Dia mundial da cachaça
Créditos: Ludmila Tavares
Você sabia que hoje, dia 21 de maio, é dia mundial da cachaça? Ela, bebida que tem a cara do brasileiro, tipicamente brasileira mesmo, adorada e odiada por muitos.
Amada principalmente pelos mineiros, onde reside os grandes bebedores de cachaça, mesmo que desconhecidos. E também muito amada por ser a bebida que compõe a também brasileira caipirinha.
E logicamente que o PdB não poderia ficar de fora dessa e deixar sua homenagem.
Informações do mercado cachaceiro
O interessante é saber que o Brasil conta com mais de 40 mil produtores de cachaça, sendo 4 mil marcas no total. Um número bem considerável e assustador que me faz lembrar que eu experimentei por volta de 1% do total de marcas de cachaças nacionais.
Cachaça regionalizada
E se você pensa que o estado de Minas Gerais é o único destacado e o que mais produz, está enganado, pois os estados brasileiros que se destacam na produção da cachacinha são São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. E destes relacionados, somente a Paraíba fica fora dos estados que mais consomem, que são São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.
Curiosidades sobre a cachaça
Logicamente que eu não deixaria de fora algumas curiosidades sobre essa bebida, como nomes, histórias, caipirinha, etc.
Nomes da cachaça
E claro que a cachaça possui vários nomes, que variam de local pra local. Dentre eles posso citar: pinga, branquinha, marvada, água que passarinho não bebe, purinha, entre outros vários.
História do Brasil e cachaça
As histórias do Brasil e da cachaça praticamente andaram juntinhas, pois as primeiras mudas chegaram em 1502, trazidas pelo português Gonçalo Coelho. Apenas 2 anos de diferença, bem coroa já
Escravidão da cachaça
A branquinha foi a principal bebida dos escravos. Eles que iniciaram a produção de maneira, digamos, alternativa. Ok, ok, clandestina, ou seja, a pirataria já existe tem tempo
O Brasil, a cachaça e a caipirinha
Créditos: mr91nk
Todos nós sabemos que a caipirinha é, depois da cachaça, a bebida mais brasileira de todas. Eu diria que mais adorada que a própria cachaça, pois muitos não gostam do gosto forte devido ao alto teor alcoólico da cachaça. Podemos citar as mulheres nessa listagem, que 99% delas adoram caipirinha, enquanto somente umas 90% gostam, realmente, da cachaça pura.
Créditos: Pairazaweb
Claro que eu estou supunhetando isso, os números podem ser diferentes. Mas que os resultados após algumas bebedeiras cachaçais podem ser trágicos, isso sim. Podemos ver isso na foto acima
Finalizando
Bom, fico por aqui e a homenagem do PdB à cachacinha fica por aqui. E vocês? O que acham da cachaça? Gostam? Ou só gostam dela com algo a mais?
Fonte - Papo de bar
=========================================================
Em Portugal é chamada de aguardente, bebida esta igualmente muito consumida. O articulista, nos seus tempos de adolescência bebia o seu copinho, nos dias de hoje, já o não faz, embora em Macau exista à venda uma vasta gama de marcas e tipos de aguardente portuguesa.
=========================================================
Em Portugal é chamada de aguardente, bebida esta igualmente muito consumida. O articulista, nos seus tempos de adolescência bebia o seu copinho, nos dias de hoje, já o não faz, embora em Macau exista à venda uma vasta gama de marcas e tipos de aguardente portuguesa.
Com tanta cachaça que é bebida no Brasil, bem podiam aproveitar as garrafas vazias, e tal como os tailandeses, construirem algo de útil, na foto acima apresentada, os monjes tailandeses construiram um templo com garrafas de cervejas, aqui fica a ideia, e os irmãos brasileiros são geniais, aproveitem então!...
Um comentário:
Em Itália chamam-lhe grappa. Os italianos também são muito apreciadores desta bebida. Já experimentei. Não gostei como também não gosto de aguardente.
Postar um comentário