o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, novembro 23

O ARTICULISTA E O PROBLEMA EM SUAS MÃOS




http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/04/contratura-de-dupuytren_24.html

No dia 27 de Maio de 2099, foi o articulista submetido a uma intervenção cirurgica, no Centro Hospitalar Conde de S. Januário em Macau, em virtude de ter uma CONTRATURA DE DUPUYTREN.
Segundo o médico cirurgião, a operação decorreu perfeitamente, tendo passado cerca de um mês lhe sido retirados os pontos da mão direita, e, por conselho médico, o articulista foi assistido pelo médico e pessoal de Fisioterapia, tendo efectuado imensas sessões, mas o problema não ficou resolvido.

Mais umas consulta com o médico que operou o articulista, médico de cirurgia plástica, este informou que levaria tempo até as coisas se comporem e não marcou mais consultas, simplesmente receitou uma bisnaga de Hirodoid.



Como o problema se vai agravando, e tendo o articulista conhecimento que em Macau, no HCCSJanuário,  se encontra um médico de Cirurgia Plástica, com muita reputação, médico este nascido em Moçambique, e que esteve paraticando o seu mister em vários hospitais em Portugal, logo marcou uma consulta, consulta essa que se realizou nesta tarde do dia 23.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/06/operacao-contratura-de-dupuytren.html

Após uma analise do problema e verificando bem, ambas as mãos do articulista, ficou com a impressão que o problema estará relacionado com ARTRITE REUMÁTICA, e para ter a certeza, mandou que fossem feitas analises ao sangue e radiografias à mão, radiografias essas que foram já efectadas, e a analise do sangue será realizada no dia de amanhã, porém, se os resultados deram negativos, e segundo informou do referido médico, só com novas analises, daqui a seis meses é que se pode diagnostizar a doença.




TENOSSINOVITE DE QUERVAIN



Corresponde a inflamação da bainha tendínea do abdutor longo e extensor curto do polegar. Pode ser ocasionada por atividades manuais extenuantes, mas também por doenças reumáticas ( artrite reumatóide ou psoriática, por exemplo ), variações congênitas, trauma agudo ou ser idiopática.




                                             SINDROME DO CANAL DE GUYON


Conseqüente a compressão do nervo ulnar ao nível do carpo. a causa mais comum é o cisto sinovial. Outras causa incluem: variação muscular congênita, contratura de Dupuytren, artrite reumatóide, osteoartrite, aneurisma de artéria ulnar e trauma crônico.


Agora ficaremos a aguardar o resultado das analises, mas uma coisa é certa, já não é o problema da Dupuytren, a Artrite Reumatóide é má, tal como se descreveu nos artigos anteriores, e como o articulista não gosta lá muito de meter no alcool, veremos no que tudo isto irá dar.
 
 
 



O mal está ficando cada vez pior, mas tenho esperança, pois essa é a última a morrer, que este óptimo médico, consiga encontar a forma de aliviar o problema, caso não acha cura total.



Dizem que o alcool cura, veremos!...





O meu problema como o do Chico Buarque, é só nas mãos!...

2 comentários:

José Martins disse...

Meu caro amigo Cambeta,
Olhe fiquei preocupado com o que acabei de ler... Que fique bom de pronto.
Abração
José Martins

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro confrade e amigo António!
Oxalá este médico, que agora o atende, consiga livrá-lo da doença que o acomete!
Você presta um relevante serviço de utilidade pública ao revelar circunstancialmente os percalços que a doença lhe impõem.
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil