o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 9

O PAPA GREGÓRIO VII DECLARA QUE OS PADRES CASADOS SEJAM EXCUMUNGADOS

RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Ontem dia 8 de março foi o dia dedicado à MULHER, mas nos dias de hoje, em várias partes do globo e devido a instruções e imposições religiosas, muitas mulheres estão privadas dos seus direitos naturais e tem que submeter ao que lhes é imposto.




Mas, não só as mulheres padecem desse mal, já que até a religião católica apostólica romana assim procede para com os sacerdotes e tudo o mais.

As leis são feitas e impostas pelo homem, não por Deus ou qualquer divindade, senão vejamos o que o Papa Gregório VII fez:







O Papa São Gregório VII OSB, nascido Hildebrando, (Sovana, Itália, ca. 1020/1025 — Salerno, 25 de Maio de 1085) foi papa da Igreja Católica Apostólica Romana de 1073 até sua morte. Foi um dos Papas mais influentes da História.

Nascido na Toscana italiana no seio de uma família de baixa condição social, cresceu no ambiente da Igreja romana ao ser confiado a seu tio, abade do mosteiro de Santa Maria em Aventino, onde fez os votos monásticos. Pertencia assim à Ordem Beneditina (OSB). Em 1045 Hildebrando foi nomeado secretário do Papa Gregório VI, cargo que ocuparia até 1046 quando acompanhou esse Papa no seu desterro em Colónia depois de ser deposto num concílio, celebrado em Sutri, e acusado de simonia na sua eleição.

Em 1046 morre Gregório VI, e Hildebrando ingressou como monge no mosteiro de Cluny onde adquiriu as ideias reformistas que regeram o resto da sua vida e que o fariam encabeçar a conhecida Reforma gregoriana.

Até 1049 não regressou a Roma, mas é então chamado pelo Papa Leão IX para actuar como legado pontifício, o que lhe permitiu conhecer os centros de poder da Europa. Actuando como legado estava em 1056 na corte alemã, para informar da eleição como Papa de Vítor II quando este faleceu e se escolheu como seu sucessor o antipapa Bento X. Hildebrando opôs-se a esta eleição e conseguiu que se elegesse Papa Nicolau II.

Em 1059 é nomeado por Nicolau II, arquidiácono e administrador efectivo dos bens da Igreja, cargo que o levou a alcançar tal poder que se chegou a dizer que dava de comer a Nicolau "como a um asno no estábulo".

Eleição

A sua eleição é considerada fora do padrão habitual. Não era sacerdote quando foi eleito Papa, por aclamação popular, em 22 de Abril de 1073. Sendo uma transgressão da legalidade estabelecida em 1059 pelo concílio de Melfi que decretou que na eleição papal só podia intervir o colégio cardinalício, nunca o povo romano. Não obstante, obteve a consagração episcopal em 30 de Junho de 1073.

Muito combativo em favor dos direitos da Igreja, enfrentou galhardamente o imperador Henrique IV do Sacro Império Romano, em defesa da superioridade do Poder Espiritual sobre o Poder Temporal; emprestou o seu nome, um tanto ou quanto excessivamente, ao maior programa de reforma da cristandade católica em toda a sua história: a reforma gregoriana. Foi monge na Abadia de Cluny, considerada a alma da Idade Média. A pedido da Condessa Matilde, perdoou Henrique IV que, entretanto, voltou a rebelar-se contra a Santa Sé. Devido ao seu carácter combativo granjeou inimigos que o exilaram. Ao morrer, fora de Roma, disse a frase que se tornaria famosa: "Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio".

Política interna e reformas

Teve sua vida e obra conduzidas pela convicção da Igreja como obra divina e encarregada de abraçar toda a humanidade, para a qual a vontade de Deus é a lei única, e que, na faculdade de instituição divina, a Igreja coloca-se sobre todas as estruturas humanas, em particular sobre o estado secular. A superioridade da Igreja era para Gregório VII um fato indiscutível.

