APOIO A TRIPLICAR DISPONÍVEL A PARTIR DE OUTUBRO
Total do subsídio para idosos supera 200 milhões de patacas
A atribuição do subsídio para idosos, cujo valor unitário foi aumentado para quase o triplo, deverá custar aos cofres da RAEM mais de 200 milhões de patacas, revelou ontem o Instituto de Acção Social.
Ao abrigo de um regulamento administrativo publicado em Fevereiro, o valor do subsídio para idosos passou das anteriores 1.800 patacas para 5.000, o que representou um acréscimo de 177 por cento e traduziu o cumprimento de uma promessa inscrita nas Linhas de Acção Governativa apresentadas pelo então Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Chui Sai On.
- De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto de Acção Social (IAS), 40.410 pessoas idosas já tinham apresentado até ontem o pedido de atribuição do subsídio.
- Tendo em conta esse número, o organismo estima que o montante a decorrer da atribuição do subsídio para idosos vai exceder os 202,05 milhões de patacas.Todos os residentes permanentes que tenham completado 65 anos, independentemente da sua situação financeira, têm direito a requerer o referido subsídio. O número dos beneficiários tem vindo a aumentar, passando de 35.088 em 2006 para 36.379 em 2007.
- Para o ano passado, previa-se a atribuição do subsídio a um total de cerca de 40.000 idosos.
- Segundo o IAS, os idosos que apresentem o pedido de atribuição até 31 de Agosto podem receber o dito subsídio nos meses de Outubro ou Novembro do corrente ano na conta bancária previamente indigitada.
- Já aqueles que apresentem os respectivos pedidos depois da data mencionada, só poderão receber o subsídio posteriormente.Os actuais beneficiários do subsídio para idosos não necessitam de reformular o seu pedido este ano.Os pedidos de subsídio devem ser entregues nos Centros de Acção Social do IAS ou enviados por correio à Caixa Postal n° 1188.
Fonte - Jornal Tribuna de Macau
O governo de Macau se interesse e preocupa com a sua população, nunca descurando os idosos, que, para além deste subsídio anual que lhes é concedido, tem igualmente regalias nos transportes públicos pagando somente 30 céntimos por viagem, enquanto o valor normal é de 3.20 patacas, na cidade de Macau e 4.60 patacas para as ilhas, para além de terem assistência médica, hospitalar e medicamentos gratuitos.
- Os jovens também não são esquecidos, principalmente os estudantes.
- Assim sim, se pode viver em Macau, onde o apoio do governo à população é uma prioridade, pois sem ela, não se poderia viver!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário