o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, agosto 7

XAROPE DE FIGO



Estou recordado nos anos 60s, defronte da Estrada Engenheiro Trigo, mesmno na curva a seguir ao Cemitério dos Parses, havia uma senhora, que todas as manhãs, ali vendia este tipo de xarope, o qual tinha imensa procura.
Hoje em dia esse Xarope é vendido em alguns cafés, e o articulista tem a sorte de o haver à venda no Sai Van On Kei, um café junto a sua casa.
É uma bebida refrescante e saborosa.

Por essa altura, havia em Macau algumas figueiras, junto à Ponte 1 do Porto Interior havia duas, e na Esquadra 2 da PSP havia algumas, porém, nos dias de hoje, figueiras já não se encontram em Macau, a não ser que existam em jardins particulares.



FIGO = Símbolo da Fertilidade e da Fecundidade.



O figo é um fruto obtida da figueira (Ficus carica). Desde o ponto de vista botánico o figo não é um fruto senão um infrutescência (ou seja um conjunto de frutos). Existem mais de 750 espécies de figos diferentes entre as que há os comestíveis e ou nos comestíveis.




Este fruto é originário da Ásia Ocidental, tendo depois sido levado para o Egipto, Grécia e Itália e foi introduzido pelos Arábes na península Ibérica, aquando a sua invasão. Sabe-se que o ser humano já o conhecia e o comia antes do ano 9 00 a.C. A figueira dá duas colheitas ao ano: a primeira, durante os meses de Agosto a Setembro e a segunda, durante os meses de Abril a Maio.

Os figos podem medir entre 6 ou 7 cm de alto e 4,5 a 5,5 cm de diámetro. São muito estacionales e podem-se encontrar facilmente no hemisfério norte nos meses de agosto e setembro (fevereiro e março para o hemisfério sul).


Produção











Produção mundial de figos em 2009



A produção mundial de 2009 segundo a FAO foi de 1.177,639 de toneladas; sendo o Egipto o maior produtor, seguida da Grécia e Irão, Portugal ficou-se pelo décimo segundo lugar com uma produação de 25 000 toneladas.







Floração




Nesta espécie o diagrama floral é bastante complexo, ao princípio pensava-se que a higuera não tinha flores, a evolução tem feito voltar do revés à inflorescência pelo que as flores estão ocultas encerradas no interior de um receptáculo em forma de pera que tem um pequeno pólo apical. Estas flores originarão uns pequeñísimos grãos mais bem duros denominados aquenioss, vulgarmente chamados pepitas que são os verdadeiros frutos da figueira (drupas) e todo isso está soldado em uma carnosa massa jugosa e azucarada dentro do receptáculo. Em resumem, as flores e frutos desenvolvem-se no interior de uma estrutura esférica que em botánica se chama sícono ou figo.



Algumas figueiras são bíferas ou reflorecientes por que produzem duas colheitas ao ano, no final de verão está a primeira colheita dando figos, e posteriormente e no mesmo lugar onde nasceu o figo, nasce a breva dando lugar à segunda colheita sobre finais de primavera do ano seguinte.




Está coberto de uma pele fina que dá cor a seu exterior e segundo a variedad pode ser de diferentes cores e tamanhos, que vão do verde, morado ou negro. A polpa com alto conteúdo energético é carnosa e de intenso sabor doce, está cheia de aparentes menudas e abundantes pepitas ou sementes que são em realidade seus verdadeiros frutos.



Na zona mediterrâneca espanhola existem diversos tipos de figos, em referência à forma, espécie, tamanho e cor. O conhecido popularmente como "figo reina" é grande, agrietado, não excessivamente doce e muito apreciado para postre. Também a breve, fruto posterior ao figo negro da mesma árvore, coincidindo aproximadamente com as festividades Joaninas. Assim esta figueira dá curiosamente dois frutos diferentes em forma, tamanho e sabor, sendo a breva o mais apreciado de todos por seu exquisitez.



Propriedades nutritivas




As espécies comestíveis são muito digestivas porque contêm uma substância chamada cradina que é um fermento digestivo e alto conteúdo em fibra melhorando o trânsito intestinal por isso também é utilizado como laxante; ácidos orgânicos como o ácido cítrico, málico e acético; sais como potássio, magnésio e cálcio, e vitaminaa A, B1, B2, B3 e C. Contém 80% de água e altos conteúdos em hidratos de carbono como a sacorose, fructosa e glucose.. Os frutos não maduros resultam tóxicos para o estômago.



Vantagens e desvantagens
O figo é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e pelo já referido potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir a absorção de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade e melhorar o metabolismo da glicose.O cálcio é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas.

Nenhum comentário: