomaram a cidade, pasando toda essa área a fazer parte de seu reino.

 No século XVI aquando da expansão dos birmaneses, Lamphun também estave sob controle da birmània durante dois séculos. 

No século XVIII, com a ascensão de Thonburi e Bangkok e as guerras travadas contra a Birmânia , os líderes locais a partir de Lampang concordaram em ser seus aliados.  Lamphun ficava assim e finalmente  livre dos birmaneses, passando a ser e governada porum parente do líder de Lampang, ganhando status de vassalo de Banguecoque.  

 Eventualmente, após a reforma administrativa do governo em Bangkok, nos  finais do século XIX, Lamphun passou a ser uma  província, do Sião.  

  http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/06/wat-phrathat-haripunchai-lamphun.html

                       O articulista à entrada do famoso mosteiro Wat Phra That Haripunchai


O articulista muitas vezes visitou vários mosteiros na cidade de Lamphung, esta cidade fica perto da cidade de Lampang.

Nenhum comentário: