o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, março 7

DIA DE MAKHA BUCHA



                     DIA DE MAGHA PUJA - 7 DE MARÇO 2012



 Magha Puja ou Makha Bucha é uma importante festa religiosa celebrada pelos budistas na Tailândia , Camboja e Laos , no dia de lua cheia do terceiro mês lunar (em geral em fevereiro). O terceiro mês lunar é conhecido na língua tailandesa como Makha (Pali: Magha); Bucha também é uma palavra Tailandês (Pali: Puja), que significa "venerar" ou "honra". Como tal, o dia de Makha Bucha é dedicado à veneração de Buda e seus ensinamentos.


Os objetivos espirituais do dia são: não cometer qualquer tipo de pecados, é purificar a mente.

O dia consagrado a Magha Puja é feriado na Tailândia, Laos e Camboja - e é uma ocasião em que os budistas costumam ir aos templos para realizar orar e ouvir os sermões dos monjes.
 
Magha dia Puja assinala os quatro ocasiões auspiciosas, que aconteceram nove meses depois da Iluminação de Buda em Veḷuvana Bamboo Grove, perto de Rājagaha no norte da Índia. Naquela ocasião, como registrado no comentário ao Mahāsamayasutta, quatro eventos maravilhosos ocorreram:


1 - Havia 1.250 seguidores Sangha, que vieram para ver o Buda , naquela noite, sem qualquer programação.


2 -Todos eles foram Arhantas , o Iluminado, e todos eles foram ordenados pelo próprio Buda.


3 -O Buda deu esses princípios Arhantas do budismo, chamado "O ovadhapatimokha ". Esses princípios são: - Para cessar de todo o mal, - Para fazer o que é bom - Para limpar a mente;
 
 4 -Era o dia de lua cheia.

O Buda ofereceu um ensinamento importante para os monges reunidos nesse dia há 2.500 anos chamado de 'Ovādapātimokha " , que estabeleceu os princípios dos ensinamentos budistas. Na Tailândia, este ensino tem sido apelidado de "Coração de Budismo».


Actividades a serem observadas no Dia de  Magha Puja


 1 -Na noite de Magha dia de lua cheia, quase todos os templos na Tailândia organizam uma procissão à luz de velas chamado tian wian (círculo significado wian; vela significado tian). Segurando flores, incenso e uma vela acesa, os monges e membros da congregação circulando três vezes no sentido dos ponteiros do relógio, em torno do Hall Uposatha - uma vez para cada uma das Três Jóias - o Buda, o Dharma e a Sangha.

2 - Tum Boon: Fazendo mérito, indo aos templos para observâncias especiais e junte-se os budistas outras actividades.



 
 

Fiéis e monjes orando à volta da imagem do Lord Buda, em Phuthamonthon, na província de Nakhon Pathon.


Na Tailândia, estas cerimónias religiosas em honra do Lord Buda, tiveram o seu início no período de Sukhuthai, à 700 anos.


Na província de Nakhon Phaton, milhares de monges e fiéis se reunem, esta noite, em volta da sagrada imagem do BUDDAMONTHON.





O articulista já visitou o local por várias vezes, lá tendo indo orar.

Hoje, e seguindo os rituais budistas, o articulista, sua esposa e uma de suas filhas se deslocaram, pela manhâ ao templo Wat Sakhon Sun   sito nas traseiras de sua casa, onde foram orar.


O mosteiro


A entrada para o mosteiro


O articulista depois de ter sido abençoado pelo respectivo monge, foi orar junto do Buda relativo à terça feira, dia em que o articulista nasceu.

A esposa do articulista ainda desejava ir, hoje à noite até Nakhon Phathon, para orar junto da sagrada imagem de PHUTHAMONTHON, mas visto pelas imagens na televisão, o local apresentada já um mar de gente, como tal perferimos ficar em casa, e colocar as velas à porta de nossa casa.


Os canais de televisão estão transmitindo em directo os eventos religiosos.





 

3 comentários:

Catarina disse...

Estou muito interessada em ler este texto. Terei que o fazer mais tarde. Agora tenho que sair para ir trabalhar.
Abraco

Graça Sampaio disse...

O que se aprende no seu blog, amigo Cambeta! E que linda a fotografia do mosteiro!
Obrigada.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Feliz dia da Mulher são meus sinceros votos.
Todos nós continuamos a aprender a cada dia que passa.
Não sigo o budismo, mas me rejo por muitos dos seus belos ensinamentos e adoro visitar mosteiros, sinto um paz interior nunca conseguida até então quando entrei num primeiro mosteiro e até fui monge budista.
Tenho um blog abordando temas só sobre mosteiros, mas tenho imensos artigos no Mar do poeta que terei que selecionar e postar no local devido.
Todas as religiões são boas, os homens e os chefes dessas mesmas religiões é que as estragam.
Abraço amigo