o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, novembro 27

27 DE NOVEMBRO - DIA DE PARVATTI DEVI




Parvati Devi, esposa do deus Shiva, é uma deusa tríplice da mitologia hindu que se divide nos seguintes aspectos: Lakshmi, Sarasvati e Kali.

Era celebrada no dia que corresponde, no calendário gregoriano, a 27 de Novembro.





Parvati (sânscrito: Pārvatī, पार्वती), às vezes escritas Parvathi ou Parvathy, é uma deusa hindu e nominalmente a segunda consorte de Shiva, o deus hindu da destruição e renovação. No entanto, ela não é diferente de Sáti, sendo a reencarnação da ex-consorte de Shiva. Ela também é a mãe de Ganesha, Skanda (Kartikeya). Algumas comunidades também acreditam que ela é a irmã de Vishnu e Shaktas.

Ela é considerada como a derradeira Divina Shakti - a encarnação da energia total do Universo. Em muitas interpretações das escrituras, Parvati é também considerada como uma representação de Shakti, embora com aspecto mais suave do que a deusa mãe, porque ela é uma deusa.

Ela é considerada a filha do Himalaia.

Parvati quando retratada junto com Shiva aparece com duas armas, mas, quando sozinha, ela é mostrada com quatro braços, e astride um tigre ou leão. Geralmente considerada uma deusa benigna, mas também tem aspectos temerosa como Durga, Kali, Chandi e os Mahavidyas bem como benevolente formas como Mahagauri, Shailputri e Lalita.

Às vezes, Parvati é considerado como a suprema Mãe Divina e todas as outras deusas são referidas como encarnações ou manifestações dela. Em Shavias, Parvati e Durga são iguais, mas seguidores de Shakti e Vishnu consideram Durga, Kali e Chandi como aspectos temerosos de Parvati, considerando-se ela como Deusa Suprema.

Fonte - Enciclopédia livre e apontamentos da cultura Hindu




http://en.wikipedia.org/wiki/Parvati

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro confrade e amigo António!
Sempre fico encantado e aprendo mais com seu imperdível espaço cibernético, porque é uma fonte inesgotável de conhecimento!!! Nesta postagem tive a prerrogativa de conhecer um viés da riquissima cultura Hindu!
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil