o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 19

PROVÍNCIA DE SURIN - 68a. parte de 77


SURIN
Indra sobre seu celestial elefante branco, Airavata que é baseado no desenho encontrado em um templo Khmer famoso na província. Ambos os templos Khmer, bem como os elefantes são comumente encontrados em Surin.






Surin สุรินทร์) é uma das províncias (changwat) do nordeste da Tailândia . Províncias vizinhas são  Buriram , Maha Sarakham , Roi Et e Sisaket . . Ao sul faz fronteira com Oddar Meancheay do Camboja .
Ocupa uma área de 8 124.1 Kms2 a  árvore Provincial, bem como flor é o Tembusu Comum (Fagraea fragrans).



O primeiro período histórico conhecido é o Dvaravati .  Esta foi uma cultura indiana baseado, que desativou toda a região nordeste do que hoje é a Tailândia. Evidências dessa cultura é encontrada na região de Surin e datam entre os séculos VII ao século XI séculos CE. Foi neste período que o budismo se tornou a religião dominante da região.


Após o período Dvaravati, o poderoso Império Khmer expandiu a sua influência através do que é hoje a região de Isan, Tailândia.  Surin era uma parte importante do antigo império Khmer. Ruínas dos templos e um substancial população de étnica Khmer continuam a fazer parte de Surin.   Ao longo dos séculos um número crescente de templos Khmer foram construídos na província, principalmente Sikhoraphum Prasat.  Estes mosteiros fariam parte da rede de infra-estruturas Khmer centrada em Prasat Rung Phanom.

Com o colapso do império Khmer no século XIII a província de Surin desapareceu da história. É no século XVIII que re-emerge.Nessa altura, um líder local chamado Kuay Chiangpum  tornou-se o governante regiamente nomeado da região. Segundo a lenda, ele apresentou um raro elefante branco para o Phaya Chao Chakri, futuro rei Rama I . Em gratidão, Chiangpum foi agraciado com o título real Luang Surin Phakdi e designadoo chefe da aldeia.

Quando Rama I se tornou rei,  nomeou Luang Surin Phakdi como governador da província. . Em 1763 a vila foi movida para o local da cidade moderna de Surin, passando a ter o estatuto de  cidade com o nome Muang Prathai Saman. Existe uma lenda local que este movimento deveu-se ao melhor abastecimento de água  no novo local.  Além disso, que a localização original da cidade estava em Muang Thi, cerca de 50 kms a leste da cidade moderna.  Em 1786, o nome da cidade foi mudado para Surin em homenagem ao seu governador.

A província lentamente cresceu em população, houve um fluxo contínuo de pessoas de áreas vizinhas, principalmente do Camboja  no entanto Surin era praticamente auto-suficiente, e um pouco isolado.

A província de Surin se abriu ao mundo quando a linha férrea chegou até lá, nessa altura comerciantes chineses e indianos para lá se mudaram tendo incrementado o desenvolvimento da região. 


Ruínas do templo Kmer Prasat Sikhoraphum 

A província de Surin é muito afamada pelo seu arroz de jasmim e pelos inúmeros elefantes que possui.



No mês de Novembro de cada ano se realiza em Surin um concurso de elefantes aos quais lhe é oferecido um imenso jantar, sendo altura propícia para o casamento destes paquiderme.

Na foto acima exposta seguem os elefantes em procissão pela cidade.

O artiuclista esteve bem perto de Surin quando visitou alguns templos Kmers na província de Buriram, porém, e por ser altura das chuvas, não visitou a cidade de Surin.

Um comentário:

Catarina disse...

Nunca andei de elefante e nao estou a pensar em faze-lo! : )