o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, maio 18

DIA DO VISAKHA BUCHA - TAILÂNDIA




Visakha Bucha dia marcado em todo país

Os budistas de todo o país ontem observados ritos religiosos, dar esmolas aos monges da manhã e fazer orações em templos no final do dia para celebrar o Dia Visakha Bucha.


No sul muçulmano, onde os ataques violentos são comuns, a segurança foi reforçada em templos para se proteger contra possíveis ataques.
Cerca de 500 budistas se reuniram no distrito de Muang Yala afim de orarem pelas almas das  vítimas de violência contra os budista em relação ao ano passado.
 
 
No templo do Buda Esmeralda, em Bangkok, Sua Alteza Real o príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn presidiu uma cerimônia pelas 18:00 horas, enquanto que um conselheiro privado entregou a  vela oficial a Sua Alteza Real Maha Chakri Sirindhorn, que lidera a caminhada a cada ano.
 
 No lugar de Sanam Luang, um espaço regular, o Governador de Bangkok Sukhumband Paribatra conduziu uma cerimônia de esmola para 229 monges no Regimento de Infantaria 11, no norte da capital.
 
Os sete dias de exposição de Visakha Bucha no complexo terminou no dia de ontem, com a cerimônia de encerramento realizada pelas 06:00 horas e as relíquias sagradas de Buda foram levadas em procissão ao Grande Palácio pelas 09:00 horas. Centenas de budistas birmaneses na província de Tak, no Norte da Tailândia, inauguraram 25 imagens antigas do Lord Buda, no distrito de Mae Sot , numa cerimónia em que participaram conjuntamente os habitantes locais.
 
Caminhadas foram realizadas na maioria dos templos em todo o país.
Em Phetchabun, uma maratona "de corrida e caminhada de meditação para adorar o Buda" evento também foi realizada



Vesākha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Vesākha Vesākha
Vesākha
 Nome Oficial Vesākha Vesākha
Vesak Vesak
Wesak Wesak
Visakah Puja Visakah Puja
Vaishaka Vaishaka
Buddha Purnima Buddha Purnima
Visakha Bucha Visakha Bucha
Saga Dawa Saga Dawa
佛誕 (fó dàn)佛诞 (dan FO)
Phật Đản Phat Djan
วิสาขบูชา วิสาขบูชา
Araw Ni Buddha Araw Ni Buda
বুদ্ধ পূর্ণিমা বুদ্ধ পূর্ণিমা
වෙසක් වෙසක්
 Também chamado Aniversário de Buda, Buda Dia
Observado por Todas as seitas budistas
Tipo Budista
 Significância O nascimento, iluminação e falecimento de Buda
Data Primeira lua cheia do Touro , em maio ( ano comum ) ou junho ( ano bissexto )
Observâncias Meditação , observando a oito preceitos , participando da vegetariano alimento, dando a caridade, a "banhos", o Buda
Relacionado ao Hanamatsuri
Vesākha (Pali; sânscrito: Vaisakha वैशाख) é um feriado anual observada tradicionalmente pelos budistas no subcontinente indiano , Nepal , Sri Lanka , e os do Sudeste Asiático, países de Singapura , Vietname , Tailândia , Camboja , Laos , Malásia , Birmânia e Indonésia .

Às vezes, informalmente chamado de " Aniversário do Buda ", ele realmente compreende o nascimento, a iluminação ( nirvāna ), e passando ( Parinirvana ) do Buda Gautama .

A data exata de Vesākha varia de acordo com o calendário lunar usado em várias tradições diferentes.

Nos países Theravada após o calendário budista , que cai no dia de lua cheia Uposatha (normalmente o sexto mês lunar ou 5). Vesākha Dia na China é a oitava do quarto mês do calendário lunar chinês . A data varia de ano para ano, nos ocidentais Gregoriana do calendário, mas cai em abril ou maio.

 

Nomes para Vesākha

No Mahayana tradições budistas, o feriado é conhecido por seu sânscrito nome, वैशाख Vaisakha e as variantes derivadas do mesmo. Vesākha é conhecido como Vesak ou Wesak (වෙසක්) na língua cingalesa .

Também é conhecido como:
  • बुद्ध पुर्णिमा Buddha Purnima ou Buddha बुद्ध जयंती Jayanti na Índia e Nepal
  •  বুদ্ধ পূর্ণিমা / বুদ্ধ Bud-dho Purnyima জয়ন্তী ou-dho Joyonti Bud em Bangladesh
  • 花祭( Hanamatsuri ) no Japão ,
  • 석가 탄신일 Seokka Tanshin-il (Hanja:释迦诞身日), em coreano ,
  • 佛诞( Mandarim : Fódàn, cantonês : Fātdàahn) em chinês falando comunidades,
  • Phat Djan, em vietnamita ,
  •  ས་ག་ཟླ་བ། Saga Dawa (sa ga ZLA BA), em tibetano ,
  • ကဆုန်လပြည့်ဗုဒ္ဓနေ့ ( Kasone la-pyae Boda nei ), lit. က ဆုန် လပြ ည့် ဗုဒ္ဓ နေ့ (Kasone-la Boda Pyae nei), lit. "Full Moon Day of Kason," the second month of the traditional Burmese calendar "Full Moon Dia da Kason", o segundo mês do calendário tradicional da Birmânia
  • Весак em russo
  • Wesak em polaco
  • Vixakha Bouxa no Laos ,
  • วัน วิสาขบูชา Wisakha Bucha na Tailândia ,
  • Waisak na Indonésia ,
  •  වෙසක් පසළොස්වක පෝය Vesak [Wesak] no Sri Lanka e Malásia , também como Hari Wesak em malaio.

História

A decisão de acordar para comemorar o Vesākha como o aniversário do Buda foi formalizada durante a primeira Conferência da Sociedade Mundial de budistas detidos no Sri Lanka em 1950, apesar de festivais neste momento no mundo budista são uma tradição de vários séculos de idade. A resolução que foi aprovada na Conferência Mundial do seguinte teor:
"
Esta Conferência da Sociedade Mundial de budistas, durante a gravação de seu apreço pelo ato da graça de Sua Majestade, o marajá de Nepal para tornar o dia de lua cheia de Vesak um feriado no Nepal , sinceramente pedidos dos Chefes de Governos de todos os países em que o número grande ou pequeno de budistas encontram-se, a tomar medidas para tornar o dia de lua cheia no mês de maio um feriado em homenagem ao Buda, que é universalmente aclamado como um dos maiores benfeitores da Humanidade.
"

 Em Vesākha Dia, os budistas de todo o mundo comemoram eventos de importância para os budistas de todas as tradições: o nascimento, a iluminação e o falecimento de Buda Gautama . Como o budismo espalhou da Índia foi assimilado em muitas culturas estrangeiras e, conseqüentemente, Vesākha é celebrado de várias formas  em todo o mundo.

==================================================================


Na Tailândia o articulista esteve por várias vezes junto da imagem de Buddha-Monthon, em Nakhon Pathon.
Este imenso local, todos os anos, fica repleto de monjes e seguidores budista, é linda esta cerimónia, a que o articulista já teve a honra de presenciar.

==================================================================

Esta festividade religiosa teve lugar em Macau no passado dia 10 de Maio de 2011, comemorada de maneira diferente.

Nenhum comentário: