o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, novembro 27

JUVENTUDE DE ÉVORA


O Juventude Sport Clube é um clube português, sedeado na cidade alentejana de Évora.



História


Fundado no dia 5 de Dezembro de 1918, o seu actual presidente é o Sr. Amadeu Martinho.





O nome sugerido derivou do facto de Manuel Garcia Pereira ser natural da Freguesia da Sé da Cidade do Porto e, ter feito parte de um clube que existia na Cidade Invicta que se chamava Juventude, aleado ao facto de serem todos bastante jovens.

Também foi Manuel Garcia Pereira que escolheu as cores dos equipamentos.

A primeira direcção foi formada por Victor Morais (presidente), João Matos, Manuel Louro, António Peralta e Manuel Garcia Pereira e, a primeira séde ficou instalada na Rua dos Mercadores nº. 112-A, a casa de Francisco Santos , um dos fundadores.

A casa tem colocada uma placa em granito sobre a porta que assinala o acontecimento, tendo a cerimónia feito parte do programa de comemorações de um dos aniversários do Juventude.


Foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública em 1977.


Deste sempre eclético, embora a sua "mola real" seja a equipa sénior de futebol, com a sua camisola actuam equipas das mais variadas modalidades amadoras em todos os escalões etários.

Nos últimos 15 anos, mercê de um forte investimento no Futebol de Formação, ganhou variados títulos nas várias categorias.

No futebol sénior tem no seu palmarés um título de Campeão Nacional de Futebol da III Divisão na época de 1950-1951.

Em cima: - Casimiro, Bucheli, Serra, Pinto de Almeida, Rogério Contreiras e Jorge Santos.

Em baixo: - Passos, Matos, João Mendonça, Fernando Mendonça e Chitas.



Na época 2006-2007 sob o comando técnico de Miguel Ângelo (antigo jogador do clube) classificou-se no 2º lugar da série F da III Divisão, tendo sido promovido à II Divisão B - Série D.



Estádio



A equipa efectua os seus jogos em casa no Estádio Sanches de Miranda.

O nome do Estádio deve-se ao benemérito Florival Sanches de Miranda que gratuitamente cedeu os terrenos ao Juventude Sport Clube.

Marca do equipamento e patrocínio

A equipa de futebol enverga equipamento da marca Lacatoni e tem o patrocínio de Delta Cafés e Porta da Ravessa.

JUVENTUDE 3 Santa Maria 0


E HOJE FEZ-SE HISTÓRIA !..






O JUVENTUDE DE ÉVORA igualou hoje a sua melhor participação de sempre em edições da Taça de Portugal em Futebol Sénior ao atingir os 1/8 de final da competição. No jogo de hoje o Juventude eliminou o Stª Maria por 3-0 num jogo de sentido único e gerido com toda a tranquilidade pela equipa de casa.

A partida jogada no Sanches de Miranda foi de clara gestão de recursos por parte do treinador eborense que deixou no banco Carlos Mota, Cau e Paulo Letras. Se adicionarmos os castigados Nuno Gaio e Paulo Martins, facilmente se conclui que praticamente metade dos habituais titulares estiveram de fora.

O próximo jogo com o lider Atlético (próxima jornada) e a rotação dos atletas estiveram na planificação da equipa técnica que mais uma vez voltou a demonstrar competência e visão estratégica.

O Stª Maria apresentou-se em Évora muito fechado, colocando os jogadores atrás da linha da bola. Aos eborenses restava um jogo de paciência e bola no pé para objectivamente se chegar ao golo. Foram necessários 22 minutos de espera, até que Carlos Gomes festejou o primeiro golo. O avançado que na 2ª parte viria a ser substituido por Carlos Mota, foi muito aplaudido pela atitude e entrega que mostrou em campo.

