o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 31

SINETES



Quando o articulista chegou a Macau, nos anos de 60s, o sinete era muito usado, pelos residentes chineses, eles o usavam, em documentos oficiais e nos bancos, visto não saberem escrever o seu nome.

Outros o faziam, em documentos oficiais, e continuam a ser usados para autenticar obras de arte, tais como em porcelanas e pinturas.

Muitos destes sinetes são autênticas obras de arte.



Sinete como impressão

São usados em convites de festividades como casamentos, aniversários e festas em geral.Geralmente, para deixar o convite mais decorado, se usa um tipo de cera dourada ou escarlate, no qual é impressa com sinetes cheios de enfeites e paquifes com as iniciais dos casais ou aniversariantes.



 
Sinetes orientais

Chamados de hanko e yinzhang no Japão e na China, os sinetes orientais possuiam como emblema caracteres orientais, eram fabricados geralmente com madeira, bambu, pedra sabão e até jade. Não eram impressos em cera, mas em nanquim retirado de glândulas de polvos e lulas. Tinham também animais do zodíaco chinês dependendo da ocasião. São os predecessores do bloco de madeira chinês.



O articulista, no longínquo ano de 1966, madou fazer um sinete, em Jade, com  seu nome em chinês, porém, nunca o utilizou, o mantêm como peça decorativa, visto ser vistoso, tem uma cabeça de Leão na parte superior do mesmo.





A base é o nome do articulista, KAM MEI TA


Um vaso chinês


A sua autenticidade.

Nenhum comentário: