o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, março 18

PARQUE MEMORIAL DE BANG RACHAN - 17 de março de 2012



O Parque Memorial de Bang Rachan, dista 15 kms da cidade de Singburi,  é  uma réplica exata da antiga vila e campo, onde 11 líderes de Khai Bang Rachan se uniram para formar uma frente unida para combater o exército birmanês em 1765.

E, é nele que se encontra o Monumento dos Heróis de Khai Bang Rachan, inaugurado a 29 de julho de 1976, foi a esse enorme e vistoso que o articulista se deslocou, antes de regressar a Bangkok, visto ainda o não ter visitado.

O monumento apresenta os onze líderes que lutaram e travaram as tropas birmaneses, durante alguns meses de avançarem para Ayuttahya.



Muitos eram os visitantes que ali se deslocaram para prestar homenagem a esses onze heróis, depositando flores sobre a base do monumento.



O articulista subiu até ao topo da escadaria, para se aproximar do monumento teve que descalçar os sapatos, e o chão de cimento está a escaldar, motivo esse porque lá permaneceu pouco tempo.


A expressão dos lutadores, bem como o seu fisíco atlético impressionaram o articulista.


O parque é enorme ocupando uma área de 115 rais, equivalente a 160 000 m2,  onde  passa um pequeno afluente do rio Tha Mae La, onde estes três bufalos se banhavam.

Visto o que havia para ver era tempo de regressar a Bangkok, mas antes o fazermos indagámos junto do encarregado do parque qual era o caminho mais perto para seguirmos para Bangkok, sem necessidade de passarmos pela cidade de Singburi, e o gentil funcionário nos indicou a estrada que ia dar à cidade U Thong, encurtando em muito a distância que nos separava de Bangkok.



Os campos estavam todos eles eram imensos arrozais, podendo-se ver igualmente muitas palmeiras Nipa, Nita fruticans.



Algumas pessoas trabalhavam descascando o fruto da palma Nipa, cujas cascas são aproveitam depois como lenha.
As folhas desta palmeira é usada para fazer cestos e outros utensílios, bem como para proteger os telhados ou como alimentação dos porcos.
O seu fruto é delicioso e dele se pode extráir açucar ou fermentado fabricar um tipo forte de bebica alcoólica.



Na berma das estradas havia algumas bancas instaladas que vendia o fruto da palmeira Nipa, bem como o seu sumo, parámos e a minha esposa comprou uns quilos desse soculento e doce fruto, bem como bebeu um refrescante sumo.



Nesta imagem pode ver-se uma garrafa com o sumo do fruto, bem como embalagens com o fruto.



Calmamente circulando por uma autoestrsda provincial, iamos apreciando os campos, arrozais imensos, uma casa aqui outra ali, e muitos riachos a entecruzarem nesses férteis campos.




Dissemos adeus à provincvia de Singburi e entramos na provincia de Ang Thong, tencionavamos visitar um mosteiro interessante, cujo nome a minha esposa sabia, mas deixamos de ver a placa indicativa do mesmo, pelo que seguimos para a cidade de Ang Thong.


Antes de chegarmos à cidade de Ang Thong deparamos com este vistoso mosteiro, e por curiosidade entrados no recinto do mesmo, as portas do mosteiros já estavam encerradas, pelo que ficamos apenas com a vista da fachado do mesmo.

O mosteiro é o Wat That-It, é um mosteiro ainda recente construído ao estilo tailandês,Wat That It  o habitual leque de estruturas budistas tailandesas, no entanto, uma característica marcante é o seu chedi. Esta é uma enorme estrutura dourada. Existem vários níveis, e é possível subir ao topo, foi pena o não podermos fazer, mas na próxima viagem à cidade de Ang Thong lá iremos.

O nome do chedi é PHRATHAT CHEDI SRI PHOTHONG


Chegados à cidade Ang Thong tinhamos dois caminhos alternativos para seguirmos para Bangkok, uma dessas alternativas era seguirmos para Suphan Buri a outra regressarmos a Bangkok passando por Ayutthaya, a escolha recaiu a ida por esta província.



Passada a provincia de Ayutthaya, escolhemos depois a via para Bangkok que ia dar mais perto de nossa casa e nessa via circulámos.



Na rota que seguimaos forcosamente teríamos que atravessar a província de Pathun Thani, como eram já horas de jantar, uma das filhas do articulista, quando nos iamos a aproximar da Bangkok University onde estuda, nos aconselhou a jantarmos num restaurante que se situava defronte da universidade e assim o fizemos, a comida servida era tailandesas, mas nos caiu ótimamente.

Já com a barriga cheia, e sem pressas, não utilizamos a express way, estrada aérea, já que o preço da portagem tinha aumentado imenso, e igualmente pouco tempo pouparimaos visto não haver muito tráfego.

Chegados à zona da Kaset University, guinamos para a esquerda e entramos na zona que nos levaria a casa.



Eram cerca das 20.30 horas quando chegamos a casa após termos percorrido 580 quilometros e passado por quatro províncias.

A próxima viagem a realizar em breve será uma praia tranquila na zona do golfo da Tailândia.





2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O que me apetecia estar agora sentado nessa praia, Amigo Cambeta.
Sol, mar, sossego, luz.
Não se pode ter tudo, não é?
Aquele abraço e votos de boa semana

Catarina disse...

Tb gostaria de estar numa praia assim onde sei que a agua do mar e mais quentinha! : )