Ao intervalo o resultado registava 1-0 para os eborenses, mas sem reacção do Stª Maria. Para a 2ª parte Miguel Ângelo mandou a equipa entrar forte, para resolver cedo a eliminatória , e a equipa cumpriu. Aos 50 minutos, André Xavier aumentou para 2-0, uma recompensa para um jogador polivalente, que hoje chamado a central demonstrou mais uma vez a sua fácil adaptação o lugar.

A partida ficou sentenciada, e Miguel Ângelo lançou em campo o jovem Victor Martelo, entraram também Carlos Mota e Cau que renderam Rafael Couto e Luis Barreiros.

Com as mexidas o jogo ganhou nova dinâmica e ninguém se surpreendeu quando Carlos Mota ampliou para 3-0 (Mota já marca pelo 2º jogo seguido).

A equipa de arbitragem esteve bem, o Juventude jogou para o objectivo primeiro (ultrapassar eliminatória) e o Stª Maria foi um equipa concentrada, mas sem argumentos para afastar os eborenses

Fez-se história com a passagem aos oitavos de final e agora é esperarmos pelo sorteio de 25 de Novembro e quem sabe se no nosso caminho se atravessa um primodivisionário...

O Juventude alinhou da seguinte forma;

Tiago Martins, Gambóias, Tiago Pires, Rafael Couto (Victor Martelo), Nelson Silva, Luis Barreiros (Cau), Carlos Gomes (Carlos Mota), Sebastien, Cissé (cap.), André Xavier, João Fonseca.

Suplentes não utilizados; Nuno Laurentino, e Paulo Letras.

Treinador ; Miguel Ângelo

Golos; Carlos Gomes (22), André Xavier (50), Carlos Mota (79).

Resultado Final ; JUVENTUDE 3 Stª Maria 0







O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal ditou a visita do Juventude de Évora ao terreno do FC Porto.

Esta é a primeira vez que as duas equipas se defrontam desde a quinta eliminatória da Taça de Portugal de 1997/98, altura em que o FC Porto goleou por 9-1.

Ao intervalo, a equipa eborense até estava a dar uma boa imagem e só perdia por 1-2, mas António Oliveira decidiu lançar um tal de Mário Jardel ao intervalo. Durante os 45 minutos seguintes, o goleador marcou um golo a cada 6,5 minutos e acabou o encontro com sete golos.

É melhor mesmo ver as imagens.






F.C. PORTO-JUV. ÉVORA


Fernando Gomes, departamento de scouting do F.C. Porto (não estava ninguém presente do Juv. Évora:

«Somos os detentores do título e queremos defende-lo. Como sabem, ganhámos as duas últimas edições e queremos a terceira. Para isso, temos de jogar esta eliminatória como até aqui, ou seja, com seriedade e total responsabilidade.

O Juventude de Évora tem a defesa menos batida da III Divisão, será um adversário motivado por jogar no Dragão e queremos fazer desse jogo uma festa. Na teoria [o sorteio foi favorável], mas há uns anos o Atlético foi ao Dragão e as coisas não correram bem. Estamos conscientes que o Juv. Évora tem as suas forças, mas, em condições normais, não chegarão para as forças do F.C. Porto.

Jogar em casa é sempre melhor, não temos viagens e, como andamos nas competições europeias, quantas menos melhor, pode ser uma facilidade para nós, mas só em campo é que vamos tornar as coisas mais ou menos difíceis.»

(Erro grasso por parte de Fernando Gomes, visto o Juventude de Évora estar a disputar a II Divisão B - Zona Sul)

SÁBADO, 27-11-2010, ANO 11, N.º 3955Notícias

abola.pt - Últimas Outros Mundos Juventude de Évora: «Sorteio muito bom para nós» - Miguel ÂngeloPor Paulo Veríssimo

Miguel Ângelo, treinador do Juventude de Évora, segundo classificado da zona Sul da 2.ª Divisão, ficou muito satisfeito por ir defrontar o FC Porto na quinta eliminatória da Taça de Portugal.

