o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, março 17

PROVÍNCIA DE SURAT THANI - 67a. parte de 77


SURAT THANI


O selo provincial apresenta o Phra Boromathat Chaiya Chedi, que foi construído no século IX.



Surat Thani (Surat muitas vezes chamada, สุราษฎร์ธานี) é o maior das províncias (changwat) do sul da Tailândia , localiza-se na costa oriental do Golfo da Tailândia . Surat Thani significa Cidade de gente boa, o título dado à cidade pelo rei Vajiravudh (Rama VI).

Ocupa uma área de 12 891,5 Kms2 a flor provincial  é o Phut Bua ( Rafflesia kerrii ), um parasita de plantas com uma das maiores flores de todas as plantas.  A árvore é o Kiam Ton ( Cotylelobium melanoxylon ).

A área de Surat Thani já era habitada em tempos pré-históricos por Semang e tribos Malaias.  Fundada no século III, até o século XIII o reino de Srivijaya  dominou a península malaia . A cidade Chaiya contém várias ruínas dos tempos Srivijaya, que foi, provavelmente uma capital regional do reino.

Após a queda do reino de Srivijaya, Surat Thani foi dividida nas cidades ( Mueang ) Chaiya, Thatong (agora Kanchanadit ) e Khirirat Nikhom. Enquanto Chaiya era administrada diretamente da capital, Thatong e Khirirat eram controlados pelo reino de Si Thammarat Nakhon.

 Em 1899  foram fundidas em uma só província chamada Chaiya.  Em 1915, também o tribunal da monthon Chumphon foi transferido em 29 de julho de 1915 para Bandon, que recebeu o novo nome de Surat Thani  durante uma visita do Rei Vajiravudh (Rama VI). 



A administração provincial ficou inicialmente localizada em um edifício em Tha Kham (Amphoe Phunphin). Durante a Segunda Guerra Mundial a administração foi transferida para a cidade de Surat Thani localizando-se na margem do rio Tapi.

Quando os japoneses invadiram a Tailândia em 8 de dezembro de 1941, e desembarcaram em Surat Thani,  durante uma a batalha entre tropas tailandesas e japoneses o edifício da adminstração foi  incendiado.  Em 19 de março de 1982,  foi destruído novamente por uma bomba colocada por rebeldes comunistas, matando 5 pessoas. Um novo edifício foi construído a sul da cidade, o antigo local do salão provincial é agora o santuário do pilar da cidade (Lak Mueang).


Santuário onde se encontra o pilar da cidade



A província está subdividida em 19 distritos ( Amphoe ), que são ainda subdivididas em 131 subdistritos ( tambon ) e 1028 aldeias ( muban ).

Um desses distritos é famosa estância turista a ilha de Koh Samui.




A primeira vez que o articulista esteve nesta bonita província foi no longínquo ano de 1987, tendo efectuado um vôo de Bangkok para a cidade de Surat Thani, através da Thai Airways, embora nessa altura a ilha de Ko Samui já fosse possuidora de um aeroporto que era usado pela companhia aérea Bangkok Airways, mas com receio de viajar nesses pequenos aviões, Dash 8-100.


Preferiu usar um boeing 737 da Thai Airways, péssima escolha, visto o aeroporto ficar bem longe da ponte cais onde foi necessário apanhar um ferry boat para Ko Samui, ferry boat esse super velho e lento, levou cerca de 3 horas a atravessar o mar que separava a ilha.



No regresso foi o mesmo, ou melhor dizendo ainda pior, já que o condutor da viatura não nos queria levar até ao aeoporto, mas por fim o fez.

A segunda vez que o articulista ficou em Surat Thani, tinha vindo de combóio de Hat Yai, chegado à estação ferroviária,era por volta da uma da manhã, não havia transportes para a cidade, mas o articulista viu uma carrinha de um hotel que ali aguardava a chegada de dois turistas americanos e nos fez o favor de nos levar até ao hotel WangTai, onde dormitamos apenas algumas horas.

Bem cedo ainda fomos acordados a vitura que nos iria transportar até à estação de autocarros nos aguardava, pelo que romámos o pequeno à pressa, e lá seguimos, trocando depois de autocarro seguindo depois para a cidade de Krabi.

No regresso o autocarro não nos deixou junto à estação ferroviária, e como era cedo andamos a conhecer a cidade e aproveitamos para jantar antes de apanharmos o combóio de regresso a Bangkok.

Muitas vezes o articulista passou pela estação ferroviária de Surata Thani mas nunca mais lá voltou, nem voltará.








Para o sul o articulista já não viaja mais, prefere ficar pelo centro do país ou pela zona de Isan.

Um comentário:

Graça Sampaio disse...

E assim vamos conhecendo um pouco a Tailândia... Belo esforço, amigo Cambeta!

Bom fim de semana.