o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, agosto 9

A BOMBA QUE ARRASOU NAGASAKI - 9 de AGOSTO de 1945

segunda-feira, 9 de Agosto de 2010

Fat Man

Fat Man
Fat man.

Tipo Arma nuclear
Local de origem Estados Unidos
História operacional
Em serviço9 de Agosto de 1945
UtilizadoresEstados Unidos da America
GuerrasSegunda Guerra Mundial
Histórico de produção
Quantidade
produzida
1
Especificações
Peso4,545 ton
Comprimento2,34 m
Diâmetro1,52 m

carga explosivaplutônio
Peso da carga
explosiva
2kg
Poder explosivo25 quilotons
esquema da estrutura interna do fat man.

Fat Man (em português, "Homem Gordo") é o nome de código da bomba atômica lançada sobre Nagasaki, Japão pelos Estados Unidos da América, em 9 de Agosto de 1945. Foi a segunda das duas bombas atômicas utilizadas em guerras. O nome refere-se mais genericamente ao primeiro design de bombas norte-americanas baseadas no tipo "Fat Man".

A construção de 2,34 metros de comprimento, 1,52 metros de diâmetro e de 4.545 kg foi detonada a uma altitude de cerca de 550 metros sobre a cidade, após ter sido lançada do bombardeiro B-29 Bockscar, pilotado pelo Major Charles Sweeney.

A bomba tinha uma potência de 25 kilotons, 8,4×1013 joule = 84 TJ. O curioso é que, tendo uma potência praticamente duas vezes maior que a da bomba conhecida como "Little Boy", lançada em Hiroshima três dias antes, os danos foram menores e menos extensivos que os do ataque anterior, pois as condições climáticas de Nagasaki no dia estavam desfavoráveis, fazendo com que a Fat Man não atingisse o alvo com precisão, caindo em um vale ao lado da cidade.

Como o terreno de Nagasaki é montanhoso, parte da carga energética da explosão foi contida. Ainda assim, cerca de 40.000 pessoas foram mortas e mais de 25.000 ficaram feridas. Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido a radiações e doenças causadas pela radiação.


Componentes

Fatman inner1.png
  1. fusível de segurança;
  2. Radar;
  3. Bateria usada para produzir detonadores da explosão;
  4. X-Unit , uma unidade que gerencia os detonadores;
  5. Dobradiças para movimentar a bomba;
  6. Explosivo pentagonal (12 unidades ao redor do núcleo, formado por explosivos rápido e lento);
  7. Explosivo hexagonal (20 unidades ao redor do núcleo, formado por explosivos rápido e lento);
  8. Cauda de alumínio estabilizador;
  9. Carcaça Dural diâmetro de 140 cm;
  10. Cones contendo o núcleo;
  11. Células rápida (explosivo rápido e lento);
  12. Os materiais nucleares (ver imagem de seção da Christy gadget " para os detalhes internos);
  13. Placa com os instrumentos (barómetro radar e relógios);
  14. Barotube Collector.

A detonação

Nagasakibomb.jpg
Nagasaki antes e após o ataque

Na manhã de 9 de Agosto de 1945, a tripulação do avião dos E.U.A. B-29 Superfortress, baptizado de Bockscar, pilotado pelo Major Charles W. Sweeney e carregando a bomba nuclear de nome de código Fat Man, deparou-se com o seu alvo principal, Kokura, obscurecido por nuvens. Após três vôos sobre a cidade e com baixo nível de combustível devido a problemas na sua transferência, o bombardeiro dirigiu-se para o alvo secundário, Nagasaki - a maior comunidade cristã do Japão. Cerca das 07:50 (fuso horário japonês) soou um alerta de raide aéreo em Nagasaki, mas o sinal de "tudo limpo" (all clear, em inglês) foi dado às 08:30. Quando apenas dois B-29 foram avistados às 10:53, os japoneses aparentemente assumiram que os aviões se encontravam em missão de reconhecimento, e nenhum outro alarme foi dado.

Alguns minutos depois, às 11:00, o B-29 de observação, baptizado de The Great Artiste (em português "O Grande Artista"), pilotado pelo Capitão Frederick C. Bock, largou instrumentação amarrada a três pára-quedas. Esta continha também mensagens para o Professor Ryokichi Sagane, um físico nuclear da Universidade de Tóquio que tinha estudado na Universidade da Califórnia com três dos cientistas responsáveis pelo bombardeamento atómico. Estas mensagens, encorajando Sagane a falar ao público acerca do perigo destas armas de destruição maciças, foram encontradas pelas autoridade militares, mas nunca entregues ao académico.

Às 11:02, uma aberta de última hora nas nuvens sobre Nagasaki permitiu ao artilheiro do Bockscar, Capitão Kermit Beahan, ter contacto visual com o alvo. A arma Fat Man, contendo um núcleo de aproximadamente 6,4 kg de plutónio-239, foi largada sobre o vale industrial da cidade. Explodiu 469 metros sobre o solo, a cerca de meio caminho entre a Mitsubishi Steel and Arms Works (a sul) e a Mitsubishi-Urakami Ordnance Works (a norte), os dois principais alvos na cidade. De acordo com a maior parte das estimativas, cerca de 40.000 dos 240.000 habitantes de Nagasaki foram mortos instantaneamente, e entre 25.000 a 60.000 ficaram feridos. No entanto, crê-se que o número total de habitantes mortos poderá ter atingido os 80.000, incluindo aqueles que morreram, nos meses posteriores, devido a envenenamento radioactivo.

Fonte - enciclopédia livre

====================================================

Os primeiros a utilizarem, até hoje, armas de destruição maciça, hoje, temem que algum país possuidor de armas nucleares, lance alguma ou algumas contra seu país e como tal, estão envolvidos em guerras em várias frentes e provocando a Coreia do Norte.

Oxalá que nunca mais seja utilizado este tipo de armas.

A população já sofre imenso com as calamidades atmosféricas, são as secas, as inundações os ciclones, a poluição, enfim, a revolta da natureza, como tal, senhores da guerra, acabem com esse armamento destruidor, e dêm de comer a quem fome, e deixem de poluir o planeta.

Não sou anti-americano, mas sua geopolítica é péssima e é altura de se dar outra arrumação à ordem mundial e acabar de uma vez por todas, com o quero posso e mando...

Nenhum comentário: