Ratko Mladić (em sérvio cirílico: Ратко Младић) (Božinovići, 12 de março de 1942) foi o chefe do exército sérvio da República Srpska durante a Guerra da Bósnia entre 1992-1995.
Mladic comandou diretamente o Massacre de Srebrenica em julho de 1995, que causou a morte de oito mil muçulmanos bósnios e o cerco de 43 meses a Saravejo, onde centenas de civis foram mortos por fogo de artilharia e de franco-atiradores instalados nas colinas ao redor da cidade.
Criminoso de guerra
Indiciado por crimes contra a Humanidade e genocídio pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia desde 1995, ele desapareceu da vida pública após a guerra. Durante anos, a União Europeia pediu que Mladić fosse entregue pelo governo sérvio para ser julgado no Tribunal Penal Internacional de Haia. A falta de cooperação sérvia provocou a suspensão dos contratos entre a UE e o país balcânico para sua futura adesão à União.
Depois de anos de fuga, Mladić foi finalmente preso na Sérvia em 26 de maio de 2011, com o anúncio de sua prisão feito em Belgrado pelo presidente do país Boris Tadić, que declarou que a prisão do ex-general "removia um fardo pesado dos ombros da Sérvia e fechava uma página infeliz da história do país."
BELGRADO, Sérvia - O primeiro interrogatório do ex-general sérvio Ratko Mladic foi interrompido nesta quinta-feira, poucas horas após sua prisão , por motivos de saúde. Seu advogado, no entanto, teve tempo dizer que seu cliente não reconhece o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPIY, em inglês), de Haia, que vai julgá-lo por genocídio durante a guerra da Bósnia (1992-1995).
Fonte - Globo
27-05-2011 7:04
França
Presidente americano elogia homologo sérvio por prisão de Mladic
Deauville - O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, aplaudiu esta quinta-feira a “determinação” do seu homologo sérvio Boris Tadic para prender o ex-comandante bósnio Ratko Mladic, condenado pela Justiça internacional por crimes de guerra na antiga Jugoslávia.
“Há 15 anos, Ratko Mladic ordenou a execução sistemática de cerca de oito mil homens e crianças desarmadas em Srebrenica. Hoje, está atrás das grades”, disse Obama numa declaração escrita, divulgada na cúpula do G8, na localidade francesa de Deauville (noroeste).
Obama afirmou cumprimentar o presidente Tadic e o governo da Sérvia por esta determinação em garantir que Mladic fosse encontrado e enfrentasse a Justiça, esperando a sua transferência expeditiva para Haia.
Na sua opinião, a prisão de Mladic representa um dia importante para as famílias das diversas vítimas, para a Sérvia, a Bósnia, para os Estados Unidos e para a Justiça internacional.
De 68 anos, Mladic condenado por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), era alvo de um mandado de prisão internacional desde 1996.
Mladic, o homem mais procurado da Europa, actuou como chefe do Exército da Sérvia durante a guerra da Bósnia.
Fonte - Agência Angola Press
================================================================
Massacre na Bósnia
É sempre com alegria que o articulista vai sabendo destas notícias, e é bom, todos os criminosos de guerra e não deviam ser presos, julgados e condenados, mas as leis parecem não ser iguais em todos os países, vejamos o que se passa em Portugal, mas criminosos de guerra, os Estados Unidos da América está cheia deles, e até aos dias de hoje, nenhum, quer seja ex-presidente, assim como altas patentes, nunca foram levados a tribunal, no caso de My Lai no Vietname, o Tenente foi julgado e condenado, mas meses volvidos estava em liberdade.
Quem faz as guerras e vende material bélico, todos nós sabemos, culpar para quê?
É já um hábito do dia a dia, se não houver guerras que se façam, pois o material precisa de ser vendido, essa a política seguida por alguns países do mundo, esses sim, são os culpados.
Massacre My Lai - Vietname
A Justiça é cega, e é bem verdade!...
Secret War in Laos
From 1964 to 1973, the U.S. dropped more than two million tons of ordnance over Laos during 580,000 bombing missions—equal to a planeload of bombs every 8 minutes, 24-hours a day, for 9 years. The bombing was part of the U.S. Secret War in Laos to support the Royal Lao Government against Pathet Lao and North Vietnamese Army. The bombings destroyed many villages and displaced hundreds of thousands of Lao civillians during the nine-year period.
Of the 260 million cluster bombs dropped, up to 30 percent of the cluster bombs dropped by the U.S. in Laos failed to detonate, leaving extensive contamination from unexploded ordnance (UXO) in the countryside. These “bombies,” as the Laotians now call them, have killed at least 30,000 civilians and injured 20,000 since 1964; 20,000 of those casualties occurred after the war ended.
The wounds of war are not only felt in Laos. When the Americans withdrew from Laos in 1973, hundreds of thousands of refugees fled the country, and many of them ultimately resettled in the United States.
» Secret Bombing of Laos
O articulista nas suas idas ao Laos, pode ver in loco, estas reliquías da guerras, a população não esqueceu.
Imagens como estas são repugnantes, quem foi o causador de tudo isto?
Foram presos, julgados ou punidos?
NÃO
EUA: Venda de armas a Taiwan pode agravar relações com China
Washington, 29 Jan (Lusa) - A administração de Barack Obama anunciou hoje planos para aprovar mais de seis mil milhões de dólares em venda de armas a Taiwan, uma opção que poderá agravar as já tensas relações entre os Estados Unidos e a China.
Prémio Nobel da Paz ????????????
Nenhum comentário:
Postar um comentário