o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, maio 13

O TABACO MATA - DEIXE DE FUMAR PELA SUA SAÚDE!...





DEIXE DE UMA VEZ COM ESTE MALDIDO VICÍO




EMBORA MUITOS CONSIDEREM QUE NÃO VAI SURTIR EFEITO

DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MACAU APROVAM O IMPOSTO SOBRE O TABACO

Deram “luz verde à proposta de lei que aumenta em três patacas o imposto sobre o tabaco, mas não ficaram convencidos. O motivo? Grande parte dos deputados considera-o “insuficiente” e lamenta a demora da prometida lei anti-tabagismo.

(Fonte – Jornal Tribuna de Macau)

AINDA O DIPLOMA NÃO FOI PUBLICADO JÁ COBRAM MAIS TRÊS PATACAS POR MAÇO

Ontem, 12 de Maio, vários vendedores de tabaco começaram a cobrar três patacas a mais em cada maço de tabaco. Uma subida de preço igual ao aumento do imposto ontem aprovado pela AL e cujo diploma não foi, sequer, publicado em Boletim Oficial, não estando em vigência. Trata-se de uma manifesta ilegalidade que à medida que o dia de ontem passava, se ia estentendo a várias lojas e cadeias de mini-mercados. Uma leitora do JTM tem o recibo de uma loja do grupo 7 Eleven, o que prova o despudor com que os vendedores aumentaram o maço de cigarros. Prova também alguma falta de fiscalização no sector da Direcção dos Serviços de Economia, que esperamos comece hoje depois deste alerta.




(Fonte – Jornal tribuna de Macau)






A COMPANHIA HING CHEONG HONG, NÃO SE FEZ ESPERAR QUE A NOVA LEI SOBRE O IMPOSTO DO TABACO FOSSE PUBLICADA E ONTEM, DIA 12, ENTREGOU ESTE FOLHETO ÀS LOJAS E LOCAIS E SE VENDEM CIGARRO, ANUNCIANDO OS NOVOS PREÇOS JÁ COM O AUMENTO DE 3 PATACAS POR MAÇO.
PARA ALÉM DOS ELEVADOS LUCROS NA VENDA DO TABACO AINDA POR CIMA NÃO RESPEITAM AS LEIS, FOI ESTA COMPANHIA, BEM COMO OUTRAS IGUALMENTE REPRESENTANDES DE TABAQUEIRAS EM MACAU.
FISCALIZAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO PARECE NÃO EXISTIR EM MACAU.















ALTRIA



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


(Redirecionado de Philip Morris)

Altria Group Inc.

Tipo Pública

Fundação 1847, Londres

Sede Nova Iorque

Principais pessoas - Louis Camilleri, CEODinyar Devitre, CFO


Indústria - Empresa farmacêutica


Produtos - Tabaco, alimentação
Facturamento - 67, 6 mil milhões USD (2005)

Nº empregados 165,000






A Altria (anteriormente chamada de Philip Morris Companies Inc.) é uma das maiores tabaqueiras e vendedoras de produtos alimentares do mundo. Está indexada no Dow Jones Industrial Average e no S&P 500, possui a Marlboro, é o accionista maioritário na Kraft Foods e tem uma participação de 36% na SABMiller.




A tabaqueira subsidiária da Altria, a Philip Morris, é a tabaqueira comercial com mais volume de vendas (é a terceira maior a seguir à China National Tobacco Co. e à Japan Tobacco). A Marlboro é a marca de tabaco mais popular do mundo. Outras marcas populares de tabaco pertencentes à Philip Morris são: a L&M, a Parliament, a Virginia Slims a SG, a Benson and Hedges.





História




Philip Morris abriu uma loja na London's Bond Street em 1847, onde se vendia tabaco e cigarros de enrolar. Após a morte de Mr. Morris, a sua mulher Margaret e o seu irmão (Leopold) tomaram conta do negócio.




A companhia tornou-se pública em 1881, quando Joseph Grunebaum se juntou a Leopold para formar a Philip Morris & Company and Grunebaum, Ltd., que foi dissolvida quatro anos depois, sendo renomeada Philip Morris & Co., Ltd..