«Foi um sorteio muito bom para nós. É um orgulho imenso representar a cidade de Évora no Estádio do Dragão», desabafou, acreditando que tudo é possível na Taça:

«Vamos lá para disputar o jogo e, sobretudo, desfrutar dele. Sabemos que é muito complicado, mas não há impossíveis.»

14:19 - 25-11-2010

Domingo, 9 de Maio de 2010

JUVENTUDE DE ÉVORA SOBE DE DIVISÃO


Ao vencer em Faro o Sporting Clube Farense por 1-0, com golo de Márcio Madeira aos 30 segundos da segunda parte, o Juventude Sport Clube, vulgarmente conhecido por Juventude de Évora assegurou a subida à Segunda Divisão Nacional de Futebol.

Fontes - Enciclopédia livre e várias investigações na net.

Deus queira que desta vez o Juventude Sport Clube, consiga vencer o Dragão, ficaria na história do clube. O Juventude, igualmente apresente no seu emblema uma Águia, mas bem diferente daquela ostentada na Luz, esta de Évora, tem FORÇA DE VONTADE, e estou contente por este meu velho clube ter já chegado aos oitavos de final da Taça de Portugal, FORÇA JUVENTUDE DE ÉVORA.



O articulista desde muito jovem que é adepto do Juventude Sport Clube ou seja o JUVENTUDE DE ÉVORA, muitos jogoa assistiu no velho estádio de Sanches de Miranda e belos e memoráveis tempos passou na sua sede, sita no Pátio do Salema, bem perto da residência do articulista.

Tempos inesquéciveis, visto muita coisa boa e alguma má se ter passado com o articulista na Sede do clube bem como no Pátio do Salema.

Muitos foram os filmes que o articulista viu, no primeiro andar da sede do Juventude de Évora, muitos foram os serões que passou dançando, nos familiares bailes, onde o seu amplo salão estava sempre repleto de lindas moças e seus familiares.

Era conhecido como o RASGA A ROUPA e rivalizava com o Lusitano Ginásio Clube, no estádio Estrela, muitos jogos assistiu o articulista nos encontros entre o Lusitano e o Juventude, onde havia sempre pancadaria e da forte!...



Nos anos de 50s, a equipa do Juventude de Évora, cuja foto acima se redroduz, era a equipa favorita do articulista, tinha óptimos jogadores, nesse ano não subiu à primeira divisão, em virtude do encontro memorável contra o Lusitano, no qual saiu derrotado, mas graças à ajuda do arbrito, a partir dessa altura o Juventude caiu, seus famosos jogadores como os irmãos Fernando e João Mendonça foram para o Belenenses e Vitória de Setúbal, outros lhe seguiram as pegadas, mas nunca desmoreceu esse belo clube da massa operária.

Embora bem jovem, o articulista já frequentava o bar do clube, e o salão de baile, serviu algumas vezes de ringue de boxe, bem como o Pátio da Salema, este ficou bem gravado na memória do articulista, visto que, devido a uma briga com um amigo seu, o qual feriu gravemente, foi julgado e condenado a 28 dias de prisão com 3 anos de pena suspensa, foi esse o último combate de boxe realizado, em Évora, pelo articulista, depois, bem depois, segui-se o exercito e a políciae outros combates foram travados, porém jamais serão esquecido esses memoráveis tempos da juventude.

No ano de 2006, foi o articulista passar uns dias a Évora, e como não podia deixar foi matar saudades de sua cidade natal, indo visitar as novas instalações do Juventude Sport, sita    onde comprou algumas lembranças, entres elas um emblema do clube de seu coração.

Tói Cambeta Juventudista de Coração

 

Autor Inácio Caldeira

Data Fotografia 1915 ant. -

Legenda Pátio do Salema

Cota GPE0069 - Propriedade Grupo Pró-Évora













Nenhum comentário: