o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, agosto 26

PINCELADAS ESVOAÇANTES


O articulista após ter visitado a Casa Cultural de Chá de Macau e a Exposição de Orquídeas de Outono, foi visitar a obra artística do famoso calígrafo Ho Loi Seng em exposição no salão principal do Jardim Lou Lim Ioc.
 

Ho Loi Seng é natrural de Macau e tem um grande amor pela arte da caligrafia, pintura e gravura de carimbos.



Escrita Cursiva - significando LONGEVIDADE
 
O famoso calígrafo e escritor da Disnatia Han Orietal, Cai Yong, fala na sua obra , Bi Lun (Teoria do uso do pincel), em "pinceladas esvoaçantes". Este termo serve para descrever o movimento de voo livre e o espírito de escrita da caligrafia, Os artistas fazem uso de pontos e linhas e utilizam as técnicas do uso do pincel, tais como os traços leves e pesados, as pausas e transições, a ideia de rapidez e lentidão, para criar um trabalho de caligrafia elegante.
 
Diz o estudioso dos tempos modernos, Lu Xun, que "a caligrafia não é poesia, mas tem o encanto da poesia; não é pintura mas tem a beleza da pintura; não é dança, mas tem o ritmo da dança." Isto explica que a caligrafia realce o encanto, a elegância e o ritmo e dê mais vitalidade aos caracteres chineses.
 
 
Extratos de inscrições em pedras com formato de tambor
 
 
Escrita cursiva -  SUTRA DO CORAÇÃO
 
 

O articulsta junto de uma mescrita pradão que diz: PÁSSAROS A CANTAREM NO RIACHO DA PRIMAVERA, de Wang Wei.


Prefácio para o banquete de noite de Primavera no Jardim de Flor de pessegueiro e de Pereira de Li Bai


EM VISITA A LUI YI EM XING CHANG LI COM PEI DI NA PRIMAVERA, MAS SENTIMOS A FALTA DELE - obra de Wang Wei.
 
 


 
CANTO NUMA NOITE CLARA - obra de Sao Yong


Os três enormes salões apresentavam imensas obras de caligrafia, que o articulista e sua esposa percorreram e foram tentando ler e saber o seu significado.

Mais uma manhã de cultura nos foi proporcionada. O articulista está sempre atento a todos os eventos que se realizam no Jardim Lou Lim Ioc e lá vai assiduamente.


2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Um dos bonitos, mas pouco divulgados, locais de Macau, Amigo Cambeta

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Quando me casei fui morar para a Rua General Rodrigues, bem perto do Jardim Lou Lim Ioc e como tal o conheço desde longa data e sou frequetador habitual daquele belo local.
Abraço amigo