o mar do poeta

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quarta-feira, agosto 15

TUFÃO KAI-TAK








O sinal No.3 foi içado às 16:30 T.L., do dia 16 de Agosto.(201208160830 UTC)mais

Informação Meteorológica Especial

Com a aproximação do tufão “Kai-tak” e se continuar na prevista trajectória, prevê-se que amanhã o respectivo “storm surge” vai afectar em Macau. Relembra aos residentes habitados nas zonas baixas darem atenção com as novas informações do aviso de “storm surge” destes Serviços e tomarem medidas adequadas de prevenção.

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Hong Kong Observatory



Tropical Cyclone Bulletin
Here is the latest Tropical Cyclone Bulletin issued by the Hong Kong Observatory.
The Strong Wind Signal, No. 3 is in force.

This means that winds with mean speeds of 41 to 62 kilometres per hour are expected.
At 5 p.m., Typhoon Kai-tak was estimated to be about 340 kilometres south-southeast of Hong Kong (near 19.4 degrees north 115.3 degrees east) and is forecast to move west-northwest at about 22 kilometres per hour in the general direction of the coast of western Guangdong.

Although Kai-Tak has taken a rather steady westward track since midnight, its future movement and intensity are still subject to change. According to the present forecast track, the chance for issuing Signal No. 8 before 10 p.m. is not high. As Kai-Tak is expected to come closest to Hong Kong tonight and tomorrow morning, local winds will continue to strengthen overnight. Members of the public should pay close attention to the latest tropical cyclone announcements issued by the Observatory.

In the past hour, the maximum sustained winds recorded at Waglan Island and Tate's Cairn were 64 and 56 kilometres per hour respectively.

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Name: Tropical Storm KAI-TAK
Date: 15 Aug 2012 Time: 11 HKT
Position: 18.2 N, 121.5 E (about 890 km east-southeast of Hong Kong)
Maximum sustained wind near centre: 85 km/h





As previsões da rota do tufão, o mesmo passará por cima de Macau, tal como se pode ver no quadro exposto e emitido pelo Hong Kong Observatory.

Special Weather Tips


  • Tropical cyclone Kai-tak is moving west-northwestwards, crossing the northern part of Luzon, and entering the South China Sea. According to the present forecast track, Kai-tak will enter within 800 km of Hong Kong later today. The Hong Kong Observatory will consider issuing the Standby signal, No.1, around this evening.

    Kai-tak is expected to move closer to the coast of Guangdong tomorrow and on Friday. Local weather will deteriorate tomorrow and on Friday. There will be squally showers and winds will strengthen. Showers are expected to ease off on Saturday.

    As Kai-tak still maintains some distance from Hong Kong at the moment, slight variation in its track will bring significant difference in the impact to local weather in the next couple of days. The public is advised to pay attention to the Observatory`s latest information on Kai-tak.

    Issued at 14:30 HKT 15/Aug/2012


Previsão do tempo


2012-08-15
Tempo muito quente.
Céu geralmente pouco nublado.
Vento fraco de direcção variável.
Visibilidade fraca a moderada.
Mar encrespado.

2012-08-16
O índice de temperatura é Amarelo ( Quente ).
Céu geralmente pouco nublado, tornando-se muito nublado.
Vento fraco de direcção variável, tornando-se fresco a muito fresco de Norte a Noroeste com rajadas.
Aguaceiros ocasionais.
Trovoadas no fim do período.
Bruma seca durante a manhã.
Mar encrespado passando para de pequena vaga a cavado.
Temp. entre 25 °C a 33 °C.
Humidade relativa entre 50% a 95%.
O índice UV máximo prevista é de 12, classificado de Extremo.

Actualizado às 18:29 hora local, 2012-08-15 
Espero que este tufão ao qual deram o nome de Kai-Tak, não seja tão perigoso como era o aeroporto.




    Os aviões passam rentes ao casario, antes de aterrarem, muitas vezes o articulista assistiu ao vivo a estas manobras.

    O aeroporto de Kai-Tak em Hong Kong era considerado o sexto aeroporto mais perigoso do mundo.


    Veja a dificuldade dos pilotos para aterragem na pitsa do aeroporto de Kai-Tak
    O Aeroporto Internacional de Kai Tak foi um aeroporto internacional que serviu Hong Kong de 1925 a 1998 com uma única pista de 3.390 m de extensão (cabeceiras 13/31), um fator limitante para o principal aeroporto de um dos mais importantes polos comerciais do Extremo Oriente, sendo depois substituído pelo Aeroporto Internacional de Chep Lak Kok. O Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, foi um dos aeroportos mais famosos do mundo, e muito da sua fama devia-se ao fato de ter uma das pistas mais perigosas da aviação comercial.



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    O articulista utilizou o aeroporto de Kai Tak para as suas deslocações, a primeira cvez que o utilizou foi no dia 1 de abril de 1974, e última vez foi no mês de julho de 1998, dias antes do seu encerramento, num voo de Hong Kong para Vancouver, no regresso, um mês depois já desembarcou no novo aeroporto de Chek Lap Kok.






    5 comentários:

    Unknown disse...

    Parece que a pista se prolonga pelo mar. Assim o avião deu um banho completo.

    Henrique António Pedro disse...

    Pois aqui no velho Portugal, mais particularmente na Terra Quente transmontana, tivemos uma noite abençoada de chuva que bem falta já estava fazendo.
    Abraço

    Graça Sampaio disse...

    Jesus Christ! Como é que se aguentam aí tantos tufões, tantas cheias e sei lá o que mais?!

    Nós aqui SÓ temos de aguentar o governo do (senhor dos) Passos...

    Beijinhos irónicos...

    Pedro Coimbra disse...

    Desde que cheguei, nos finais de Julho, já é o terceiro, Amigo Cambeta.
    Anos La Niña são assim.
    Doidos.
    Aquele abraço

    Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

    Estimado amigo António Cambeta!
    Enquanto Macau é assolada por tufões aqui não teve nenhum dia de frio intenso a ponto de precisar ligar o aquecedor e usar sobretudo em ambientes externos...
    Caloroso abraço! Saudações climáticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP