o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, março 14

PROVÍNCIA PRACHUAP KHIRI KHAN - 50a. parte de 77

O selo pronvincial apresenta o pavilhão Kuha Karuhas, que foi construído quando o rei Chulalongkorn (Rama V), visitou a Cave  Praya Nakorn  (Amphoe Sam Roi Yot ). Descrito por trás do pavilhão é a ilha de Ko Lak em Prachuap Bay, no centro histórico de administração.




Prachuap Khiri Khan ประจวบคีรีขันธ์  é uma das  províncias (changwat) centrais de Tailândia localizada na parte norte da Península Malaia, cerca de 240 km ao sul de Bangkok. Províncias vizinhas são Phetchaburi no norte e Chumphon no sul.. A oeste faz fronteira com Tanintharyi, Mianmar .

Prachuap Khiri Khan, ou comumente chamada  simplesmente Prachup, é uma província localizada na região central inferior 93 km ao sul de Hua Hin.  Embora muito menor e mais silencioso do que Hua Hin, Prachuap é realmente a capital provincial da província de mesmo nome. . Ele se conecta com o Sul da Tailândia e possui vários pontos turísticos interessantes, tais como praias, ilhas, florestas e montanhas.

Ocupa uma área de 6 367,620 Kms2 a árvore provincial, bem como a flor da província é o rayan ou Manilkara ( Manilkara hexandra ).


A cidade de Prachuap Khiri Khan foi abandonada durante a queda do reino de Ayutthay em 1767, tendo sido reconstruída em 1845 A cidade foi reconstruída, na foz do rio Ron durante o século XIX e rebatizada como Prachuap Khiri Khan.

O Rei Mongkut reuniu 3 cidades - Bang Nangrom, Kui Buri e Khlong Wan -  e a toda essa área de  Prachuap Khiri Khan passou as ser considerada província. Ao mesmo tempo, ele renomeou Koh Kong , a cidade que se localiza no lado leste do Golfo do Sião (Golfo da Tailândia recentemente), como Prachanta Khiri Khet. No presente  Koh Kong é uma província do Reino de Camboja .

Em 1868, o Rei Mongkut convidou diversas altas personalidades  para assistirem ao eclipse solar em 18 de setembro.  Sendo apreciador da ciência, ele previu o evento por si mesmo, mas o ponto de observação escolhido  para ver tal fenomeno foram os pântanos perto de Sam Roi Yot onde ele contraiu malária, tendo falecido duas semanas depois. 

Prachuap Khiri Khan tornou-se uma antiga estância balneária  durante o reinado do rei Rama V. De evidência histórica, Prachuap Khiri Khan era um local de Mueang Na Rang durante o período de Ayutthaya.

No reinado do rei Rama II de Rattanakosin,  a cidade de Mueng Ban Nang Rom foi criada, na foz do canal I Rom. Além disso, durante o reinado do rei Rama IV, Mueang Ban Nang Rom, Mueang Kui, e Khlong Mueang Wan foram unidas formando-se desta forma a cidade de Mueang Prachuap Khiri Khan, o que significa uma cidade de montanhas. A prefeitura esteve centralizada em Kui Mueang até 1898, tendo sido transferida para Ko Ao Lak ou Prachuap Ao, onde se localiza hoje em dia a cidade de Mueang Prachuap Khiri Khan.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial , as tropas japonesas ocuparam Tailândia.  Em 8 de dezembro de 1941, desembarcaram pela primeira vez perto da cidade de Prachuap Khiri Khan.  Após um dia de feroz  batalha as tropas tailandesas tiveram que se render, devido à superioridade das tropas japonsesas que a partir dai passaram a usar a Tailândia como base militar para as suas operações de guerra.






O articulista por diversas tinha passado por esta bela província, porém só no ano de 2010, a foi visitar tendo passado uns 8 dias num maravilhoso resort, junto a uma enorme e paradisica praia.















2 comentários:

Catarina disse...

Que lindos passeios tem dado ao longo dos anos de aposentacao. Assim deveriamos passar esses anos! : )

Pedro Coimbra disse...

Amigo Cambeta,
Isso é que é diversão!!!
E a gente vai "visitando" os locais pela sua mão.
Aquele abraço