A China criou primeiro avião comercial. O C919, que vai entrar em funcionamento em 2016 e tem capacidade para 168 lugares, vai ser "certamente mais barato" do que os modelos da Boeing e da Airbus, garantiu a Commercial Aircraft Corp. of China (Comac).
Segundo o director de vendas da construtora chinesa, Chen Jin, o C919 vai gastar menos 15% de combustível do que o actual 737 da Boeing e o A320 da Airbus. O primeiro avião comercial chinês, que foi revelado no festival aéreo de Hong Kong, destina-se inicialmente apenas ao mercado chinês mas irá mais tarde competir directamente com a Boeing e com a Airbus em mercados estrangeiros.
"O nosso mercado é o maior mercado. Assim não é necessário, para já, estar presente no estrangeiro", disse Chen Jin, acrescentando que no futuro o C919 estará na Europa e nos Estados Unidos.
O C919 representa uma ameaça para o negócio da Boeing e da Airbus na China, um mercado muito importante na estratégia destas duas empresas. O mercado aéreo chinês é, não só, o mercado que vai registar a maior taxa de crescimento, como vai precisar de 3.710 novos aviões durante os próximos 20 anos, 70% deles de apenas um corredor, tal como o C919.
Os primeiro testes do C919 estão previstos para 2014.
A Companhia de Aeronaves Comerciais da China (COMAC, em inglês), disse nesta terça-feira que recebeu pedidos da Air China e de outras cinco companhias aéreas chinesas e estrangeiras para 100 aviões C919, ‘jumbo’ que está sendo desenvolvido pelo país asiático.
Os acordos foram assinados entre a COMAC e a Air China, China Southern Airlines, China Eastern Airlines, Hainan Airlines, CDB Leasing e GE Capital Aviation Services (GECAS), na ocasião da Airshow China 2010, aberta nesta terça-feira na cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, no sul do país asiático.
O C919, que já conta com uma carteira de 100 pedidos, tem voo inaugural previsto para 2014 e entrega das primeiras unidade lá para 2016.
A China está desenvolvendo e vai produzir localmente um avião comercial com capacidade para 150 passageiros, destinado a um segmento ocupado pelos conhecidos A320 (Airbus) e B737 (Boeing). O aparelho, designado C919, foi apresentado em Zhuahi e será produzido pela Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), sendo equipado com motores fornecidos pela General Electric e os franceses da Safran.
Há dois anos e meio, a China criou a COMAC, a primeira fabricante nacional de aviões de passageiros que concorrerá com os dois monopolistas do mercado: Boeing e Airbus.
O moderno cockpit do novo jato comercial chinês C919 apresentando durante o Zhuhay Airshow China 2010.
Zhang disse que o projeto de design para o C919, aeronave de único corredor, deverá terminar até o fim deste ano, e os voos experimentais deverão começar em 2014.
Segundo ele, as aeronaves acabadas começarão a ser entregadas em 2016, após o avião fabricado pela COMAC receber certificação de aeronavegabilidade.
Fonte: CRI, via Hangar do Vinna
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