QUAIS OS BENIFÍCIOS DA ESTERILIZAÇÃO?
Após a esterilização os animais tornam-se mais mansos, ao mesmo tempo que são diminuidos os comportamentos de demarcação do território, que leva aos cães e gatos (machos) a urinar em vários locais. Os machos tornam-se também menos agressivos e deixam de sentir a necessidade de procurarem as fêmeas do cio, alturas em que frequentemente se perdem dos donos. E, relativamente às gatas, a esterilização diminui o miar e a tensão que sentem quando estão com o cio.
Da mesma forma, nas cadelas, evita a ocorrência de hermorragias vaginais durante o cio, que, muitas vezes, acabam por sujar a casa.
DESMISTIFICAR MAL ENTENDIDOS SOBRE A OPERAÇÃO DE ESTERILIZAÇÃO?
As cadelas e as gatas esterilizadas não só conseguem viver felizes, como também sofrem menos riscos de aparecimento de tumores nos ovários, útero e nas glândulas mamárias. No caso dos cães e gatos, a esterilização reduz a possibilidade do aparecimento de tumores na próstata e nos testículos.
PORQUE SE DEVE FAZER A ESTERILIZAÇÃO?
Não devemos menosprezar a capacidade reprodutiva dos animais, sabido que uma cadela ou gata adulta consegue dar à luz, por ano, até 20 crias. Imaginando que os seus descendentes também terão a mesma capacidade reprodutiva, o cenário torna-se assustador!
A reprodução dos animais de estimação deve ser controlada. A maior parte das famílias que já possui animais de estimação em casa, já não tem capacidade ou disposição para ter mais animais. Portanto, quando o dono não consegue encontrar alguém adequado a quem doar as crias, estas acabam simplesmente por ser abandonadas!
Para evitar esta triste e cruel realidade, o melhor é optar pela esterilização dos seus cães e gatos de estimação.
(Recomendações do Instituto Para os Assuntos Civícos e Municipais de Macau)
Nenhum comentário:
Postar um comentário