Em 1894 a companhia foi comprada por William Curtis Thomson, deixando finalmente de estar sob o controle familiar original. Em 1902 Gustav Eckmeyer criou uma filial em Nova Iorque (os produtos da tabaqueira já eram exportados para os Estados Unidos desde 1872). A companhia foi divida em dois: a parte britânica e a parte estadunidense.




O logótipo foi criado em 1919, e nesse mesmo ano a companhia foi comprada pelos accionistas americanos, sendo incorporada no estado da Virginia passando a ser denominada Philip Morris & Co., Ltd., Inc.. Foi também estabelecia uma fábrica em Richmond, na Virgínia.
Em 1924 foi fundada a Marlboro.




Nos anos 50 foi fundada a Philip Morris International com o objectivo de produzir e vender cigarros em todo o mundo.
A companhia comprou a Kraft Foods a 30 de Outubro de 1988 por 13,1 milhões de dólares. Este negócio foi feito para abrir o leque de produtos produzidos. Em 2000 também comprou a Nabisco.




A 27 de Janeiro de 2003 a Philip Morris International mudou de nome para Altria Group Inc. para dissociar a imagem da marca ao tabaco.
=========================================================================
COMPONESTES DO TABACO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas substâncias actuam principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas passando para a corrente sanguínea a partir da qual actuam sobre o organismo. Tais substâncias podem agrupar-se do seguinte modo:

Nicotina: É uma droga psicoactiva responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.

Irritantes: O fumo do tabaco contém muitas substâncias irritantes como a acroleína, fenóis, peróxido de nitrogénio, ácido cianídrico, amoníaco, etc., que provocam a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão e a contracção bronquial pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa.

Alcatrão e outros agentes cancerígenos Todas as substâncias tóxicas que contribuem para as neoplasias associadas ao consumo do tabaco, sendo a mais estudada o alfabenzopireno.

Monóxido de Carbono: É um gás incolor de elevada toxicidade presente em grande concentração no fumo do tabaco. Este gás tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, diminuindo a capacidade de transporte de oxigénio.

Outros compostos químicos

As Substancias do cigarro / Componentes do cigarro.

Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável.
Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.
Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico. Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.
Fenol - Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Formol - Formaldeído.
Mercúrio - Metais pesados -
Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante. Polônio - Extremamente radioativo.




TABAGISMO E SAÚDE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Os efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem directamente ao tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo. A Organização Mundial de Saúde estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.

RISCOS PRIMÁRIOS


Os principais riscos à saúde relacionados ao tabagismo se referem às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um faACtor de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e enfisema, e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, a qual a maioria dos médicos poderiam jamais ver durante sua carreira profissional. Com o crescimento da popularidade do tabagismo após a guerra, houve um aumento "epidêmico" de câncer de pulmão.


A incidência de impotência sexual é aproximadamente 85% maior em fumantes masculinos do que não-fumantes, e é uma causa importante de disfunção erétil. O tabagismo leva à impotência por causar o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo).


As doenças relacionadas ao tabagismo matam 440.000 cidadãos estado-unidenses por ano, cerca de 1,205 por dia, fazendo com que o tabagismo seja a maior causa de morte capaz de ser prevenida nos Estados Unidos da América.


O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é diretamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém para de fumar, então estas chances diminuem gradualmente já que os danos ao corpo são reparados.



Doenças associadas ao tabagismo incluem:


Várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão, câncer dos rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esôfago, pâncreas e estômago. Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.


Doenças Cardio-vasculares;

Acidentes vasculares cerebrais;

Doença vascular periférica;

Distúrbios respiratórios, como bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema;

Tromboangeite obliterante;

Impotência sexual;

Catarata;

Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.


Incidência de câncer de pulmão é altamente correlacionado com o tabagismo.


Fumantes de charuto e cachimbo tendem a inalar menos que os fumantes de cigarro, por conta disso, seu risco de cancro do pulmão é menor, mas ainda é várias vezes mais elevado do que o risco de não fumantes. Todos estes grupos sofrem o mesmo risco de cancros da cavidade oral: laringe, ou esôfago, um risco que foi apenas uma hipótese, sem qualquer ligação entre fumar e o câncer, até ser provado cientificamente e pela cobertura da imprensa dos cancros relacionados com o tabaco de dois presidentes estado-unidenses; Ulysses S. Grant morreu em 1885, aos sessenta e três anos, depois de uma longa e penosa batalha contra o cancro da garganta, assumindo-o como o resultado de seu hábido de fumar charuto.