Em 1075, Gregório VII publica o Dictatus Papae, que são 27 axiomas onde expressa as suas ideias sobre o papel do Pontífice na sua relação com os poderes temporais, especialmente com os imperadores do Sacro Império. Estas ideias poderão resumir-se em três pontos principais:

O Papa é senhor absoluto da Igreja, estando acima dos fiéis, dos clérigos e dos bispos, e acima das Igrejas locais, regionais e nacionais, e acima dos concílio; O Papa é senhor único e supremo do mundo, todos lhe devem submissão incluindo os príncipes, reis e imperadores. A Igreja romana não cometeu nunca erros.

Gregório centralizava em Roma todas as querelas importantes para intermediação, coincidindo naturalmente numa diminuição do poder dos bispos locais, o que motivou algumas lutas contra as esferas mais altas do clero.

Esta batalha pelos fundamentos da supremacia papal tem o seu apogeu na obrigatoriedade do celibato do clero e no ataque à simonia. Gregório VII não introduziu o celibato mas conduziu a batalha por tal com maior energia do que os seus antecessores. Em 1074 publicou uma encíclica dispensando da obediência os bispos que permitiam o casamento dos sacerdotes. No ano seguinte, sob fortes protestos e resistência, encoraja medidas contra estes, privando-os dos rendimentos.

O seu pontificado decorreu até 25 de Maio de 1085, dia em que morreu em Salerno, abandonado pelos romanos e pela maior parte dos seus apoiantes

Simonia é o acto de pagar por sacramentos e consequentmente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja em troca de dinheiro. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.

O Direito Canônico também estipula como simonia atos que não envolvem a compra de cargos, mas a transação de autoridade espiritual, como dinheiro para confissões ou a venda de absolvições.

A prática da simonia no final da Idade Média provocou sérios problemas à postura moral da Igreja. O poeta Dante Alighieri condena os simonistas ao oitavo círculo do inferno, onde encontra o Papa Nicolau III enterrado de cabeça para baixo, com as solas dos pés em chama. O exemplo de Nicolau III serve como aviso e previsão aos Papas Bonifácio VIII, o Papa contemporâneo à "Divina Comédia", e Clemente V, seu sucessor, pela prática de tal pecado. Escritores menos devotos, como Maquiavel e Erasmo de Roterdã, também condenaram a simonia séculos mais tarde.

A prática de simonia foi uma das razões que levaram Martinho Lutero a escrever as suas "95 teses" e a rebelar-se contra a autoridade de Roma. Hoje a doutrina católica, pune com excomunhão latae sentientae, ou seja, automaticamente, a todo e qualquer ato de simonia, que alguns de seus membros vierem a praticar.

A Igreja da Inglaterra também viu-se envolvida com a prática de simonia após ter-se separado da Igreja Católica.

Fonte - Informações recolhidas na enciclopédia livre e leis publicadas.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como de poderá deduzir, todos querem ter o poder, serem seres superiores, as suas vontades são leis que devem ser cumpridas, caso contrário, e era assim que a igreja católica fazia, queimava em fogueiras todos aqueles que eram contra a vontade da igreja, em outras religiões idem.

Nos dias de hoje, no mundo muçulmano, as leis derivam imenso de país para país, nuns as mulheres podem andar vestidas com calças de jean, noutros são condenadas à morte, apredejadas ou presas, o que não dá para entender, mas dá, se regressarmos à base da história, é o quero posso e mando e em nome de Deus se mata, enfim, as religiões que nâo têm culpa alguma mas sim quem as dirige.

Recordo-me que durante a altura da Páscoa para se poder comer tinha-se que se pagar a Bula, e esse dinheiro pago entrava nos cofres das igrejas ou nos bolsos dos padres, quer dizer pagando podia-se, leis de funil que causam desconfiança e dissabores entre as mulheres e os homens em muitas partes do mundo.

Será que o Papa Gregório VII tinha razão?

Eu fui batizado sem me perguntarem se deseja seguir a religião católica, foi-me imposta como é imposta em outras religiões, eles, os senhores poderosos é que mandam e continuarão a mandar, só temos que aceitar ou então fugir.....










1074 – O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.

Nenhum comentário: