o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 22

INTRODUÇÃO - MEMÓRIAS DE UM AGENTE EM MACAU


INTRODUÇÃO 

A 2 de setembro do ano de 1822 foi nomeado o primeiro Capitão do Porto de Macau, sendo então colocados sob as suas ordens um cabo e seis Cipaios para o desempenho das funções de Agentes da Autoridade Marítima.

Por despacho Régio de 3 de março de 1841 foi aprovado o Regulamento Policial da Cidade e Porto de Macau ficando o Capitão do Porto com o comando da Polícia do porto de Macau.

Em 26 de julho de 1862 foi estabelecido um novo regulamento Policial sendo criada então a Polícia do Mar.
 
No dia 18 de setembro do mesmo ano passou a designar-se Polícia do Mar do Porto de Macau.

A 3 de setembro de 1868 foi elaborado um novo regulamento passando a designar-se como Polícia do Porto de Macau.

A designação de Polícia Marítima e Fiscal só começou a vigorar em 25 de novembro de 1957, por Decreto no. 31288 devido à extinção da Polícia do Mar e da Polícia Fiscal.

Em 1 de janeiro de 1976 a Polícia Marítima e Fiscal deixou de estar sob o comando da Capitania dos Portos, passando a ser integrada nas Forças de Segurança de Macau.

Após a passagem da Administração do Território para a República popular da China e ao abrigo da Lei Básica estabeleceram-se os Serviços de Alfândega no ano de 2001, terminado assim a Corporação da Polícia Marítima e Fiscal, a qual esteve em actividade durante 44 anos, 25 dos quais vividos pelo Autor.

Foi na Polícia Marítima e Fiscal que o Autor se incorporou como agente de segunda classe no dia 12 de agosto de 1967, sendo promovido a agente de primeira classe em 31 de julho de 1976, a subchefe em 4 de setembro de 1976 e acescendo ao posto de Chefe a 19 de fevereiro de 1983.

Nos vinte e cinco anos que prestou serviço nesta Corporação passou por quase todos os Postos de serviço, tendo desempenhando as funções de Comandante de Divisão Policial e Fiscal de Macau.

É essa vida cheia de experiências que o Autor irá tentar relatar nos capítulos seguintes, extraídos do livro de sua autoria 'MEMÓRIAS DE AGENTE EM MACAU". 

Durante todo aquele tempo a Sede da Polícia Marítima e Fiscal ficava na Calçada da Barra, no antigo quartel dos Mouros, que servia igualmente de sede de comando dos Serviços de Marinha.

A seu pedido, o Autor passou à aposentação no dia 8 de agosto de 1992. 


                                          PREFÁCIO

Todo o escritor, como qualquer outro artista, merece o nosso respeito independentemente de qual seja a sua vertente pessoal, étnica, religiosa, política, económica, social ou as conclusões a que tenha chegado ao longo da sua vivência e percurso intelectual.

E isto pela simples razão de que, através da "janela" pela qual contempla a vida, nos expões e oferece o mais íntimo do seu ser, a sua alma.

Mesmo tendo apenas para oferecer frustações derivadas de uma vida de desilusões, amarguras e desgostos, de ideais sonhados e perdidos, expressa na sua escrita com a mesma ternura e sentimento o que lhe vai pela alma.

O articulista enquadra-se nesta corrente porque tendo atravessado as vicissitudes de uma vida árdua e ingrata, nos aparece com a coragem que sempre lhe foi pelicular, para contar a experiência vivida como Polícia por Terras de Macau.

Sempre foi fiel no cumprimento dos seus deveres profissionais, mantendo os seus ideais de justiça, paz e humanidade que nortearam o seu modo de vida. 

Tenta utilizar as palavras adequadas para relatar experiências e situações vividas entre a maldade e injustiça dos homens e hoje sente-se grato pela oportunidade de passar para o papel os conhecimentos adquiridos, sem rancor por quem que seja!

O leitor ao debruçar-se sobre estas parcas linhas fácilmente compreenderá porque afinal em Macau não havia só a " Árvore das Patacas".



 O articulista com 23 anos de idade, sendo agente de segunda classe da PMF.






 










7 comentários:

Jose Martins disse...

Vamos lá amigo editar um livro e colocá-lo nos escaparates das livrarias! Tudo vale a pena se a alma não é pequena! Abraço amigo

Catarina disse...

Muito bem. Gostei.

Anônimo disse...

Cá fico à espera. Quando ele sair diga qualquer coisa.
Valdemar Alves

Pedro Coimbra disse...

Agora é para seguir com atenção essas memórias.
O que daí virá!!!
Aquele abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins,
Mandei editar somente um dos livros, não está à venda, mas irei entregar a meu filho para ele entrar em conversações com o Amazon.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimados Amigos,
Catarina, foi simplesmente a introdução, o livro em si revela uma realidade passada e era assim que os serviços de Macau e penso que não só, trabalhavam.
Amigos Valdemar e Pedro Coimbra, só existe um exemplar do livro, o conteúdo do mesmo é que vai ser sendo publicado aqui neste parco blog.
O que vai daqui sair? bem a realidade nua e crua, dos 25 anos que passei na PMF.

Armenio Cruz disse...

Pois é padrinho, a isto chama-se subir na vida e no emprego, com o seu próprio esforço!
Corrupção sempre houve e haverá, mas assim a vida tem outro sabor! Conseguir o nosso objectivo através do nosso esforço e das nossas capacidades!
Que Deus o conserve.

Um abraço