Grover Cleveland foi diagnosticado em 1893 com cancro da mandíbula esquerda, que era freqüentemente visto pela imprensa e pelo público fumando charuto. Do mesmo modo, o cancro da boca e mandíbula é também um risco para quem masca tabaco. Os benefícios para quem para de fumar são imediatos: a pressão arterial, freqüência cardíaca e a temperatura corporal retornam à faixa normal; o risco de ataque cardíaco diminui; capacidade de sentir aroma e sabor é apurada; melhora na circulação.


É geralmente aceite que o grande factor motivacional por trás do tabaco é a nicotina que ele contém. No entanto, a prática de ingerir o fumo directamente de sua folha gera uma enorme quantidade de compostos químicos activos, agrupados como tar, muitos deles são biologicamente reactivos e potencialmente perigosos à saúde. Mesmo grupos de tabaco considerados mais brandos são também cancerígenos, provavelmente porque compostos semelhantes são gerados para a cura do câncer; os nórdicos snus, utilizam vapor, portanto, são muito menos cancerígenos.) Existem cerca de três mil substâncias químicas encontradas no fumo do tabaco.


Exposição a longo prazo aos outros compostos na fumaça, como monóxido de carbono, cianeto, e de outros compostos provocam danos no tecido arterial do pulmão, e se acredita que seja responsável pelos danos cardiovasculares e pela perda de elasticidade nos alvéolos, levando a enfisema e DPOC. Além disso, os cigarros contêm 19 agentes cancerígenos conhecidos.

Componentes do tabaco


O tabaco, ao todo, é composto por:


Alcatrões;
Nicotina;
Ácido cianídrico;
Monóxido de carbono;
Compostos cancerígenos.
Além destes produtos químicos, o tabaco tem altas quantidades dos isótopos radioativos Polônio-210 e Chumbo-210.

Nicotina e vício

A nicotina é um estimulante poderoso e é um dos principais fatores que levam ao consumo contínuo de tabaco. Embora a quantidade de nicotina inalada no fumo seja muito pequena (a maior parte da substância é destruída pelo calor), ela ainda é suficiente para causar dependência psicológica e/ou física. A quantidade de nicotina absorvida pelo corpo no tabagismo depende de diversos fatores, incluindo o tipo do tabaco, se a fumaça é inalada e se é usado um filtro.




Tabagismo de cigarro versus charuto




Há quem julgue o acto de fumar charutos menos danoso à saúde que fumar cigarros, devido ao fato do fumante de charutos não "tragar", ou seja, não inalar ativamente a fumaça. Entretanto, as evidências científicas não corroboram esta idéia. Nos Estados unidos da América, o Instituto Nacional do Câncer, divulgou , em 1998, que fumar charutos está associado a vários tipos de Câncer, incluindo tumores da cavidade oral (lábio, língua, bochechas, garganta), do esôfago, laringe e pulmão. Este estudo levava em consideração pessoas que fumavam ao menos um charuto ao dia e afirmava que os riscos de fumar menos que diariamente não são conhecidos. Apesar do estudo mostrar que a maioria dos fumantes de charutos não inalarem activamente a fumaça, alguns, principalmente ex-fumantes de cigarrros, o fazer, sendo assim o risco igual ao de fumantes de cigarros.


No caso de fumantes passivos, a grande quantidade de fumaça produzida por charutos, principalmente em ambientes fechados e ou quando vários fumantes se congregam, é mais que suficiente para afetar a saúde de quem permanecer nestes ambientes. Este estudo do Instituto Nacional do Câncer foi criticado por defensores do charuto, alegando uso indevido das estatísticas.

Tabagismo e doenças cardiovasculares


Além da nicotina, os cigarros possuem alcatrão, que é altamente cancerígeno e favorece a formação de coágulos nas veias e nas artérias podendo assim, obstruí-las o que poderá levar a um AVC, ataques cardíacos, etc...

Efeitos do tabagismo na saúde oral


O tabaco provoca o amarelecimento dos dentes, por via da nicotina. Provoca cancro da boca, da língua, do esôfago, da faringe e da laringe.

