o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, agosto 28

VIRUS C - MALDITO CIGARRO






O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.

Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina – presente na folha do tabaco.

O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.

O tabagismo não é factor de risco apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não sendo fumadores, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumadores portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumadores.

Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e...


Um terço de todos os casos de cancro;
90 por cento dos casos de cancro do pulmão;
Cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);
Cancro da bexiga, rim, colo do útero, esófago, estômago e pâncreas;
Doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquémica cardíaca (25 por cento);
Bronquite crónica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma;
Irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.

FONTE - PORTAL DA SAÚDE










Tabagismo e saúde
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente à tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.



Riscos primários
Os principais riscos à saúde relacionados ao tabagismo se referem às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e enfisema, e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, a qual a maioria dos médicos poderiam jamais ver durante sua carreira profissional. Com o crescimento da popularidade do tabagismo após a guerra, houve um aumento "epidêmico" de câncer de pulmão.

A incidência de impotência sexual é aproximadamente 85% maior em fumantes masculinos do que não-fumantes, e é uma causa importante de disfunção erétil. O tabagismo leva à impotência por causar o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo)
As doenças relacionadas ao tabagismo matam 440.000 cidadãos estado-unidenses por ano, cerca de 1,205 por dia, fazendo com que o tabagismo seja a maior causa de morte capaz de ser prevenida nos Estados Unidos da América.

O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é diretamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém para de fumar, então estas chances diminuem gradualmente já que os danos ao corpo são reparados.

Doenças associadas ao tabagismo incluem:

Várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão, câncer dos rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esôfago, pâncreas e estômago. Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.
Doenças Cardio-vasculares;
Acidentes vasculares cerebrais;
Doença vascular periférica;
Distúrbios respiratórios, como bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema;
Tromboangeite obliterante;
Impotência sexual;
Catarata;
Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.

Incidência de câncer de pulmão é altamente correlacionado com o tabagismo.Fumantes de charuto e cachimbo tendem a inalar menos que os fumantes de cigarro, por conta disso, seu risco de cancro do pulmão é menor, mas ainda é várias vezes mais elevado do que o risco de não fumantes. Todos estes grupos sofrem o mesmo risco de cancros da cavidade oral: laringe, ou esôfago, um risco que foi apenas uma hipótese, sem qualquer ligação entre fumar e o câncer, até ser provado cientificamente e pela cobertura da imprensa dos cancros relacionados com o tabaco de dois presidentes estado-unidenses; Ulysses S. Grant morreu em 1885, aos sessenta e três anos, depois de uma longa e penosa batalha contra o cancro da garganta, assumindo-o como o resultado de seu hábido de fumar charuto. Grover Cleveland foi diagnosticado em 1893 com cancro da mandíbula esquerda, que era freqüentemente visto pela imprensa e pelo público fumando charuto. Do mesmo modo, o cancro da boca e mandíbula é também um risco para quem masca tabaco. Os benefícios para quem para de fumar são imediatos: a pressão arterial, freqüência cardíaca e a temperatura corporal retornam à faixa normal; o risco de ataque cardíaco diminui; capacidade de sentir aroma e sabor é apurada; melhora na circulação.

É geralmente aceito que o grande fator motivacional por trás do tabaco é a nicotina que ele contém. No entanto, a prática de ingerir o fumo diretamente de sua folha gera uma enorme quantidade de compostos químicos ativos, agrupados como tar, muitos deles são biologicamente reactivos e potencialmente perigosos à saúde. Mesmo grupos de tabaco considerados mais brandos são também cancerígenos, provavelmente porque compostos semelhantes são gerados para a cura do câncer; os nórdicos snus, utilizam vapor, portanto, são muito menos cancerígenos.) Existem cerca de três mil substâncias químicas encontradas no fumo do tabaco.

Exposição a longo prazo aos outros compostos na fumaça, como monóxido de carbono, cianeto, e de outros compostos provocam danos no tecido arterial do pulmão, e se acredita que seja responsável pelos danos cardiovasculares e pela perda de elasticidade nos alvéolos, levando a enfisema e DPOC. Além disso, os cigarros contêm 19 agentes cancerígenos conhecidos.


Componentes do tabaco
Ver artigo principal: Componentes do tabaco
O tabaco, ao todo, é composto por:

Alcatrões;
Nicotina;
Ácido cianídrico;
Monóxido de carbono;
Compostos cancerígenos.
Além destes produtos químicos, o tabaco tem altas quantidades dos isótopos radioativos Polônio-210 e Chumbo-210.


Nicotina e vício
A nicotina é um estimulante poderoso e é um dos principais fatores que levam ao consumo contínuo de tabaco. Embora a quantidade de nicotina inalada no fumo seja muito pequena (a maior parte da substância é destruída pelo calor), ela ainda é suficiente para causar dependência psicológica e/ou física. A quantidade de nicotina absorvida pelo corpo no tabagismo depende de diversos fatores, incluindo o tipo do tabaco, se a fumaça é inalada e se é usado um filtro.


Tabagismo de cigarro versus charuto
Há quem julgue o ato de fumar charutos menos danoso à saúde que fumar cigarros, devido ao fato do fumante de charutos não "tragar", ou seja, não inalar ativamente a fumaça. Entretanto, as evidências científicas não corroboram esta idéia. Nos Estados unidos da América, o Instituto Nacional do Câncer, divulgou , em 1998, que fumar charutos está associado a vários tipos de Câncer, incluindo tumores da cavidade oral (lábio, língua, bochechas, garganta), do esôfago, laringe e pulmão. Este estudo levava em consideração pessoas que fumavam ao menos um charuto ao dia e afirmava que os riscos de fumar menos que diariamente não são conhecidos. Apesar do estudo mostrar que a maioria dos fumantes de charutos não inalarem ativamente a fumaça, alguns, principalmente ex-fumantes de cigarrros, o fazem, sendo assim o risco igual ao de fumantes de cigarros. No caso de fumantes passivos, a grande quantidade de fumaça produzida por charutos, principalmente em ambientes fechados e ou quando vários fumantes se congregam, é mais que suficiente para afetar a saúde de quem permanecer nestes ambientes. Este estudo do Instituto Nacional do Câncer foi criticado por defensores do charuto, alegando uso indevido das estatísticas.

Tabagismo e doenças cardiovasculares
Além da nicotina, os cigarros possuem alcatrão, que é altamente cancerígeno e favorece a formação de coágulos nas veias e nas artérias podendo assim, obstruí-las o que poderá levar a um AVC, ataques cardíacos, etc...


Efeitos do tabagismo na saúde oral
O tabaco provoca o amarelecimento dos dentes, por via da nicotina. Provoca cancro da boca, da língua, do esôfago, da faringe e da laringe.


Epidemiologia do tabagismo

Efeitos físicos e psicológicos em fumantes

Tabaco e reprodução
O tabaco provoca infertilidade,problemas de erecção nos homens e aborto espontâneo no caso das mulheres.


Efeitos do tabagismo nas células espermáticas
Existem cada vez mais evidências de que os compostos danosos do tabagismo matam células espermáticas.Desta maneira, alguns governos exigem que os fabricantes coloquem avisos em suas embalagens.


Síndrome da morte súbita infantil
O tabagismo passivo está relacionado à síndrome da morte súbita infantil.


Riscos à saude pelo fumo de cachimbos e narguilé
O ato de fumar cachimbos envolve riscos significantes à saúde. O câncer no trato bucal, assim como cânceres exofaríngeos, câncer de pulmão, enfisema e problemas dentais estão associados à prática. Além do mais, estudos recentes demonstram que fumar narguilé é ainda mais danoso que o cigarro comum.







Efeitos benéficos de fumar
Ao tabaco já foram atribuídos possíveis efeitos benéficos sobre certas condições, presumivelmente devido aos efeitos da Nicotina sobre o sistema nervoso. Alguns estudos demonstraram que a incidência de tabagismo em pacientes que desenvolveram o Mal de Alzheimer é menor que na população em geral, o que foi interpretado como uma possível proteção que o tabagismo traria contra a doença. Entretanto, a pesquisa sobre o assunto é limitada e os resultados controversos. Alguns estudos demonstram que fumar aumenta o risco de desenvolver o mal de Alzheimer. Revisões recentes sobre a literatura científica disponível concluíram que a aparente menor incidência do Mal de Alzheimer entre tabagistas deve-se ao fato de que fumantes tendem a morrer antes de atingirem a idade de desenvolverem a doença. A mortalidade precoce é um problema encontrado nas pesquisas que pretendem investigar os efeitos do tabagismo em doenças de acometimento tardio, após os 75 anos de idade, como é o caso do Mal de Alzheimer já que o número de fumantes que atingem a idade de 80 anos é 50% menor que não fumantes.

Alguns estudos sugerem que o tabagismo está associado a menor incidência de:

Doença de Parkinson, embora os autores sustentem que as desordens de movimento próprias da doença impedem as pessoas de fumar.
Colite ulcerativa, embora aumente o risco de Doença de Crohn.
Sarcoma de Kaposi.
Há alguma evidência de menor incidência de Endometriose em mulheres inférteis enquanto alguns estudos apontam incidência maior em tabagistas. Não há evidências de efeito protetor em mulheres férteis.
Evidência inconsistente de menor incidência de Mioma uterino em fumantes.
Evidência limitada de menor incidência de Doença hipertensiva específica da gravidez, em fumantes. Evidência invalidada em gestações gemelares. Fumar, com certeza, trás riscos graves à saúde da gestante e do concepto.
No caso da Esquizofrenia , muitos pacientes esquizofrênicos utilizam o fumo como uma forma de auto-medicação contra a ansiedade.









Todos nós sabemos os males que o consumo de tabaco traz para a saúde, a Organização Mundial de Saúde também o sabe e o divulga.

Porém, a ganância de muitos fabricantes de cigarros em obterem lucros fáceis, alianada aos dos governos de quase todos os países do mundo, que para além de cobrar altas taxas derivadas do consumo de tabaco, lançam leis mesquinhas que proibem o consumo de tabaco em alguns locais, Portugal principalmente é dos países onde a lei sobre o tabagismo é uma das mais benevolentas, mas enfim!...

Um estudo efectuado pela Fundação Mundial do Pulmão e pela Sociedade Americana de Oncologia, prevêm que o consumo de tabaco matará seis milhões de pessoas no ano de 2010, número este muito superior às estimativas da Organização Mundial de Saúde, sobre o virus H1N1.

Será por receio ou para agradar aos fumadores que os governos não proibem de uma vez para sempre a plantação de tabaco, o fabrico de cigarros e seus derivados, e como não podia deixar de ser o seu consumo.

Já que o tabaco é o causador de tantas mortes, então os responsáveis pelas políticas mundiais, e a Organização Mundial de Saúde, que lancem leis no sentido de acabar de vez com esta epidemia que já vem de longe e poucas ou nenhu7mas medidas foram até hoje tomadas para a irradicar.

Chamo a isto actos de Cobardia e de enriquecimento fácil por parte de quem controla, tudo e todos.







Nenhum comentário: