o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, junho 9

SUA MAGESTADE O REI DA TAILÂNDIA


SUA MAGESTADE O REI DA TAILÂNDIA AOS 19 ANOS DE IDADE

Seu nome ภูมิพลอดุลยเดช pronuncia-se Phumiphon Adunyadet e significa Força do Incomparável Poder da Terra. É chamado publicamente de o Grande (em tailandês มหาราช, ou marajá), sendo conhecido também como Rama IX. É também o monarca que reina há mais tempo e o chefe de Estado mais antigo ainda em serviço de todo o mundo, tendo ascendido ao trono tailandês a 9 de Junho de 1946.



Foi em Paris que Bhimibol conheceu sua futura esposa (e prima distante) Sirikit Kitiyakara, filha do embaixador tailandês na França. Ele tinha vinte e um anos e ela, quinze. As visitas à residência do embaixador tornaram-se mais freqüentes.

Em Outubro de 1948, ele sofreu uma acidente em uma estrada na Suíça, enquanto dirigia seu Fiat Topolino, que lhe custou a perda do olho direito (substituído por um olho protético). Sirikit fez-lhe várias visitas no hospital em Lausana e, ao conhecer a mãe dele, foi aconselhada a continuar seus estudos em uma escola próxima, para que Bhumibol pudesse conhecê-la melhor. Um noivado discreto na Suíça ocorreu em 19 de Julho de 1949, e eles se casaram no dia 28 de abril de 1950, apenas uma semana antes de sua coroação.



Em 2006 a Tailândia comemorou os 60 anos de reinado do rei, o que faz dele o monarca vivo com o maior reinado do mundo e também o maior reinado na história da Tailândia.



Primeiros anos

Bhumibol nasceu no Hospital Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts. Ele é o segundo filho do príncipe Mahidol Adulyadej (1892-1929) e de sua esposa, Sangwan (1900-1995). À época de seu nascimento, ele era chamado na Tailândia de Phra Worawongse Ther Phra Ong Chao Bhumibol Adulyadej (พระวรวงศ์เธอ พระองค์เจ้าภูมิพลอดุลยเดช), refletindo o fato de sua mãe vir da plebe. Entretanto, seu tio, o rei Prajadhipok, aprovou então uma lei que permitia que filhos de um príncipe e uma plebéia pudessem ser chamados de Phra Ong Chao (um príncipe de menor status do que um Chao Fa.

Bhumibol foi à Tailândia em 1928, quando seu pai obteve um certificado em um programa de saúde pública da Universidade de Harvard. Ele brevemente estudou em uma escola de Bangkok, mas sua mãe, já viúva, levou seus filhos para a Suíça em 1933, matriculando-os em uma instituição privada de Lausana.

Em 1935, seu irmão mais velho, Phra Ong Chao Ananda Mahidol, tornou-se o rei da Tailândia, elevando Bhumibol e sua irmã Galyani Vadhana, à posição de Chao Fa. Ele compareceu à coroação do irmão em 1938, mas logo retornou à Suíça, onde, depois de estudar literatura francesa, latim e grego, recebeu seu baccalauréat de lettres. Por volta de 1945, já terminada a Segunda Guerra Mundial, ele tornou-se estudante da Universidade de Lausana.





Tiveram quatro filhos:

A princesa Ubol Ratana, nascida em 5 de Abril de 1951;

O príncipe-herdeiro Maha Vajiralongkorn, nascido em 28 de Julho de 1952;

A princesa Maha Chakri Sirindhorn, nascida em 2 de Abril de 1955;

A princesa Chulabhorn Walailak, nascida em 4 de Julho de 1957;







Um comentário:

Irene Fernandes Abreu disse...

É verdade amigo Cambeta. Nós estivemos de férias na Tailândia em 2006 e assistimos às diversas homenagens que fizeram ao rei que é bastante querido e admirado pelo seu povo, coisa rara nos tempos que correm.
Encontrámos por todo o lado placas comemorativas e fotos do monarca nas diversas fases da sua vida. Desde o motorista de táxi, vendedores, funcionários dos hoteis aos guias turisticos, TODOS admiram e veneram o seu rei e referem-se a ele com o maior respeito, sem qualquer comentário à sua vida pessoal e consideram ofensa a qualquer critica a ele ou à família.
Abraço