Epidemiologia do tabagismo

Efeitos físicos e psicológicos em fumantes

Tabaco e reprodução




O tabaco provoca infertilidade, problemas de erecção nos homens e aborto no caso das mulheres.

Efeitos do tabagismo nas células espermáticas


Existem cada vez mais evidências de que os compostos danosos do tabagismo matam células espermáticas. Desta maneira, alguns governos exigem que os fabricantes coloquem avisos em suas embalagens.

Síndrome da morte súbita infantil


O tabagismo passivo está relacionado à síndrome da morte súbita infantil.

Riscos à saude pelo fumo de cachimbos e narguilé

O acto de fumar cachimbos envolve riscos significantes à saúde. O câncer no trato bucal, assim como cânceres exofaríngeos, câncer de pulmão, enfisema e problemas dentais estão associados à prática. Além do mais, estudos recentes demonstram que fumar narguilé é ainda mais danoso que o cigarro comum.

Efeitos benéficos de fumar


Ao tabaco já foram atribuídos possíveis efeitos benéficos sobre certas condições, presumivelmente devido aos efeitos da Nicotina sobre o sistema nervoso. Alguns estudos demonstraram que a incidência de tabagismo em pacientes que desenvolveram o Mal de Alzheimer é menor que na população em geral, o que foi interpretado como uma possível proteção que o tabagismo traria contra a doença. Entretanto, a pesquisa sobre o assunto é limitada e os resultados controversos. Alguns estudos demonstram que fumar aumenta o risco de desenvolver o mal de Alzheimer.


Revisões recentes sobre a literatura científica disponível concluíram que a aparente menor incidência do Mal de Alzheimer entre tabagistas deve-se ao fato de que fumantes tendem a morrer antes de atingirem a idade de desenvolverem a doença. A mortalidade precoce é um problema encontrado nas pesquisas que pretendem investigar os efeitos do tabagismo em doenças de acometimento tardio, após os 75 anos de idade, como é o caso do Mal de Alzheimer já que o número de fumantes que atingem a idade de 80 anos é 50% menor que não fumantes..


Alguns estudos sugerem que o tabagismo está associado a menor incidência de:
Doença de Parkinson, embora os autores sustentem que as desordens de movimento próprias da doença impedem as pessoas de fumar.


Colite ulcerativa. embora aumente o risco de Doença de Crohn.


Sarcoma de Kaposi

Há alguma evidência de menor incidência de Endometriose em mulheres inférteis enquanto alguns estudos apontam incidência maior em tabagistas. Não há evidências de efeito protetor em mulheres férteis.


Evidência inconsistente de menor incidência de Mioma uterino em fumantes.,

Evidência limitada de menor incidência de Doença hipertensiva específica da gravidez, em fumantes.,


Evidência invalidada em gestações gemelares. Fumar, com certeza, trás riscos graves à saúde da gestante e do concepto.


No caso da Esquizofrenia , muitos pacientes esquizofrênicos utilizam o fumo como uma forma de auto-medicação contra a ansiedade..

Problemas acidentais
============================================================================
COM TODOS MALEFICIOS QUE O TABACO PROVOCA ALÉM DO SEU ELEVADO PREÇO, PENSE DUAS VEZES, NÃO ALIMENTE AQUELES QUE APREGOUAM MUITA DEMOCRACIA MAS INVADE O MUNDO COM ESTE VENENO E DESTA VEZ VÃO AUMENTANDO CADA VEZ A SUA RIQUEZA À CUSTA DE MILHÕES DE VIDAS PERDIDAS.
DEIXE O TABACO PARA ELES, OS FABRICANTES FUMAREM








Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de ver este artigo sobre o tabagismo. É de facto um problema que muito boa gente está com dificuldade em se afastar definitivamente!
Como sabe, eu consegui... e a Deus agradeço a força e a coragem que me deu para o conseguir!...
Obrigado Padrinho, por este alerta a todos que lerem o seu blog!... Pena tenho eu que ainda não conseguisse vencer essa guerra!
Quando pensar em declarar guerra a esse inimigo, sabe que pode contar comigo para lhe dar apoio!
Um abraço, bom Padrinho.

Arménio Cruz