o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 5

TEMPLO LIN KAI MIU



Lin Kai Miu

(Templo do Regato Plangente)(Travessa da Corda)Datando do séc. XVII, este templo ocupa uma praça ao lado da Estrada do Repouso na zona do Patane, em que se realiza regularmente uma feira da ladra. O templo tem uma fachada com belos trabalhos em granito nas paredes e no pórtico e grandes estátuas de leões chineses no telhado. O pavilhão central é dedicado a "Ua Kuong", o deus de cara preta que protege do fogo e que está assistido por Olho de Mil Li e Ouvido do Vento Favorável. Num pavilhão anexo há deusas ligadas ao nascimento e educação de crianças.


Ao longo das paredes há 18 estátuas de deusas com crianças, figuras de barro expressivas e de cores claras que são excelentes exemplos de arte popular. Na capela em frente há mais exemplares das figuras, em forma de boneca, dos deuses dos 60 anos.


Noutro pavilhão há uma fila de seis "pusas" budistas. Kun Iam, com o toucado de véu com franja, é venerada num dos pavilhões, partilhando um altar com a estátua de Kwan Tai. Um outro pavilhão é dedicado ao Deus Macaco, uma figura popular na mitologia taoísta e herói do poema épico "Macaco". O templo de Lin Kai presta auxílio a um hospital e a um asilo da terceira idade. A festa de "Ua Kuong" celebra-se no 28º dia do nono mês lunar.

Nenhum comentário: