o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, junho 21

GU-ZHENG




EO guzheng é o antecessor de vários instrumentos musicais, o koto japonês, o gayageum coreano, e o đàn tranh vietnamita.


Um guzheng modermo


O guzheng possui pontes, é diferente do guqin, que é outro modelo antigo da cítara chinesa que não possui pontes.



História


As origens do guzheng encontram-se associadas à dos modelos das citaras chinesas que se tocam com os dedos.


Este instrumento existe desde os Reis Combatentes sendo especialmente popular durante a dinastia Qin.



Leia mais




O Zheng é um dos mais antigos instrumentos musicais de ponteio da China. Já no ano 237 antes de nossa era, o primeiro-ministro do reino Qin (na atual província de Shaanxi), Li Si, entregou um documento ao rei, apresentando uma cena em que os músicos populares tocavam o Zheng. Trata-se do mais antigo registro por escrito sobre o instrumento. Por esta razão, o Zheng é também chamado, hoje em dia, como Qinzheng, Zheng do Qin.


No seu processo da evolução, Zheng levava algumas influências de outro instrumento de ponteio, Se. Existe uma história sobre o nome do Zheng.



Dizem que numa família no reino Qin, o dono da casa era hábil em tocar o Se. Após sua morte, os seus dois filhos começaram a disputar o instrumento que o pai tinha usado. Sem uma saída, eles repartiram-no em dois e cada um levava a sua metade. Na língua chinesa, a palavra "disputar" se pronuncia como "Zheng" e o instrumento ficou com o nome homófono Zheng. Claro, esta é apenas uma de muitas versões sobre a origem do nome deste instrumento. E muitas pessoas consideram que o nome tem a ver com o som que ele emite.



O Zheng, como um dos mais antigos instrumentos musicais chineses, tem uma caixa de ressonância chata e retangular. Tinha cinco cordas e posteriormente, o número se aumentou e os Zhengs que se usam agora têm de 13 a 16 cordas. O músico, sentado em frente ao instrumento, pressiona as cordas com a mão esquerda, e com a mão direita, faz ponteio nas cordas e controla as mudanças dos sons. A música que estamos ouvindo é Os patos nadam nas águas do Outono.



Mais de dois mil anos atrás quando Qinshihuang, o primeiro imperador da dinastia Qin, unificou a China, o Zheng, instrumento musical que circulava no reino Qin, foi levado pouco a pouco a todas as localidades do país e com o decorrer do tempo, assimilava os elementos das músicas e instrumentos de outras regiões e chegou a formar suas próprias escolas e as respectivas características. Os patos nadam nas águas do Outono que acabamos de ouvir é uma obra-prima da escola da província de Guangdong, sul da China. Nos anos 50 do século, os artistas chineses começaram a fazer reforma no instrumento e aperfeiçoaram-no, enriquecendo suas expressões.


Nenhum comentário: