o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, agosto 27

ALMOÇO DE SÁBADO


Após a visita à Casa de Chá, à Exposição de Orquídeas de Outono e de ter apreciado as Pincelas Esvoaçantes, foi tempo de ir até ao   Café de Coral, onde mandei vir este delicioso prato, galinha à moda de Hai Nam, estava uma delícia.
 
 
 
Este prato bem diferente do original, componha-se de galinha, pepino, gengibre, coentros e fatias de carne de porco, zona do pescoço.



Hainanese arroz de frango é um prato de origem chinesa, e é mais comumente associado com Hainanese, de Singapura e da Malásia cozinhas, embora também seja comumente vendido na Tailândia. Ele é baseado no prato bem conhecido chamado Hainanese Wenchang frango (文昌鸡), devido a suas raízes na cozinha Hainan e sua adoção pela população no exterior Hainanese chinesa na área de Nanyang (atual sudeste da Ásia). Frango Hainanese também aparece como uma especialidade em cozinha vietnamita



Hainanese arroz de frango é um prato comum na Tailândia, onde é chamado khao homem kai (tailandês: ข้าวมัน ไก่), que significa literalmente 'frango arroz oleada ". As galinhas utilizados na Tailândia para este prato são galinhas do campo resultando em um prato mais magro e mais saborosa, mas galinhas cada vez mais carne de fazendas de aves de grande porte estão sendo usados. Khao homem kai é servido com uma guarnição de pepinos e às vezes com sangue do frango, taofu e coentros frescos, juntamente com uma tigela de caldo de galinha claro. O molho que acompanha este prato é feito com tauchu (também conhecido como pasta de soja amarelo), molho de soja grossa, pimenta, gengibre, alho e vinagre. 
 
 
 
Esta refeição não foi servida do Café de Coral, mas sim num restaurante coreano em Bangkok

5 comentários:

Catarina disse...

Há duas semanas, fui ao meu nvo restaurante favorito japonês e esta semana vou almoça a um restaurante chinês. Gosto mesmo de comida asiática, até a tibetana! : )
Isso é que foi um almoço!
Abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
O almoço até saiu barato e estava óptimo.
Abraço amigo

Henrique António Pedro disse...

Dá para imaginar a delícia que isso é! Até senti o cheiro.
Abraço.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta Henrique Pedro,
Estas comidas são muito saudaveis e baratas, as comidas portuguesas em Macau são super carissimas, como tal é raro entrar nelas.
Esta galinha de Hoi Nam teve o condão de sedar a conhecer em terras transmontanas e ainda bem que assim foi, pena é que o prato tenha sido comido cá pelo alentejano-chinoca.
Abraço amigo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado amigo António Cambeta!
Certamento você teve a prerrogativa de um almoço saboroso!!!!
Caloroso abraço! Saudações apetitosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP